Cuidado! Sal causa hipertensão, diabetes e infarto

Por Maya Santana
Excesso de sal pode causar danos irreversíveis à saúde

Excesso de sal pode causar danos irreversíveis à saúde

Mais um artigo sobre os perigos do sal, sobretudo quando consumido em excesso. É um alerta, pois nós brasileiros tendemos a consumir alimentos com um teor de sal muito mais alto do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde. As mortadelas e presuntos, os queijos processados e as batatinhas vendidas em pacotes, os biscoitos e requeijões, todos levam uma tal quantidade de sal que prejudica a saúde, levando a enfartos, pressão alta, diabetes, entre outras doenças.

Leia o artigo publicado pelo site brasil247.com.br:

Mesmo com uma intensa publicidade nos meios de comunicação e nos próprios consultórios médicos, muitas pessoas desconhecem os perigos que o consumo excessivo de sal pode causar à saúde. Outras, por sua vez, sabem dos riscos à saúde mas ignoram os alimentos que têm alto valor de sal ou sódio, como os embutidos – presunto, mortadela e mortadela de frango –, macarrão instantâneo e maionese, por exemplo.

Tabela da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mostra que o queijo parmesão ralado, tão utilizado pelas famílias brasileiras nas macarronadas de fim de semana, lidera os alimentos com maior teor de sal em sua composição.  Na semana passada, o Ministério da Saúde e a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação assinaram o quarto acordo para diminuir a quantidade de sal nos produtos que vão à mesa dos brasileiros.

O médico cardiologista Geniberto Paiva Campos, ex-presidente da Sociedade de Cardiologia do Distrito Federal (SBC-DF) e atualmente coordenador do Observatório da Saúde do Distrito Federal disse à Agência Brasil que o sal é o grande responsável por problemas como o infarto, a diabetes e a hipertensão, esta última de difícil diagnóstico que se tornou um problema de saúde pública. “O excesso de sal é ruim, traz problemas para o coração, para os rins, eleva a pressão arterial e está diretamente ligado as causas de infarto”, destacou o cardiologista. Clique aqui para ler mais.


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





2 Comentários

Marcelo Paiva 26 de dezembro de 2019 - 09:04

Que maravilha… vou comer sal até me dar um câncer nos rins !!!

Responder
Toninho Reis 11 de novembro de 2013 - 16:00

Mais uma boa dica, temos que por em conta …………………

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais