fbpx

Como respirar certo pode ajudar a viver melhor

Por Maya Santana

Uma das formas mais eficientes de se energizar é por meio da respiração

Uma das formas mais eficientes de se energizar é por meio da respiração

Uma das formas mais eficientes de se energizar é por meio da respiração

Uma das formas mais eficientes de se energizar é por meio da respiração

Respirar é um ato tão mecânico, tão natural, que a gente nem repara que está respirando. Mas esse é um erro. Deveríamos estar sempre cientes do respirar, porque é dele que depende o bom andamento de todas as nossas funções vitais. O artigo abaixo, publicado pela revista Exame, mostra que respirar bem é a receita para uma vida plena, mais relaxada e produtiva.

Leia o artigo:

“Mude sua respiração e mudará sua mente. Mudando sua mente, mudará suas emoções.” A tese defendida pela advogada e ativista de direitos humanos Rajshree Patel, 50 anos, percorre o mundo há 25 anos, desde que se tornou instrutora sênior e embaixadora internacional da Arte de Viver. A fundação, criada pelo indiano Sri Sri Ravi Shankar, prega uma mente livre de estresse por meio da respiração e está presente em 150 países, inclusive no Brasil.

“A cadência equilibrada do inspirar e expirar é fundamental para colocar nossa mente no presente, já que uma das grandes causas do conflito humano é a oscilação dos pensamentos que remoem o passado e/ou o futuro”, explica. Da Organização das Nações Unidas (ONU) à Universidade Harvard, as palavras de Rajshree se fizeram ouvir em mais de 35 países. O objetivo é ensinar às pessoas ferramentas que darão a elas os pilares para uma vida mais produtiva, feliz e livre de preocupações e da violência.

Uma das queixas dos novos tempos é a pressão no trabalho. Como lidar com isso?

Na verdade, não é como você lida com a pressão no trabalho, mas sim como você lida com a pressão de uma maneira geral. O estresse é algo que ninguém entende. Por isso mesmo, as pessoas não sabem muito bem lidar com ele. O estresse surge quando a demanda é maior do que nossa energia. Existem duas formas de gerenciar isso: uma é reduzindo a carga de trabalho, o que não costuma ser possível, e a outra é aumentar a energia. Quando se está cansado, mesmo o menor dos trabalhos parece muito grande.

Qual é, então, a melhor forma de ganhar energia?

Já se sabe que a boa qualidade do sono e da alimentação e um pouco de exercício físico são bons aliados antiestresse. Poucos sabem, porém, que uma das formas mais eficientes de se energizar é por meio da respiração. Toda vez que você inspira, você recebe energia; toda vez que expira, se desfaz do cansaço e do estresse. A respiração faz com que sua carga de trabalho pareça menor.

Você poderia ensinar uma técnica de respiração específica para ser feita no trabalho?

Sugiro que se faça o curso parte I da Arte de Viver. Ele irá, com certeza, gerar uma grande mudança. No entanto, para quem não puder participar do curso, basta parar alguns poucos minutos por dia ou no momento de maior tensão e respirar profundamente de cinco a dez vezes. Com certeza, vai ajudar muito.

Saber gerenciar bem o tempo é também importante nesse processo?

Tempo e mente são sinônimos. Quando você se sente pressionado, estressado, preocupado, ou quando está com raiva, as horas do dia parecem infindáveis, quer você esteja em casa, quer no trabalho. Por outro lado, quando você está feliz, de alguma forma o tempo parece voar. A dimensão do tempo é outra. Antes de mais nada, é preciso entender que a melhor maneira de ganhar tempo não é aprendendo a gerenciar ou priorizar tarefas. É, sim, aprendendo a gerenciar sua mente. Clique aqui para ler mais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

2 − 1 =

1 Comentários

Avatar
lisa santana 10 de setembro de 2013 - 21:45

Adorei a matéria!

Responder