Como deve ser o banho em cada faixa de idade

Por Maya Santana
A partir dos 40, não se deve mais usar sabonetes

A partir dos 40, não se deve mais usar sabonetes

À  medida que vamos envelhecendo, a pele do nosso corpo vai ficando mais ressecada. Por isso, são interessantes as dicas dadas nesse artigo publicado por O Globo, mostrando os cuidados que se deve ter na hora de tomar o nosso banho diário. A partir dos 40 anos, por exemplo, não se deve mais usar sabonetes e sim óleos e algum tipo de gel.

Leia o artigo:

O banho é tão corriqueiro em nossas vidas que, às vezes, a gente nem dá atenção. Na correria do dia a dia, nem percebemos os erros cometidos no chuveiro que podem atrapalhar nossa pele. Se a água quente é uma delícia para relaxar, saiba que ela retira a lubrificação natural e nos expõe ao incômodo do ressamento. A mesma coisa o sabonete comum, que deve ser usado apenas nas axilas, regiões genitais, pés e mãos, segundo a dermatologista Heloisa Hofmeister, que preparou um guia do banho ideal para cada faixa de idade e necessidade.

De 0 a 10 anos – O bebê deve ser banhado com água bem morninha, quase fria, com gel lavante, ou seja, sem detergente. Na idade escolar, a criança pode usar sabonete, mas sempre mantendo os baixos níveis de detergência. O menino ou a menina com alergia dermatológica ou respiratória tem determinação genética para menor produção de oleosidade na pele, portanto deve tomar menor quantidade de banhos por semana.

De 10 a 20 anos – Nas áreas chamadas seborreicas (face, tórax e costas), a oleosidade aumenta muito na adolescência. Ou seja, prato cheio para a acne. É onde os sabonetes mais detergentes devem ser usados, desde que orientados pelo dermatologista.

Dos 20 aos 40 anos – Nessa idade ainda há resquícios da adolescência, mas o envelhecimento da pele deve começar a ser considerado. O banho deve ser com géis ou óleos lavantes, com pouca quantidade de sabão. Uma leve esfoliação pode ser feita de uma a duas vezes por semana para renovar as células da pele. Se a pessoa ainda não usa filtro solar diariamente, está esperando o quê?

Dos 40 aos 60 anos – A partir dessa idade, homens e mulheres começam a ter a lubrificação natural comprometida. Em torno da quarta ou quinta décadas, a produção de oleosidade natural diminui, fazendo com que o uso de óleos e géis sem detergente se torne ainda mais importante. Depois do banho, ainda no box, use óleos hidratantes sem enxague e retire o excesso com a toalha. Com a pele já seca, alguns cremes ou loções hidratantes têm o poder de mantê-la hidratada por mais tempo.


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





3 Comentários

dulce 16 de junho de 2014 - 23:51

tenho 50 anos e tomo banho com oleos de banho e hidrato com creme após o banho faço isso a muitos anos até pq nao me acostumo sem fazer isso…

Responder
Penha 16 de junho de 2014 - 22:30

Interessante! Gostei muito das dicas. Uso óleo e um hidratante de duração mais prolongada.

Responder
Mirian Garbelotto Zangirolami 16 de junho de 2014 - 21:32

Que maravilha de dicas.
Obrigada e um grande abraço.
Com carinho
Mirian

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais