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Dez dicas para evitar a osteoporose na velhice

Por Maya Santana

É essencial ter aveia na dieta

A aveia é um dos alimentos essenciais na dieta

A osteoporose se caracteriza pelo enfraquecimento dos ossos e suas principais vítimas são as pessoas mais velhas. Dez milhões de brasileiros sofrem da doença. E o dado mais alarmante: uma em cada quatro mulheres com mais de 50 anos desenvolve a doença, que avança silenciosamente, raramente apresentado sintomas, antes que aconteça uma fratura óssea. Embora em menor número, os homens também são afetados pela osteoporose. O site do Zero Hora publicou 10 dicas de como evitar a doneça através da alimentação.

Leia:

Há 30 anos, o período de vida de um brasileiro era, em média, de 62,5 anos. Hoje, chega a 74,9 anos, segundo dados do IBGE. A tendência é que, até 2040, 30% da população brasileira seja composta por idosos. Com esse aumento da longevidade, os profissionais da saúde terão desafios relacionados às doenças que aparecem na terceira idade, como osteoporose.

De acordo com o ortopedista Caio Gonçalves de Souza, médico do Hospital das Clínicas de São Paulo, mulheres e homens com menos de 51 anos precisam, em média, de 1.000mg de cálcio por dia. A partir dos 51 anos, esse número aumenta em, no mínimo, 200mg. Um copo de leite tem cerca de 300mg de cálcio, por isso as mulheres deveriam beber cerca de quatro copos de leite por dia, visando à prevenção da osteoporose.

Dr. Caio Gonçalves, ortopedista

Dr. Caio Gonçalves, ortopedista do Hospital das Clínicas (SP)

“A boa notícia para as pessoas que são intolerantes à lactose ou que simplesmente não gostam de leite é que existem muitas fontes não lácteas de cálcio. Existem também medidas que você pode tomar para se certificar de que seu corpo está absorvendo tanto cálcio quanto possível”, diz.

Eis as 10 dicas do médico para evitar a osteoporose:

01 – Tenha uma ingestão adequada de vitamina D: o cálcio é absorvido pelo organismo e utilizado apropriadamente apenas quando há quantidade suficiente de vitamina D;

02 – Consuma alimentos enriquecidos com cálcio, encontrados no leite de soja, leite de amêndoa, leite de arroz, suco de laranja, suco de cranberry, cereais matinais e barras de café da manhã enriquecidas com cálcio;

03 – Pergunte ao seu médico se você não precisa de um suplemento de cálcio;

04 – oma feijão. Ele é rico em cálcio, bem como em proteínas. Uma xícara de feijão cozido tem 154mg de cálcio;

05 – Pare de beber refrigerantes. A bebida aumenta os níveis de fosfato no sangue e afeta os níveis de cálcio dos ossos, além de impedir a absorção de cálcio novo pelo organismo;

06 – Coloque o salmão enlatado na dieta: 75g de salmão enlatado contêm 181mg de cálcio;

07 – Aveia é essencial, uma xícara de farinha de aveia fornece de 100mg a 150mg de cálcio;

08 – Invista nas oleaginosas: amêndoas e castanha contêm cerca de 100mg de cálcio por porção;

09 – Beba seu café com leite de soja;

10 – Coma mais vegetais: espinafre, brócolis e outros vegetais folhosos na cor verde-escuro são especialmente ricos em cálcio, fornecendo cerca de 100mg de cálcio por porção.

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2 Comentários

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ana 26 de julho de 2017 - 11:25

Boas dicas.

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Marluce 25 de julho de 2017 - 18:24

Mto

Bb obg pela belíssima informação.

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