fbpx

Sexo depois dos 60 anos é essencial para a saúde física e mental

Por Maya Santana

Sexo após os 60 é fundamental para a saúde física e mental de homens e mulheres

Sexo após os 60 é fundamental para a saúde física e mental de homens e mulheres

Muito boa esta entrevista feita pelo Dr. Dráuzio Varella com a Dra. Carmita Abdo, médica psiquiatra e coordenadora do grupo de sexualidade do Instituto de Psiquiatria da Universidade São Paulo. Joga por terra a crença de que sexo é coisa de gente até 60 anos. Não é.

Leia a entrevista, publicada no site drauziovarela.com.br:

Muitos acham que fazer sexo é característica da juventude, quando muito da maturidade, e que a atividade sexual inexiste a partir de determinada faixa etária. Em geral, admite-se que nos homens, lá pelos 60 ou 70 anos, ela declina e, depois, desaparece de vez. Em relação às mulheres, a crença é que o fenômeno seja ainda mais precoce. A moral vigente durante séculos reforçou o mito de que o momento da menopausa e a consequente perda da capacidade de gerar filhos marcavam o fim do interesse sexual feminino.
Hoje, já existe a comprovação de que esses conceitos estão completamente equivocados. Do ponto de vista médico, o papel da sexualidade após os 60 anos é de fundamental importância para a saúde física e psíquica de homens e mulheres mais velhos. Qualquer disfunção nessa fase da existência merece ser avaliada com cuidado, porque pode ser sinal indicativo de outros problemas de saúde, como diabetes e hipertensão.

Drauzio – Com o passar dos anos, o sexo adquire outras características. O que caracteriza fundamentalmente o comportamento sexual a partir dos 60 anos?

Carmita Abdo – É um sexo mais tranquilo, próprio de quem já conviveu vários anos, tem muita intimidade e carinho pelo outro além de um conhecimento mútuo bastante grande. É um sexo menos arrojado, porém extremamente válido e importante para a manutenção da saúde. E vice-versa: fazer sexo nessa fase da vida significa ter saúde, pois, quando a sexualidade passa a ser assunto problemático, é um sinal de alerta para que outros aspectos da saúde sejam investigados cuidadosamente.

Drauzio – Você mencionou esse sexo maduro e amoroso de pessoas que têm o privilégio de compartilhar a vida sexual durante muitos anos, mas isso é privilégio de poucos. O mais comum é existir rancor entre as pessoas que viveram juntas muito tempo. Nesses casos, o sexo quase sempre desaparece do relacionamento. Como você vê esse tipo de situação?

Carmita Abdo – Difícil falar de sexo de quem conviveu muito tempo sem falar de afeto. Esses dois elementos acabam se misturando e isso provoca uma complexidade maior no relacionamento. Se o casal levou uma vida cheia de rancores, mal-entendidos e conflitos, é lógico que, depois de 30, 40 ou 50 anos juntos, os dois terão pouca disposição para um contato tão íntimo quanto o sexual, porque mal toleram conviver lado a lado. Em compensação, se o casal teve uma vida de aproximação, cumplicidade e companheirismo, nessa etapa o sexo permanece como que coroando o relacionamento. Como já disse, é um sexo suave, bem menos frequente, porque a necessidade é menor do que na juventude. Um garoto de 18 anos, por exemplo, consegue manter várias relações no mesmo dia. Já um senhor de 60, 65 anos tem necessidade de um relacionamento a cada semana, ou a cada dez ou quinze dias, frequência essa determinada também pelo interesse da esposa que costuma ser abrandado com o decorrer do tempo.

Drauzio – Não se mais se discute que a entrada de sangue no pênis e a ereção dela resultante fazem parte de um mecanismo que ajuda a preservar todo o sistema. É possível que haja mecanismos semelhantes em relação aos genitais femininos. Será que a redução na frequência da atividade sexual não vira uma bola de neve que faz reduzir ainda mais essa frequência?

