Cinco ótimos motivos para encher a cara de água

Por Maya Santana
A água ajuda até no emagrecimento

A falta de água pode causar fraqueza, tontura, dor de cabeça e cansaço

Encontrei esse artigo, assinado por Tainah Medeiros, no blog do Dr. Dráuzio Varella. Todos nós estamos cientes de que devemos tomar bastante água ao longo do dia. Mas, quase sempre, acabamos negligenciando essa necessidade do nosso organismo, com consequências ruins para o corpo. Tomar água na quantidade indicada melhora tudo, inclusive a aparência da pele. Segundo o artigo, a água “promove a revitalização das células e mucosas, resultando em uma hidratação de dentro para fora.” Assim, continua, “constitui o método mais barato e eficaz para evitar o ressecamento e a descamação” da pele.

Leia o artigo:

Não há como viver sem a água. Ela representa de 40% a 80% do peso total do ser humano, e funções vitais dos órgãos dependem dela para realizar-se plenamente. Para suprir todas as necessidades do organismo é preciso tomar, em média, dois litros de água todos os dias.

A nutricionista Camila Leonel da Escola Paulista de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) explica que, ao longo de 24 horas, perdemos aproximadamente dois litros de água por meio da transpiração, urina, respiração e outras atividades que mantêm as funções vitais. “O corpo não possui reservas ou condições para armazenamento de água. É essencial que a sua reposição seja diária para manter a saúde e as funções básicas do organismo. Em medidas caseiras, essa quantidade representa oito copos”.

“O que acontece com frequência é que muita gente espera ter sede para beber água. A sede é um sinal de alerta para a necessidade do corpo por água. Ela aparece quando a quantidade de líquidos no organismo já se encontra abaixo do nível desejado. Por isso, não espere a sede chegar e o seu corpo ficar com os níveis de águana reserva. Reabasteça seu organismo com frequência”, enfatiza Leonel.

Os indivíduos desidratados apresentam menor volume de sangue que o normal, o que acaba atrapalhando o funcionamento do coração. A falta de água pode causar fraqueza, tontura, dor de cabeça, fadiga e, se for muito prolongada, levar à morte.

Uma dica é: tenha sempre uma garrafa de água ao alcance das mãos, pois a reposição de líquidos deve ser frequente e independente da sensação de sede. Além disso, se dois litros de água lhe parecem demais, saiba que parte da ingestão diária pode ser suprida com outras fontes, como sucos, água de coco, leite, frutas, chás e sopas.

Se esses detalhes ainda não convenceram sobre a importância de beber rigorosamente a quantidade necessária de água por dia, aqui vão outros cinco benefícios da água:

* Regula a temperatura corporal – Durante os exercícios físicos ou quando o clima está muito quente, a água do organismo é liberada pela transpiração para regular a temperatura e evitar que nosso organismo esquente demais ou sofra alterações térmicas bruscas. Clique aqui para ler mais.


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