fbpx

Cidades do Brasil onde a população vive mais

Por Maya Santana

Blumenau, em SC, é a capital nacional da longevidade

Blumenau, em Santa Catarina, é a capital nacional da longevidade

Com base em dados do IBGE, o Pnud, órgão da ONU, elaborou o Atlas do Desenvolvimento Humano 2013, relacionando as 65 cidades brasileiras onde os moradores têm vida mais longa. Nessas localidades, a vasta maioria situada na região sul do país, principalmente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, a expectativa de vida das pessoas ultrapassa os 78 anos.

Estância Velha é uma das cidades gaúchas com população longeva

Estância Velha é uma das cidades gaúchas com população longeva

A campeã nacional de longevidade é a graciosa Blumenau, em Santa Catarina, onde os moradores vivem em média até os 78,6 anos, índice próximo ao de países com o padrão de vida alto, como a Dinamarca, cuja expectativa de vida, segundo informações do Banco Mundial, é de 79 anos.  Blumenau, com mais de 300 mil habitantes,  fica no vale do Rio Itajaí e é a terceira cidade mais populosa do estado. Teve presença marcante em sua colonização de imigrantes alemães e poloneses.

Águas de São Pedro, a de população que vive mais no estado de São Paulo

Águas de São Pedro, a de população que vive mais no estado de São Paulo

É curioso que as cidades de populações mais longevas estejam localizadas em apenas quatro estados brasileiros: além de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, São Paulo  – Águas de São Pedro, Santa Rita do Passa Quatro, São Caetano do Sul, Guaratinguetá, Andradina, Tietê, Pirassununga e Vargem Grande Paulista – e Minas Gerais, com os municípios de  Passos, Nova Lima, Tiradentes, Uberlândia e Itajubá. Em todas elas a média de vida está acima dos 78 anos.

A histórica Tiradentes, em Minas Gerais, é uma das cinco cidades mineiras na lista

A histórica Tiradentes, em Minas Gerais, é uma das cinco cidades mineiras na lista

Mesmo diante do desempenho superior destes 64 municípios,  nenhum deles chega perto da média de países como o Japão e a Suíça, onde a média é de  83 anos de vida. No nosso caso, a previsão é que o brasileiro passe dos 81 anos de idade – hoje, está em 74,8 anos –  só daqui a mais de quatro décadas, em 2055. Clique aqui para ver a relação completa das cidades onde se vive mais no Brasil.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

3 + 3 =

1 Comentários

Avatar
Déa januzzi 24 de setembro de 2013 - 20:34

Vou pedir abrigo à Cristina!!!!!!!

Responder