Carmita Abdo – Observa-se que quanto maior a frequência das relações, mais aptos os genitais se apresentam para o ato sexual, inclusive nas mulheres. A atrofia e a secura vaginal são mais pronunciadas naquelas que evitam o sexo ou têm poucas relações sexuais. Já as que se mantêm ativas têm melhor lubrificação e mucosa da vagina mais espessa. Dessa forma, não é exagero dizer que o ato sexual é uma proteção para os órgãos genitais e para o organismo como um todo.
No entanto, é preciso ressaltar que muitas vezes não existe um problema genital nem com a sexualidade. É muito comum, por exemplo, a depressão abater as pessoas nessa fase da vida. A mulher, que está aposentada ou nunca trabalhou fora, de repente se sente sem nenhuma função porque os filhos casaram ou foram morar sozinhos. O marido continua ativo ou não demonstra interesse por ela. Tudo isso somado faz com que perca o entusiasmo pelo sexo. Melhorar seu estado de humor é fundamental para reverter esse processo. Clique aqui para ler mais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

vinte − três =

132 Comentários

Avatar
Angela Maria silva vale 26 de agosto de 2018 - 21:42

Me chamo angela tenho 54 anos meu marido tem a mesma idade sou muita fogosa ele não acha normal eu com essa idade ter todo ese fogo ele sempre dando uma desculpa pra não fazer sexo comigo, e eu não acho que ele teja bem não consigo entender com a idade dele..ele não ter mas vontade em sexo somos casados há 29 anos não sei mais o que eu faço?

Responder
Avatar
Mario 3 de setembro de 2018 - 08:24

Mais ele parou de vez ou vcs fazem de vez enquando? mariodasilva164@gmail.com

Responder
Avatar
Valdi MS 20 de fevereiro de 2019 - 23:22

Tenho 55 anos.. sou separado.. sem vícios.. não tenho problema sexual algum.. valdi.dc@hotmail.com .. campo grande-ms.

Responder
Avatar
Ana 15 de abril de 2018 - 07:11

Eu tenho 37 anos meu marido 65 e fazemos amor todos os dias antes de dormi e pela manha e sempre temos a oportunidade a tarde quando nosso filho de 4 anos estuda amo fazer sexo com o meu marido e espero que continue assim por muito tempo ele nem aarenta ter a idade dele pois se cuida malhando e nao tem vicios

Responder
Avatar
carlos coutinho 22 de maio de 2018 - 13:58

28 anos mais nova, até eu que sou mais bobo….rsrsrsrs

Responder
Avatar
Sara 28 de março de 2018 - 19:25

Tenho 60. Mas pareço bem menos. Me masturbo frequentemente. Tenho muita tesão. Meu esposo não tem ereção . Tenho muita vontade de transar com rapaz jovem.Sou de Brasília.

Responder
Avatar
Marcos 29 de março de 2018 - 16:57

Meu nome é Marcos.
Me escreva Sara,meu e-mail é marcosmendesrocha2018@gmail.com
Fico no aguardo,bjs

Responder
Avatar
carlos coutinho 22 de maio de 2018 - 13:57

Sarah? Moro em SP, sou bonitão, viuvo e moro só. De repente…? coutinhocarloskafer@gmail.com

Responder
Avatar
jordan 18 de junho de 2018 - 00:51

Envie seu contato Sara, pois quem sabe ñ podemos ajuda-la. Aguardo retorno. Tenho 32 anos.

Responder
Avatar
Márcia 27 de janeiro de 2018 - 14:50

Oi sou casada tenho 57anos e meu marido tem a mesma idade 57anos já vai para 2 mês que não mantemos mas relação sexual pois quando vamos fazer o pênis dele não funciona ele dis que gozou não não sempre mentindo e fala que sou eu que deixo ele sem equilíbrio tenho minha vontade e ele não quer saber só dia que eu tenho que compreender por favor ajudami não aguento mas brigado com ele falo que e outra mulher ele jura que não ele não se ajuda por isso que eu acho que tem mulher ele está tranquilo em tudo como se não esta acontecendo nada ajuda a entender melhor estou aponto de tomar remédio para dormir pois fico acordado dormo uma 2 horas e não consigo mas estou me estresando com esta situação aguardo uma resposta obrigada

Responder
Avatar
eu 8 de fevereiro de 2018 - 01:40

separa dele querida.
pronto

Responder
Avatar
Junior 3 de maio de 2018 - 12:52

Ola podemos conversar por email ? hudosnt2018@gmail.com meu nome e junior 🙂

Responder
Avatar
carlos coutinho 22 de maio de 2018 - 13:56

Fale com todas as letras que ele não está cumprindo o papel de marido e vcs juntos vão ao urologista para ele controlar a ereção e ejaculação…

