fbpx

Cura Natural: Ervas e Especiarias Que Não Podem Faltar em Casa

Por Maya Santana

Erva Cidreira; calmante suave que alivia a tensão, problemas digestivos e cólicas.

A Erva Cidreira é um calmante suave que alivia a tensão, problemas digestivos e cólicas.

Há momentos em que pode ser mais inteligente usar um remédio natural que um farmacêutico. Eu acredito que é melhor usar remédios leves para pequenos problemas de saúde e guardar os medicamentos mais potentes — e arriscados — para condições mais graves. Aqui, então, estão as minhas 11 ervas medicinais favoritas e seus usos. Todas são seguras e eficazes, mas certifique-se de discutir todas as alternativas com o seu médico antes de tomá-las, pois alguns remédios naturais (por exemplo, a erva-de-são-joão) podem interagir com outros medicamentos.

1. Calêndula

Planta conhecida por Aliviar a inflamação da boca, garganta e estômago

Planta conhecida por Aliviar a inflamação da boca, garganta e estômago

Nome científico: Calendula officinalis

Usos: A calêndula tem sido muito utilizada para alivia a inflamação da boca, garganta e estômago. Pode ser consumida na forma de chá, ou em pomadas compradas em farmácias de manipulação.

Preparação e doses: Despeje uma xícara de água fervente sobre duas colheres de chá de calêndula. Deixe descansar por dez minutos e coe. Utilize se necessário como antisséptico bucal, para fazer gargarejo ou como chá.

2.Sabugueiro

As flores do Sabugueiro são usadas como remédio para resfriados e febre

As flores do Sabugueiro são usadas como remédio para resfriados e febre

Nome científico: Sambucus nigra

Usos: Há muitos séculos as flores de sabugueiro têm sido usadas como remédio para resfriados e febre. Algumas pesquisas mostram que o extrato da planta possui propriedades antivirais muito significativas, especialmente contra a gripe.

Preparação e doses:
Chá: Despeje uma xícara de água fervente sobre uma a duas colheres de chá de flores de sabugueiro. Deixe descansar por dez minutos, coe e adoce se desejar. Beba quente, duas a três vezes por dia.

3.Alho

antimicrobiano, combate resfriados, alivia o congestionamento nasal e trata a diarreia

antimicrobiano, combate resfriados, alivia o congestionamento nasal e trata a diarreia

Nome científico: Allium sativum

Usos: O alho é um potente antimicrobiano, muitas vezes usado para combater resfriados, aliviar o congestionamento nasal e tratar a diarreia. Estudos mostram que o uso regular pode ajudar a baixar delicadamente a pressão arterial.

Preparação e doses: Coma um ou dois dentes diariamente.

Nota importante: Pode interagir com anticoagulantes, como a varfarina.

4.Gengibre

Considerado  remédio eficaz para aliviar náuseas, vômitos e dor de estômago

Considerado remédio eficaz para aliviar náuseas, vômitos e dor de estômago

Nome científico: Zingiber officinale

Usos: Um dos melhores remédio para aliviar náuseas, vômitos e dor de estômago. O chá fresco alivia também os sintomas de gripes e resfriados.

Preparação e doses: Prepare uma infusão com meia colher de chá de gengibre seco (ou uma colher da raiz fresca) em uma xícara de água fervente, por dez minutos. Coe e adoce, se desejado. Beba uma a duas xícaras por dia.

Nota importante: Muito seguro em pequenas quantidades, mas azia e dores de estômago podem ocorrer no caso de doses elevadas. Deve ser evitado por mulheres grávidas.

5.Ginseng

Ajuda a a aliviar e prevenir a fadiga mental e física, resfriado e atua ate na disfunção erétil

Ajuda a a aliviar e prevenir a fadiga mental e física, resfriado e atua ate na disfunção erétil

Nome científico: Panax quinquefolius

Usos: Ajuda a aliviar e prevenir a fadiga mental e física, reduz a frequência e gravidade de resfriados; possivelmente benéfico para a disfunção erétil.

Preparação e doses: Misture uma colher de chá da raiz seca com uma xícara de água e deixe ferver em fogo baixo por dez minutos. Coe e beba uma ou duas xícaras por dia.

Nota importante: Se preferir usar em cápsulas, compre de um fabricante respeitável, pois há casos de adulteração do medicamento. Clique aqui para ler mais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais