fbpx

Comer pouco é o segredo da longevidade

Por Maya Santana

José Inácio, 103 anos, faz exercícios e lê o jornal inteirinho toda manhã

José Manoel, 103 anos, faz exercícios e lê o jornal inteirinho toda manhã

Nascido e criado em uma fazenda no interior de São Paulo, José Manoel Penteado sempre foi uma pessoa de hábitos simples e saudáveis: gosta de praticar esportes, não ingere bebidas alcoólicas com frequência, nunca fumou e de sobremesa prefere frutas a doces. Na opinião dele, essa é a receita para chegar aos 103 anos de vida – comemorados no último dia 15 – com disposição e saúde.

“Como muito pouco, o suficiente para me sustentar. Não fico me enchendo de carne ou bobagens. Nada em excesso faz bem. Quando muito, tomo uma taça de champanhe na virada do ano, mas não gosto”, conta o idoso que teve quatro filhos, oito netos e nove bisnetos. Mesmo depois de deixar a casa dos pais e se mudar de São Carlos (SP) para a capital paulista, onde a rotina como gerente de banco exigia 12 horas diárias de dedicação, Penteado conta que respeitava os horários de alimentação e o ritmo de exercícios.

Ele também não se esquece do diário que faz desde a juventude

Ele registra tudo no diário

“Eu tinha que estar no banco às 9h30, então toda manhã saía de casa mais cedo e pegava dois bondes para remar no rio Tietê. Aquele era o meu momento de paz”, diz o aposentado que ainda pedala entre 10 e 15 minutos todos os dias na bicicleta ergométrica. “Exercício é saúde.”

A mesma preocupação que tem com o corpo, o centenário mantém com a mente. Penteado acorda cedo, toma o café da manhã e só levanta do sofá da sala depois de ler todas as páginas do jornal. É ele também quem controla as despesas da casa em que mora com uma das filhas em Altinópolis (SP).

“Meu pai é muito lúcido, a cabeça dele não para um minuto. Ele ainda faz todas as contas de cabeça e os resultados estão sempre corretos. Uma vez fui dar uma calculadora para ele usar e levei uma bronca”, diz a pedagoga Ana Maria Penteado, filha do centenário. Continua em http://migre.me/d7o6L

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

3 × um =