Responder
Avatar
Sonja McDonell 24 de janeiro de 2018 - 06:30

Sou Sonja McDonell, comissária de bordo da Swiss Airlines, 23, com 13 cidades no exterior e muitas fantasias em casos de emergência. Eu raramente tenho um problema no Rio de Janeiro com mulheres, com 40 anos e mais. Todos estão fascinados com minhas fantasias. Minha primeira foi a Gisela, de 52 anos, proprietária de um grande salão de cabeleireiro feminino e fez coisas comigo, o que é bastante incomum. Antes de ir trabalhar no início da manhã, ela me deu 100 BRLs e ela me disse, para me recomendar seus clientes. Fiquei muito entusiasmada com a oferta dela. Eu disse a ela, eu vou sentar-me nas mesas e eles podem entrar no meu quarto 305. Agora agora, 2-3 do sábado à tarde até a manhã de domingo.
sonjamcdonell@yahoo.com

Responder
Avatar
Laura figueiredo 3 de janeiro de 2018 - 12:57

Meu marido tinha 59 anos quando sofreu 02 derrames eu tinha na época 49 anos e a cada dia ele perdia a vontade do ato sexual ate que com 63 anos não teve mais ereção do pênis.Não foi por mim pois sempre fui uma esposa dedicada e gostavamos de fazer sexo.Tentou o Viagra mais não funcionou então o que fazer simplesmente se eu depender do sexo para manter minha saude infelismente não posso.

Responder
Avatar
Marinho 4 de janeiro de 2018 - 08:17

Bom dia Laura,mais agora vcs podem se adaptar ao sexo oral que é muito bom tbem,e tbem existem varios brinquedinhos que vcs tbem poderiam usar,eu sei que nada e igual a um pênis de verdade mais ja ajudaria muito vcs. Se quizer conversar a respeito meu e-mail é mariodasilva164@gmail.com

Responder
Avatar
valdo 29 de dezembro de 2017 - 19:59

Olá Pessoal,

Achei interessante os comentários, tenho 56 anos adoro fazer sexo com mulheres de 50 a 70 anos. Tenho uma companheira de 70 mais não gosta mais de sexo, pois reclama que machuca, devido a lubrificação e já tentamos de todas as formas mais é tempo perdido. Ate hoje ainda não tive problemas com a perda de ereção, pois fico uns 45 minutos nas preliminares rolando de tudo que dá prazer ate a companheira gozar e depois vamos aos finalmente. Quando mais jovem fodia de 3 a 4 vezes dia. Adoro sexo e só gosto de mulher acima dos 50 anos que seja limpa cheirosa, hummm é tudo de bom. Gosto de fazer amizade e se a química for boa, quem sabe nos entendemos.

Responder
Avatar
Susette 1 de fevereiro de 2018 - 21:37

Uau

Responder
Avatar
Junior 5 de dezembro de 2017 - 14:00

ola pessoal !

fiquei encantado com os comentarios que li aqui ….. tenho 55anos e tenho uma caso com uma mulher de 71 anos …… vcs nao imaginam como era maravilhoso nossas relacoes …. pena que tudo acabou .pois ela morar com a filha nos EUA … que pena ! sou de sao paulo capital e gostaria de encontrar alguem como ela nesta faixa etaria para nos conhecermos … fico no aguardo meu email : hudosnt2018@gmail.com

abracos 🙂

Responder
Avatar
lena 28 de outubro de 2017 - 19:24

TENHO 57 ANOS E MEU MARIDO TEM 41 ANOS, FAZEMOS SEXO TODO DIA E UMA DELICIA SENTIMOS PRAZER JUNTOS……..ADOROOOO

Responder
Avatar
Mario da silva 1 de novembro de 2017 - 09:31

QUE MARAVILHA EM LENA, VC COM SEUS 57 ANOS AINDA COM MUITO TESÃO, FAZER TODO DIA E BOM DEMAIS NÉ, SEU MARIDO DEVE SE SENTIR NAS NUVENS COM UMA MULHER ASSIM mariodasilva164@gmail.com

Responder
Avatar
carlos coutinho 22 de maio de 2018 - 13:51

Lena? Vc tem alguma irmã solteira? rsrsrsrs

Responder
Avatar
Fernanda Cintra 23 de outubro de 2017 - 10:09

Olá! Tenho 48 anos e meu esposo 55. Há uns cinco anos atrás nossa vida sexual declinou. Tenho muito desejo mas meu marido simplesmente não quer sexo, é como se isso não existisse pra ele. Não sou uma mulher feia, nao aparente a idade que tenho, me cuido bastante mas mesmo assim ele não tem interesse por mim, vivo recebendo cantadas até de amigos dele. Não sei o que fazer pois sinto falta de sexo, não gosto de masturbação e jamais o trairia. Meu marido bebe muito e é muito estressado. Certa vez achei Viagra no seu carro, ele gosta de novinhas e pede coisas horriveis na cama que eu não faria jamais. Talvez seja isso seu desinteresse, pois não realizo suas fantasias.O que eu posso fazer? Estou viva e quero uma rotina sexual saudável, gosto muito dele e tenho desejo, porém não é recíproco.

