fbpx

Dez temperos naturais que podem substituir bem o sal

Por Maya Santana

Rica em potássio, a cebola realça o sabor dos alimentos e previne problemas circulatórios

Rica em potássio, a cebola realça o sabor dos alimentos e previne problemas circulatórios

O excesso de sódio faz mal à saúde e por isso, não à toa, ele acaba sendo vilão para aqueles que desejam manter uma alimentação equilibrada. Presente em diversos alimentos e principalmente no sal, a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que o consumo diário de sódio não ultrapasse 2.400 mg, o que representa 6 gramas de sal. Pesquisas recentes apontam, no entanto, que no Brasil o consumo de sódio chega a ser mais que o dobro recomendado pela OMS. Para Cintia Azeredo, nutricionista da Vita Check-Up Center, com medidas simples é possível, no entanto, reduzir o consumo de sódio. “É possível, por exemplo, trocar o sal por temperos naturais, uma vez que estes não trazem danos à saúde e podem gerar inúmeros benefícios”.

Veja neste artigo do Brasil Post 10 temperos naturais listados pela especialista que podem substituir o sal e fazer bem à sua saúde.

Alho
Além de deixar os pratos muito mais saborosos e combinar com diversos alimentos, o alho possui ação hipotensora, vasodilatadora e sudorífera. Esse tempero também estimula funções respiratórias, reduz a taxa de colesterol total e triglicerídeo no sangue e elimina toxinas e bactérias patogênicas.

O coentro melhora a digestão e previne flatulências

O coentro melhora a digestão e previne flatulências

Cebola
A cebola realça o sabor dos alimentos e também melhora a circulação sanguínea, previne o envelhecimento das artérias e é rica em potássio, que ajuda no controle da pressão arterial. Ela também funciona como aliada no combate a problemas respiratórios e ainda combina com quase todos os tipos de pratos.

Gengibre
O gengibre tem ação digestiva, diurética, antitrombótica, antidepressiva, antisséptica. Ele funciona como estimulante da circulação geral e cardiovascular. O gengibre pode ser usado na preparação de sucos, mas também para dar sabor a caldos, sopas e cozidos, sendo descartado no final do cozimento. Clique aqui para ler mais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

2 × 1 =