Os meios de comunicação estão se dedicando hoje a falar de Margaret Thatcher, a primeira e única mulher a chegar ao cargo de primeira-ministra na Grã-Bretanha, falecida nesta segunda-feira, aos 87 anos de idade, em consequência de um derrame. Com o mandato mais longo do século 20 no país, de 1979 a 1990, Thatcher ficou conhecida por suas políticas duras de cortes de gastos, combate aos sindicatos e por seu estilo autoritário. Esse seu jeito de ser tornou-a uma das figuras mais polêmicas da política internacional, apelidada pelos soviéticos de “Dama de Ferro”.
Dez anos após deixar o poder, a partir de 2000, ela começou a apresentar sinais de demência. Numa conversa, confundiu a guerra das Malvinas com a da Bósnia. A doença progrediu e a ex-primeira-ministra foi aconselhada a não falar mais em público. Sua vida política foi mostrada no filme “A Dama de Ferro”, de 2011, que deu à atriz Merryl Streep o terceiro Oscar de sua carreira pela magistral interpretação de Thatcher. A morte chegou durante o sono. Segundo a imprensa, a ex-primeira ministra deixou instruções para que seu corpo não seja exposto em público e seus restos mortais sejam cremados.
Endeusada por alguns e odiada por outros, Margaret Thatcher era uma mulher que não tinha medo de expressar seus pensamentos.Aqui estão algumas de suas famosas frases:
“Não foi sorte, eu mereci”
Ao receber um prêmio com 9 anos de idade, em 1934.
“A Dama de Ferro do mundo ocidental? Uma combatente da Guerra Fría? Concordo, se é assim que interpretam minha defesa dos valores e liberdades fundamentais”
Ao receber o apelido de “Dama de Ferro” dos soviéticos, em 1976.
“Sabíamos o que tínhamos que fazer, fomos e fizemos. A Grã-Bretanha é grande outra vez”
Ao fim da Guerra das Malvinas, em 1982. A mando de Thatcher, a Inglaterra entrou em guerra com a Argentina, em 1982, pelo território das Ilhas Malvinas. Sob a vitória dos britânicos, a guerra deixou 649 argentinos e 255 britânicos mortos. A Argentina reinvinda território até hoje.
“Na política, se você quer que algo seja falado, peça a um homem. Se quer que algo seja feito, peça a uma mulher”
Em 1982, ano em que o Reino Unido venceu a Guerra das Malvinas. Um ano depois, em 1983, com uma oposição rachada, Thatcher se reelegeu premiê, vencendo as eleições.
“Acredito, que, historicamente, o termo ‘thatcherismo’ será visto como um elogio” Em 1982, ela criou uma nova expressão no dicionário inglês: “thatcherismo”, que significa uma política que privilegia a liberdade de mercado e trata com mais rigor os sindicatos trabalhistas. Suas políticas conseguiram reduzir a inflação, mas o desemprego aumentou dramaticamente no período.
“A moeda comum europeia está destinada ao fracasso, política e socialmente, apesar de o tempo, a ocasião e as consequências disso ainda serem incertas” No começo dos anos 1990. Ela era contra a integração da Europa em torno do bloco geoeconômico que estava sendo proposto, o qual mais tarde se tornaria a União Europeia.
“Saímos de Downing Street pela última vez depois de 11 anos e meio fantásticos e estamos felizes de deixar o Reino Unido em um estado muito, muito, muito melhor do que quando chegamos”
Ao renunciar ao cargo, sob forte pressão do Partido Conservador, em novembro de 1990.
2 Comentários
Digo um monumento de FERRO……………………
Merece um tumulo de ferro….. poderosa, forte, valente ……………