Responder
Avatar
MARIO DA SILVA 24 de outubro de 2017 - 08:30

BOM DIA FERNANDA,NÓS HOMENS SOMOS ASSIM MESMO,GOSTAMOS DE INOVAR NO SEXO,SENÃO CAI NA MESMICE,NÃO SEI O QUE ELE TE PEDE NA CAMA,NÃO POSSO JULGAR SEM SABER,MAIS TEM MULHER QUE SÓ FAZ O TRIVIAL E PRONTO,AI O HOMEM ACABA ENJOANDO ENTENDEU,AS VEZES TEM QUE INOVAR PRA DAR UMA APIMENTADA NA RELAÇÃO.

Responder
Avatar
Elias 13 de janeiro de 2018 - 13:14

oii Fernanda , quer conversar?

Responder
Avatar
carlos coutinho 22 de maio de 2018 - 13:51

“Ele pede coisas horríveis que eu não faria jamais“…Hum….É nessa aí que o homem procura outra na rua, mas tem que conversar e chegar em um acordo, e vc conversar com suas “amigas“ e ver se o que ele pede é horrível mesmo, e se suas amigas fazem estas coisas “horríveis“….

Responder
Avatar
Luis 29 de setembro de 2017 - 10:32

Bom dia
SEXO é de fato suma importancia numa casamento.
recentemente fiquei sabendo que uma sobrinha 21 de uma amiga, namorava um rapaz 45 e disse LEGAL!!
Porem, sou um tanto critico qto a diferença de idade
Acredito que 14 anos seja uma diferença significativa.
Tanto que no site POF, mulheres com essa diferença, nem penso, dispenso.
Fico com receio de chegar numa determinada idade, e virar irmao, enquanto a outra ainda ferve de desejo. kkkkk
Bom tenho 1.77m, 78kg, nunca frequentei academia e tenho um corpo e uma saude abeçoada por Deus.
Ate hoje aguardo os cabelos brancos.
Com os comentarios aqui, comecei a ver que existe a regra que supunha e a realidade que desconheço.
Foi muito bom, saber da experiencia de vcs.
Eu nao consigo ficar 40 minutos sem chegar ao fim kkkkk
A primeira sao em torno de 25m, e ela chega facil nos primeiros 8 minutos, 15m e juntos aos 25m
A segunda viagem sim chega perto do 30m, mas ela cansa antes.
Infelizmente meu unico desejo é casar, na aprendi a namorar, aprendi a cuidar, andar lado a lado, agregar e fazer sorrisos virarem felicidades na minha vida.
Uma hora encontro alguem que queira isso tb; ter uma familia

Prazer
Obrigado

Responder
Avatar
Ana Maria 21 de julho de 2017 - 22:22

Tenho 50 anos. Sou muito ativa, pratico exercícios e me sinto cheia de vida. Meu namorado, 57. Eu sempre preciso tomar a iniciativa no sexo. Será que ele não tem interesse?

Responder
Avatar
Mario da silva 23 de julho de 2017 - 01:34

No passar dos anos e normal a libido diminuir mesmo.
Mas quando vc toma a iniciativa ele comparece?
Ele tem uma ereção normal?

Responder
Avatar
carlos coutinho 22 de maio de 2018 - 13:48

Tem homem que é devagar mesmo….rsrsrsrs

Responder
Avatar
neo 8 de maio de 2017 - 17:52

Tenho 46 e meu marido 49 ,isso não acontece com frequência e o que ouço a mesma cousa de casais amigos mais jovens. Tem alguma coisa errada…

Responder
Avatar
neo 8 de maio de 2017 - 17:47

Povo mentirosooo,kkkkk

Responder
Avatar
Magda 25 de abril de 2017 - 01:22

Eu adorei o artigo tenho 60 anos sou viúva e sinto um tesão inesplicavel eu tenho q me masturbar todos os dias pelo menos duas vezes ao dia, se não fizer fico nervosa comigo mramo será w isso é normal

