fbpx

Conheça os alimentos que promovem a longevidade

Por Maya Santana

Um cálice por dia, não mais, ajuda na prevenção de doenças cardíacas

Um cálice por dia, não mais, ajuda na prevenção de doenças cardíacas

Já publique no 50emais vários artigos sobre as quatro áreas do mundo conhecidas como “zona azuis” – blue zones -, por ser onde as pessoas vivem mais. Costumam passar dos 100 anos ativas e independentes. Este artigo do Zero Hora mostra qual é o segredo da alimentação das populações destes quatro pontos do planeta: Japão, Grécia, Itália e Estados Unidos. Uma das armas dos povos locais para enfrentar a idade é o vinho. Mas com muita moderação.

Leia o artigo:

O que Loma Linda, na Califórnia; Nicoya, na Costa Rica; Sardenha, na Itália; Ikaria, na Grécia; e Okinawa, no Japão, têm em comum? Essas são as cidades consideradas “blue zones”, lugares onde se tem uma qualidade de vida excepcional e pessoas vivem mais de 105 anos. A pesquisa que definiu esses lugares como os que mantêm um estilo de vida ideal foi realizada por um grupo de médicos, antropólogos e cientistas.

As cidades têm estilos de vida bastante diferentes, desde a cultura até a alimentação. A pesquisadora gaúcha Marina Maria Cabral estudou os hábitos de vida das cidades e garantiu: quem segue esse estilo vive mais e passa pelo processo de envelhecimento com menos doenças.

– A alimentação da população das blue zones é rica em frutas e verduras e com pouca gordura, mas também eles não comem até ficar totalmente satisfeitos, não fumam e investem em espiritualidade – diz a doutora em Gerontologia Biomédica.

Rica em fibras e antioxidantes, a batata doce é conhecida pelo efeito anti-câncer

Rica em fibras e antioxidantes, a batata doce tem efeito anti-câncer

Saibam quais são os alimentos que contribuem para a saúde e a longevidade:

Batata doce
Rica em fibras e antioxidantes, o tubérculo é conhecido pelo efeito anti-câncer e por ajudar na dieta de quem pretende emagrecer. Isso porque ela é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o que significa que ela libera glicose no sangue aos poucos sem estimular a produção de insulina. Portanto, quem come o alimento demora mais para sentir fome.

Algas

Também rica em anti-oxidantes, a alga atua na prevenção do câncer. É conhecida por ter minerais como cálcio, ferro, iodo, potássio e magnésio, fundamentais para impulsionar a energia. Clique aqui para ler mais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

4 + 18 =