fbpx

Coma fruta o ano inteiro. Você só tem a ganhar

Por Maya Santana

As frutas são fonte de minerais e vitaminas indispensáveis

As frutas são fonte de minerais e vitaminas indispensáveis

Sempre que posso, falo bem das frutas. Consumo o máximo delas todo dia, sem exagerar, é claro, porque sinto que meu organismo aprecia enormemente. O que não falta, na verdade, são estudos mostrando o quanto fazem bem. Vi recentemente um, publicado pela revista Food Chemistry, dizendo que as maçãs, principalmente as verdes, ajudam a combater a obesidade; outro estudo diz que comer cinco porções de frutas (e verduras ) por dia ajuda a prevenir a depressão. Enfim, são muitas as vantagens de se consumi-las durante o ano inteiro. E como vivemos num país privilegiado quando se trata da variedade de espécies que produz nas quatro estações, comer fruta é quase uma obrigação. Uma deliciosa obrigação.

Leia o artigo de Lizie Antonello para o jornal Zero Hora:

Elas são gostosas, nutritivas e aromáticas, e, já que também “comemos com os olhos”, são um prato cheio de cores e formas atraentes. As frutas são fontes de minerais e vitaminas indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo. Mas, atenção: quando o assunto é saúde, tudo em excesso faz mal, inclusive, as frutas.

Como, na dieta, a palavra de ordem é dosagem, conhecer os nutrientes de cada alimento e a melhor forma de comê-los é fundamental para o equilíbrio na alimentação, que ajuda a manter o organismo e o corpo saudáveis. As frutas ajudam na digestão, no funcionamento do intestino e na produção de energia e a evitar o envelhecimento das células. Mas podem ter efeito reverso, em alguns casos, se houver consumo exagerado.

– A maioria das pessoas tem a seguinte visão: é saudável, vou comer. As frutas têm influência na saúde e na qualidade de vida, mas o erro está na quantidade. A fruta entra na dieta como qualquer outro alimento, em que temos que considerar até quando é saudável e quando passa a trazer prejuízos – diz o nutricionista Fidelis Russo.

Muitos dos nutrientes encontrados nas frutas são antioxidantes, substâncias muito importantes para a prevenção de doenças do envelhecimento. Mas, cuidado com as frutas maduras demais ou machucadas. Nesse caso, o efeito será inverso, porque elas já estão oxidadas.

– A natureza é sábia. Oferece no inverno frutas que ajudam na imunidade e no ressecamento da pele. No verão, tem frutas que oferecem hidratação. Então, priorize as frutas da estação, mas não deixe de comer as demais – diz Russo. Clique aqui para ler mais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

vinte + 7 =

1 Comentários

Avatar
Antonio f reis 29 de outubro de 2014 - 00:00

Temos que falar sim Maya, acucar foi conciderado a droga mais consumida do mundo ,.. bjs

Responder