Responder
Avatar
mario 27 de abril de 2017 - 15:17

Oi Magda sim claro que é normal,seus hormônios ainda estão ativos,e como vc é viúva ai sente falta,a masturbação é boa mais não sacia a vontade.
Vamos conversar a respeito.
Meu e-mail é mariodasilva164@gmail.com

Responder
Avatar
mario 27 de abril de 2017 - 15:19

Oi Magda sim claro que é normal,seus hormônios ainda estão ativos,e como vc é viúva ai sente falta,a masturbação é boa mais não sacia a vontade.
Vamos conversar a respeito.
Meu e-mail é mariodasilva20172018@outlook.com

Responder
Avatar
Lucas 25 de março de 2018 - 04:56

Oi, Magda. Tenho 19 anos e adoro uma coroa.
Me chame no meu email: Curiosando2018@gmail.com

Responder
Avatar
Renato 15 de abril de 2018 - 15:18

Olá tenho 55 me chama no whats. 47-99152-0000

Responder
Avatar
carlos coutinho 22 de maio de 2018 - 13:47

cuidado com o Mario Gavião….ahahahah…

Responder
Avatar
Raúl Ferreira Lopes Ferreira Lopes 23 de abril de 2017 - 09:17

É muito bom o interesse por sexo, de ambos, macho e fêmea. É saudável, é a base da felicidade. No entanto há muita gente frustrada, e eu faço parte desse grupo. Casado há 20 anos, tenho 67 , e não tenho sexo há muitos anos. Vivo sofrendo muito mesmo, não posso aceitar, e não estou em condições de separar. Desde sempre procurei, mas estou com alguém que acha não ser preciso num casamento, para se darem bem. De inicio e sempre se comportou de maneira errada. Beijos, carinhos, de jeito nenhum ! É para transar? vamos tirar a roupa e transar… nunca tive acesso a carícias, nunca me pude aproximar. Rápido acabou o interesse dela, e eu não gosto da maneira como se comportou, e com ela, também não quero. Não sou feliz, por mim seria no mínimo, 2 a 3 vezes por semana. Com muitas carícias, beijos, sexo oral, enchê-la de prazer, e depois completar também para mim. Vivo pelos cantos, completamente em lágrimas, sem saída. Quem tem problemas de erecção, deve ir ao médico, fazer exames, pode ter os níveis de testerona baixos. Tem solução fácil. E também pode dar injecção no pénis, para dentro do canal cavernoso, e terá erecção forte por muito tempo. Por exemplo “caverject 10 ou 20 mg. A agulha é super fina, não doi, é especial para isso. É só ter o cuidado de não ter artérias ou vasos onde coloca a agulha. Outra coisa, não há mulher nenhuma, que não consiga ter orgasmo. Pode ter necessidade de ser ensinada, mas normalmente não, basta a pessoa ao lado saber como fazer. Tudo muito simples…

Responder
Avatar
zulene 29 de maio de 2017 - 22:37

Raul, boa noite…

no seu caso, voce pode chamar sua companheira e conversar com ela ….
No meu caso e mais dificil a pessoa que eu namoro ele tem 67 anos e não tem mais ereção..
boa sorte

Responder
Avatar
carlos coutinho 22 de maio de 2018 - 13:45

mas tem acessórios que podem ajudar, não é Zulene ?

Responder
Avatar
Fernanda Cintra 23 de outubro de 2017 - 11:03

Ah! Se fosse Eu! Aqui em casa é o contrário. Tenho muito desejo mas meu esposo “pendurou as chuteiras” faz tempo, pelo menos para mim. É uma situação angustiante e humilhante pois sexo faz parte de uma vida saudável. E a gente não vai sair por aí procurando alguém. O jeito que tem é abafar o desejo, o problema é que eu tenho sonhos assim do outro mundo e isso não posso controlar. Então amigo não sei o que será de nós

Responder
Avatar
carlos coutinho 22 de maio de 2018 - 13:46

Vá na academia fique com o corpo legal e seja “misteriosa“ com ele, ele vai se interessar rapidinho por vc, vai por mim….rsrsrsrs

Responder
Avatar
jordan 18 de junho de 2018 - 00:47

Envie seu contato Fernanda Cintra, pois quem sabe ñ podemos ajuda-la. Aguardo retorno.
jordefran.albuquerque22@gmail.com

Responder
Avatar
Ana 21 de março de 2017 - 12:59

Tenho 57 anos e meu namorado 56. Fazemos sexo 2 X por semana. Nos encontramos só no fds . É maravilhoso. Ele me completa plenamente.

