
Márcia Lage
50emais
Contei 400 chamadas em meio mês e desisti de continuar contando. O mais estranho da tramoia toda é que eu bloqueava os números imediatamente denunciados como Spam, Robô Call, Tentativa de Golpe, Vendedores ou o que mais existe lá na caixinha de denúncia. Mas não adiantava nada.
Daí a segundos vinha uma outra ligação, às vezes com a mensagem “Número Bloqueado”, outras vezes com a mensagem “Possível Spam”. Ou seja: o que eu tinha que fazer eu fazia, mas não surtia efeito algum.
Tomada da paciência que não tenho, fui bloqueando e denunciando todas as chamadas, num trabalho hercúleo. Fechei todas as torneiras possíveis. E nada.
O mais cruel desse tipo de chamada é que a maioria delas acontece na hora sagrada do meu soninho da beleza, logo depois do almoço.

Essa soneca era tudo que eu queria da vida e só pude desfrutar dela depois de aposentada.
E o que se “assucedeu”? O capeta encarnou numa central de ligações de algum lugar do planeta e decidiu me atormentar.
Porém, contudo, todavia, se ele tem tempo para me sacanear, eu também tenho tempo para tirá-lo do meu caminho com o poder da ira.
Peguei do Fala.Br, o site de reclamações do governo, e escrevi para a ouvidoria da Anatel, pedindo um basta ao assédio eletrônico que me tira o sono.
No mesmo dia, a Anatel me mandou a seguinte mensagem:
“– Inicialmente esclarecemos que no Brasil, até o momento, não é ilegal realizar ligações ou enviar mensagens (SMS), ou ainda enviar cartas/e-mails etc., e que essas chamadas podem ser realizadas por Pessoas Físicas, ou mesmo empresas, se passando por pessoas ou empresas idôneas, inclusive, na tentativa de cometimento de crimes (golpes etc.) e tal fato constitui em um problema de segurança pública.
Cumpre esclarecer que a Anatel não possui nem armazena dados de assinantes e que esses dados são geridos e administrados exclusivamente pelas prestadoras desses serviços e também
que apenas a autoridade judiciária pode requisitar que os dados sejam obtidos junto às operadoras e repassados à polícia para fins a investigação.
É importante deixar claro que a Anatel não pode bloquear as ligações telefônicas ou o recebimento de mensagens, sejam elas verdadeiras ou fraudulentas.
Também convém frisar que qualquer pessoa com interesses desonestos pode realizar ligações para qualquer número telefônico localizado no Brasil (de acordo com arcabouço legal vigente) e fingir ser um colaborador de alguma empresa idônea com o objetivo de cometer crimes (fraudes, etc.) já que as reais empresas de telemarketing utilizam o prefixo 0303 e seguem as regulamentações relacionadas.
Assim, é necessário separar as reais empresas de telemarketing, idôneas, que usam o prefixo especial “0303” de pessoas físicas, tentando se passar por essas empresas, com interesses escusos, seja na tentativa de realizar vendas de forma independente ou de cometer crimes, golpes etc.
Relativamente à ligações verídicas de telemarketing ou cobrança é importante deixar claro que a Anatel não pode bloquear as ligações telefônicas ou recebimento de mensagens, porém teve a inciativa de determinar o desenvolvimento do portal nacional “NÃO ME PERTURBE na qual participam as principais empresas do setor e desde 2019 obedecem o desejo de não recebimento de ligações/mensagens de telemarketing aos consumidores cadastrados nesse referido portal.
Reclamações sobre o funcionamento do portal www.naomeperturbe.com.br, devem ser feitas diretamente nesse site, na aba Reclamação .
Mais informações sobre a atuação da Anatel contra as chamadas indesejadas, podem ser encontradas em:
https://www.gov.br/anatel/pt-br/consumidor/telemarketing/combate-as-chamadas-abusivas.
Atenciosamente,
Ouvidoria da Anatel”
Traduzindo: não podemos fazer nada por você, minha senhora. Até porque o site “Não Me Perturbe” não funciona mais.
Esse site tinha um marcador de todas as empresas de telemarketing, mas dizem que está sem espaço para novas denúncias. Ou que você já está cadastrado lá (meu caso).
Ou seja: estamos no Mato sem cachorro e durma-se com esse barulho do telefone tocando dia e noite na sua cabeça. Não é à toa que o povo anda tão nervoso.
Leia também de Márcia Lage:
É preciso pôr fim a essa masculinidade tóxica que agride e mata cada vez mais mulheres
O trágico destino de quem não poupa para a velhice
Fraude INSS: É adoecedor viver num país onde a corda sempre arrebenta do lado do fraco
Complicado e burocrático o jeito encontrado para ressarcir vítimas da fraude do INSS
Para se livrar da corrupção, INSS não pode ficar à mercê de partidos políticos
Cronista do 50emais denunciou há quase 2 meses golpe contra aposentados e pensionistas
Sergipe guarda relíquia trazida da Europa no século 17: a renda irlandesa
“Sei o que você está sentindo. E ajudo como posso”
Perdi o convívio com os jovens da minha família
Dona Joana, do filme Vitória, é o retrato de um Brasil injusto
Por que sobram vagas de trabalho para garçom, padeiro, caixa e até professores
Médico Thales Bretas recomenda a leitura de “A Tal da Terceira Idade”. de Márcia Lage
Sexo de aluguel para mulheres acima dos 50 anos
A longa noite sob efeito da ayahuasca
Um belo exemplo de contribuição para reverter a crise climática
Minhas preciosas quatro mudas de jacarandá da Bahia
Ela também se chamava Márcia Lage
A volta em torno da terra em 70 anos
Toda criança é um presente de Natal
ê já está cadastrado lá (meu caso).
Ou seja: estamos no Mato sem cachorro e durma-se com esse barulho do telefone tocando dia e noite na sua cabeça. Não é à toa que o povo anda nervoso.