fbpx

Derrame mata Margaret Thatcher aos 87 anos

Por Maya Santana

 

Foi a primeira e única britânica a chegar ao cargo

Única britânica a chegar ao cargo de primeira-ministra

Os meios de comunicação estão se dedicando hoje a falar de Margaret Thatcher, a primeira e única mulher a chegar ao cargo de primeira-ministra na Grã-Bretanha, falecida nesta segunda-feira, aos 87 anos de idade, em consequência de um derrame. Com o mandato mais longo do século 20 no país, de 1979 a 1990, Thatcher ficou conhecida por suas políticas duras de cortes de gastos, combate aos sindicatos e por seu estilo autoritário. Esse seu jeito de ser tornou-a uma das figuras mais polêmicas da política internacional, apelidada pelos soviéticos de “Dama de Ferro”.

Dez anos após deixar o poder, a partir de 2000, ela começou a apresentar sinais de demência. Numa conversa, confundiu a guerra das Malvinas com a da Bósnia. A doença progrediu e a ex-primeira-ministra foi aconselhada a não falar mais em público. Sua vida política foi mostrada no filme “A Dama de Ferro”, de 2011, que deu à atriz Merryl Streep o terceiro Oscar de sua carreira pela magistral interpretação de Thatcher. A morte chegou durante o sono. Segundo a imprensa, a ex-primeira ministra deixou instruções para que seu corpo não seja exposto em público e seus restos mortais sejam cremados.

Endeusada por alguns e odiada por outros, Margaret Thatcher era uma mulher que não tinha medo de expressar seus pensamentos.Aqui estão algumas de suas famosas frases:

“Não foi sorte, eu mereci”
Ao receber um prêmio com 9 anos de idade, em 1934.

“A Dama de Ferro do mundo ocidental? Uma combatente da Guerra Fría? Concordo, se é assim que interpretam minha defesa dos valores e liberdades fundamentais”
Ao receber o apelido de “Dama de Ferro” dos soviéticos, em 1976.

“Sabíamos o que tínhamos que fazer, fomos e fizemos. A Grã-Bretanha é grande outra vez”
Ao fim da Guerra das Malvinas, em 1982. A mando de Thatcher, a Inglaterra entrou em guerra com a Argentina, em 1982, pelo território das Ilhas Malvinas. Sob a vitória dos britânicos, a guerra deixou 649 argentinos e 255 britânicos mortos. A Argentina reinvinda território até hoje.

“Na política, se você quer que algo seja falado, peça a um homem. Se quer que algo seja feito, peça a uma mulher”
Em 1982, ano em que o Reino Unido venceu a Guerra das Malvinas. Um ano depois, em 1983, com uma oposição rachada, Thatcher se reelegeu premiê, vencendo as eleições.

“Acredito, que, historicamente, o termo ‘thatcherismo’ será visto como um elogio”                                                        Em 1982, ela criou uma nova expressão no dicionário inglês: “thatcherismo”, que significa uma política que privilegia a liberdade de mercado e trata com mais rigor os sindicatos trabalhistas. Suas políticas conseguiram reduzir a inflação, mas o desemprego aumentou dramaticamente no período.

“A moeda comum europeia está destinada ao fracasso, política e socialmente, apesar de o tempo, a ocasião e as consequências disso ainda serem incertas”                                                                                                                                      No começo dos anos 1990. Ela era contra a integração da Europa em torno do bloco geoeconômico que estava sendo proposto, o qual mais tarde se tornaria a União Europeia.

“Saímos de Downing Street pela última vez depois de 11 anos e meio fantásticos e estamos felizes de deixar o Reino Unido em um estado muito, muito, muito melhor do que quando chegamos”
Ao renunciar ao cargo, sob forte pressão do Partido Conservador, em novembro de 1990.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

20 − quinze =

2 Comentários

Avatar
Toninho Reis 9 de abril de 2013 - 14:12

Digo um monumento de FERRO……………………

Responder
Avatar
Toninho Reis 9 de abril de 2013 - 13:39

Merece um tumulo de ferro….. poderosa, forte, valente ……………

Responder