Responder
Avatar
carlos coutinho 22 de maio de 2018 - 13:43

Outra que tirou a sorte grande…rsrs

Responder
Avatar
Dina Souza 16 de março de 2017 - 23:54

Tenho 69, adoro sexo, mas estou viúva, Gostaria de encontrar um homem na mesma faixa que seja fogoso, pois sou muito fogosa ainda.
Se vc é livre e mora sozinho como eu , vamos nos conhecer? sou uma pessoa do bem, aposentada federal e estou muito solitária.
meu email: komennik@gmail.com
Bjs!

Responder
Avatar
Mario 18 de março de 2017 - 08:48

oii te mandei um e-mail meu nome é Mario

Responder
Avatar
Fabio 18 de abril de 2017 - 15:05

tenho 46 muito fogoso sou do rj se quiser me add no whats 2196963-8544 fabio posso viajar

Responder
Avatar
carlos coutinho 22 de maio de 2018 - 13:42

Vige! Vai chover pretendentes, inclusive de bandidos querendo dar o golpe, na “moçoila“….rsrsrrs

Responder
Avatar
Angela maria 9 de março de 2017 - 23:11

Eu tenho 57 anos meu marido 58 não me procura,e eu estou muito ativa ,gosto de sexo e muito,mas ele é só uma vez por semana,e olha lá, ele diz que pareço uma menina de 20 anos,sempre quero mais ,mas ele nunca consegui mais de uma transa, não o beijo na boca ele vive com mau hálito, e mora eu goste muito de beijar na boca,qd entrei na menopausa me distanciei um pouco mas agora tenho fogo demais,não quero me masturbei, m as td bem eu amo meu marido e não o trairia,mas ele já me traiu

Responder
Avatar
Mario da silva 10 de março de 2017 - 09:49

oi Angela tudo bem,meu nome é mario,tenho 49 anos gostaria de fazer amizade com vc.
Meu e-mail é mariodasilva164@gmail.com

Gosto de bater papo pela internet,me escreva

bjs

Responder
Avatar
carlos coutinho 22 de maio de 2018 - 13:40

Não o traia. E DIGA para ele que vc gosta de beijar na boca e que ele está com mau halito…E leve Halls na hora do rala e rola…

Responder
Avatar
lucimar 17 de fevereiro de 2017 - 16:53

Otimo site.. Realmente encantada com seu artigo

Responder
Avatar
noedes 28 de fevereiro de 2017 - 23:11

olha eu tenho 66 anos gosto de sexo de duas a treis veses por semana mais eu tenho um problema eu devido a doença da minha esposa eu me masturbo to carente pra caramba e a quantidade de esperma diminuiu de uns dois anos praca e normal ,,,mais o desejo comtinua to sentindo falta e de namoro abraços de da e recebe amor pegaçao isto me deixa ate triste

Responder
Avatar
ulene 29 de maio de 2017 - 22:25

ola boa noite ..
Isso e muito chato , eu tenho 51 anos meu namorado tem 67 e ele ja não tem mais ereção …
isso me deixa muito chateada mais entendo, parei para fazer uma buca se e normal.

Responder
Avatar
Susette 1 de fevereiro de 2018 - 21:04

Oi tambem tenho o mesmo problema,vamos conversar!

Responder
Avatar
Susette 2 de fevereiro de 2018 - 14:04

Como podemos nos falar

Responder
Avatar
carlos coutinho 22 de maio de 2018 - 13:39

Fale com ela sobre sua necessidade…

Responder
Avatar
Viviane 9 de fevereiro de 2017 - 11:14

sou casada a 14 anos eu com 34 anos meu marido com 55 e a gente se da muito bem em tudo. principalmente na cama.

Responder
Avatar
Paulo sergil 1 de maio de 2017 - 17:19

Moro em Fortaleza tenho 29 anos

Responder
Avatar
Paulo sergil 1 de maio de 2017 - 18:21

Moro em Fortaleza tenho 30 anos procuro amor chega no zapi 989579867

Responder
Avatar
carlos coutinho 22 de maio de 2018 - 13:38

Tirou a sorte grande.Parabéns.

