Quer saber como viver em Portugal depois de se aposentar?

Por Maya Santana
Portugal incentiva aposentados estrangeiros a viverem no país

Portugal incentiva aposentados estrangeiros a viverem no país

O número de brasileiros interessadas em ir viver no exterior aumentou muito, principalmente depois dessa crise econômica que se abateu sobre o Brasil. Miami e Portugal são os principais destinos desses brasileiros. O 50emais tem recebido muitos pedidos de informação sobre as condições de vida em cidades portuguesas para pessoas aposentadas. Recentemente, postamos aqui o resultado de um estudo internacional mostrando que o Algarve, região no sul de Portugal, foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, a melhor localidade do mundo para um aposentado viver. Agora, aqui está esse ótimo apanhado de informações do site eurodicas.com.br sobre como se pode chegar ao país e viver como aposentado:

Leia:

Pode residir em Portugal como reformado/aposentado ou viver de rendimentos próprios (bens móveis ou imóveis, da propriedade intelectual ou de aplicações financeiras). Portugal tem uma lei para receber cidadãos aposentados do mundo inteiro que desejam viver aqui, desde que provem rendimentos suficientes. Inclusive tem benefícios fiscais de isenção de impostos! Entenda como funciona o processo para que os aposentados brasileiros possam morar em Portugal e saiba todas as vantages de ser estrangeiro aposentado em Portugal, além da qualidade de vida, claro.

Como morar em Portugal sendo estrangeiro aposentado?
O aposentado deve solicitar um visto de Residência para reformados ou titulares de rendimentos junto ao Consulado de Portugal. Veja como pedir o visto de residência de Portugal para aposentados:

1 – Comprovante de rendimentos que possibilitem a residência em Portugal, garantidos por período superior a 12 meses, e pode ser provado de duas formas:

No caso de aposentados, através do comprovante da aposentadoria, bem como a garantia do seu recebimento ou comprovar outros rendimentos em território nacional.
No caso de cidadãos que vivem de rendimentos de bens móveis ou imóveis, da propriedade intelectual ou de aplicações financeiras, através de documento comprovante da existência e montante dos rendimentos, bem como da sua disponibilidade em Portugal.

2 – Outros documentos

Formulário de pedido de visto a preencher online
Carta justificativa da pretensão de residir em Portugal
2 fotos 3×4 a cores e fundo liso, atualizada e com boas condições de identificação
Passaporte original, com validade superior a 3 meses
Cópia autenticada do passaporte (das folhas usadas e de identificação)
Cópia autenticada da carteira de identidade (RG)
Certidões de Antecedentes Criminais, com menos de 90 dias, emitidas pela Polícia Federal e pela Polícia Civil, com a assinatura reconhecida em Cartório
Atestado Médico, com menos de 90 dias, passado por Órgão Oficial a declarar que não é portador de doença contagiosa, com a assinatura do médico reconhecida em Cartório
Seguro Saúde Internacional Privado, ou o PB-4 (PB-4, como funciona e como solicitar gratuitamente), caso seja beneficiário do INSS, pelo tempo que durar o visto
Se casado, deve enviar cópia autenticada da certidão de casamento
Se tiver filhos menores que acompanhem, deve enviar cópias autenticadas das certidões de nascimento.
Comprovante de alojamento em Portugal que, numa primeira fase, poderá ser reserva de hotel ou carta de pessoa conhecida, legalmente residente em Portugal, que garanta o alojamento.

Quanto preciso ter de renda para viver aposentado em Portugal?Clique aqui para ler mais.


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





8 Comentários

Cely bertolucci 24 de abril de 2018 - 20:27

Nao tenho acesso ao resto da noticia.
Aparece um site exigindo que eu me cadastre.

Por que?

Voltou a exigência? Tem algum comércio?

Grata

Responder
Zoraide 21 de maio de 2017 - 14:44

Como é essa Carta justificativa da pretensão de residir em Portugal? Tem algum formulário disso?

Responder
Marielly 14 de julho de 2016 - 06:23

Ola querida Angela. Estamos dando entrada para o visto de minha Mae em Fortaleza. E uma pena que o funcionario nem sabe que o PB4 e valido. Mas vamos continuar , se voce conhecer algum aposentado que ja conseguiu o visto gostaria de me contactar com ele. Moro na Alemanha .Obrigada

Responder
Angela Moraes 17 de abril de 2016 - 10:35

Olá, sou aposentada no Brasil e já tenho a cidadania portuguesa e preciso de algumas informações, como qto é necessário de slário para morar no Porto, vou só. Obrigada, abraço.

Responder
Aposentados em Portugal! – SABER para CRESCER 16 de abril de 2016 - 16:56

[…] Clique aqui para ler o artigo compelto! […]

Responder
Anna maria Rodrigues 1 de abril de 2016 - 13:36

Quanto em reais ..preciso pra morar em Portugal sou aposentada brasileiro a.

Responder
Anna maria Rodrigues 1 de abril de 2016 - 13:41

Eu sou brasileira e quero ir embora..morar em Portugal como faço sendo penssionista ..posso tenho direito. ..

Responder
Marlyana Tavares 31 de março de 2016 - 22:46

Nossa parece bom não?

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais