fbpx

De volta, o camafeu está fazendo o maior sucesso

Por Maya Santana

A palavra Camafeu (do latim cammaeus) significa entalhada ou esculpida. São adornos conhecidos desde 300 ac, e que nesta estação, voltam com força total para compor o estilo retrô. Antigos egípcios e romanos já utilizavam estas peças como jóias ou adornos. Geralmente traziam esculpidos em ágata branca, figuras mitológicas, imagens femininas ou de Deuses.

Não só mulheres a usavam, homens também traziam camafêus em anéis, broches, relógios e enfeites de armaduras. Eram peças restritas à nobreza e muitas vezes saíam do vestuário para adornar vasos, fachadas arquitetônicas, baixelas e até para selar cartas e demarcar propriedade.


Na era Vitoriana, eram muito comuns usados como broches ou pingentes, na gargantilha

Na era Vitoriana, eram muito comuns usados como broches ou pingentes presos a fitas de veludo como gargantilhas. E desde esta época, volta e meia os camafêus retornam ao nosso vestuário trazendo toda a sua feminilidade.

Na moda atual, como não são todos que podem adquirir uma jóia tão especial , muitos apelam para réplicas em plástico e outros materiais que imitam as técnicas ancestrais. Mas, sendo a moda tão democrática, já podem ser encontrados no mercado camafêus para todos os gostos e bolsos! É só escolher! Fonte: www.portaldasjoias.com.br

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

6 − 2 =