Responder
Avatar
Livia 15 de dezembro de 2016 - 14:56

Tenho 36 anos sou casada a 20anos meu marido tem 50 anos não beija na boca nao sabe da carinho acha que so usar a ferramento e pronto vida sexual um horror

Responder
Avatar
Elias 13 de janeiro de 2018 - 12:58 Responder
Avatar
carlos coutinho 22 de maio de 2018 - 13:37

Fale para ele o que vc quer, que ele fará. Vcs mulheres ficam quietas e não sabem se expressar…rsrsrsrs

Responder
Avatar
jordan 18 de junho de 2018 - 00:40

Envie seu contato Livia, pois quem sabe ñ podemos ajuda-la. Aguardo retorno.

Responder
Avatar
Fernando Almeida 10 de novembro de 2016 - 23:51

Tenho 65 anos e minha esposa 45, com muito prazer fazemos sexo 2 a três vezes por semana, e somos muito felizes, espero continuar assim por muitos anos, se Deus quiser.

Responder
Avatar
Flor 18 de janeiro de 2018 - 11:13

Formidável parabéns ao senhor é a sua esposa eu tenho 52 anos e adoro sexo por mi também fazia o mesmo mas o meu marido tem 57 anos nem sei o que se passou desde o mês de agosto que não fazíamos sexo, mas desde domingo não sei o que se passou já fizemos duas vezes espero que continue assim adoro sexo e faz bem à saúde.

Responder
Avatar
MEL 2 de novembro de 2016 - 12:30

OLA TENHO HOJE 55 ANOS VIUVA, MENOPAUSA AOS 34 ANOS AOS QUARENTA NAO TINHA VONTADE NENHUMA DE FAZER SEXO PERTO DOS 50 ANOS VOLTOU COM FORÇA TOTAL DOS MEUS 14 ANOS ATÉ AGORA
VIVO 24 HS COM VONTADE DE FAZER SEXO……….BJOSSSSSSSS………….

Responder
Avatar
José 11 de novembro de 2016 - 07:14

Que linda. EU aqui com muito desejo de fazer sexo. Mas minha esposa só sabe me mandar embora, acho que vou ter que procurar fora continua assim muito bom e prazeroso

Responder
Avatar
carlos coutinho 22 de maio de 2018 - 13:36

Fale para ele que vc não está feliz e descontente com o desempenho dele, vc já falou isso para ele? não né? rsrsrs

Responder
Avatar
Vinicius 15 de março de 2017 - 13:25

Nossa encantado. Me add no zap. 21986409142

Responder
Avatar
Denir 7 de janeiro de 2018 - 09:39

Só falta nos encontrarmos Brasília

Responder
Avatar
Renato 15 de abril de 2018 - 15:15

Me chama no whats 47-99152-00000

Responder
Avatar
Marina 18 de outubro de 2016 - 02:58

Acho que, em se falando de sexo, as pessoas costumam contar muitas vantagens. Também fiquei muito pasma com os comentários, e bastante cética. Acho que sexo, após alguns sete ou oito anos de vida a dois, já não é mais tão interessante para a grande maioria dos casais, daí tantas separações dentro deste período. Mas manter-se sexualmente ativo/a com certeza deve contribuir para a saúde física e mental. Porém é um enorme desafio conseguir fazer isso dentro de relações longas, ainda mais com certa idade devido à secura vaginal e ao pênis que já não se mantêm erétil. Sei não, mas muitos aí me parecem ter performance melhor que meninos e meninas de 18, mesmo com idade bem avançada. Sou sincera, e confesso que nem de perto tenho o mesmo desempenho que tinha quando jovem. Estou com 46 anos.

Responder
Avatar
Morena 12 de outubro de 2016 - 06:35

Nossa, estou pasma com os comentários, tenho 21 anos de idade, 6 anos de casada, meu esposo tem 29 anos, e ja não fazemos mais sexo como antes, ele não se importa em mim satisfazer, dificilmente fazemos sexo, chego a ficar um mês ou dois sem fazer, eu pirro e ele continua na ” lerdeza” é como falaram ai num comentário, sem Beijo e sem carinho não da, fico na vontade por muito tempo e quando rola não me satisfaz, não sei mais o que fazer.

Responder
Avatar
Paulo da silveira lopes 25 de dezembro de 2017 - 16:28

Eu gosto de coroa mas porque vc não pede um homem pra ele

Responder
Avatar
Maria de Lourdes dos santos 3 de novembro de 2018 - 02:46

Oi tenho 67 anos tenho muito tesao sou viuva me mastubo muito

Responder
Avatar
Daniel 24 de novembro de 2018 - 21:26

Amo coroas ascima de 50 anos sou carinhoso educado 045999280206

Responder
Avatar
Elder 25 de janeiro de 2019 - 08:35

Olá Maria amo Mulheres maduras me manda um e-mail podemos conversar melhor…Bjs elderrego01@gmail.com

Responder
Avatar
Elias 13 de janeiro de 2018 - 12:54

Oiii Morena dias.03@hotmail.com

Responder
Avatar
Renato 15 de abril de 2018 - 15:02

Meu Instagram renatokoslowski. Me chama para conversar.

Responder
Avatar
carlos coutinho 22 de maio de 2018 - 13:34

Fale para ele que vc não está feliz e descontente com o desempenho dele, vc já falou isso para ele? não né? rsrsrs

Responder
Avatar
jordan 18 de junho de 2018 - 00:32

Envie seu e-mail, pois podemos conversar e ajudar vc.

Responder
Avatar
janaina 10 de outubro de 2016 - 10:57

Ola,meu companheiro tem 76 anos e eu 43,temos uma vida de companherismo e muito amor,e levamos isso para nossa cama,transamos 3 a 4 vezes por semana e ele da super bem a conta do recado,dizemos que a cama e nosso termometro que nossa vida de casal anda muito bem obrigada,vivemos felizes acho que esse e um dos segredos para que a vida sexual ate mesmo depois de um idade fique super bem.

Responder
Avatar
Márcia 8 de setembro de 2016 - 23:37

Tenho 44 anos, sou casada há 3 anos com um homem de 66 anos, por sexo 3 vezes por dia, sinto muita falta, ele sexo 1 vez no mês, vivo frustrada

Responder
Avatar
Mario da silva 26 de dezembro de 2016 - 08:32

Me chamo Mario tenho 50 anos solteiro a 3 anos.
Sou de são paulo capital.
sou bastante ativo no sexo,procuro mulheres de 50 anos até 65 para ficar de vez enquando
tenho muita vontade de fazer com uma de 60 ou 65 anos,nunca fiz com uma dessa idade,eu gostaria muito.
vc mulher viúva que esta necessitando de um sexo de vez em quando mande e-mail sou sigiloso,limpinho cheiroso,tudo por minha conta.
me escrevam.
mariodasilva164@gmail.com

Responder
Avatar
Mario da silva 27 de dezembro de 2016 - 07:41

oii

Responder
Avatar
Fernanda 28 de dezembro de 2016 - 11:56

Tenho 64 anos adoro fazer sexo, mais moro no Maranhão.

Responder
Avatar
Mario da silva 28 de dezembro de 2016 - 14:03

Que delicia,adorooooo mande e-mail pra mim amor vamos ser amigos

Avatar
Fabio 18 de abril de 2017 - 14:33

hum tenho 46 anos sou do rio adoro sexo demais tb se quiser me add no zap 2196963-8544 sou homem de bem e tenho caráter

Avatar
gerson de oliveira santos 16 de agosto de 2018 - 17:07

gostaria muito que vc morasse em salvador ba, pois vc preenche satisfatoriamente minhas vontada.gosto muito de fazer sexo, apesar da minha idade 75 anos

Avatar
jones 29 de dezembro de 2017 - 15:49

Márcia,fale converce com seu esposo ´ja que ele não consegui mais fazer sexo e voçe fica com muita vontade,e se os dois se ama,converse com ele,para arrumar um amante,só para te satisfazer,tenhe muitos comedores de casadas,vai no motel mete e volta pra casa,isso não é gaia não,quando os dois conbinam,eu estou com 60 minha esposa com 42,e parece ter muito menos,eu estou com pouco desejo sexual,e ela muito fogosa,ai eu conversei com ela,em arranjá um comedor pra ela no começo ela ficou braba,ai eu comecei mostrando na net os casais liberais,que isso não era traiçoes,quando os dois se amam e conversam,ai ela aceitou,coloquei um anunçio,ai o cara ligou,nós conversamos,é um negro de 49 anos,muito boa pessoa ele é casado e responsavel, eles no começo iam para o motel,mais depois pegamos confiança nele,ele come minha esposa em nossa casa,ele chega como qualque amigo,os vizinhos ver ele tocando na cigarra,eu vou atender,ele entra ninguém desconfia,ele come ela bem gostoso,ele é muito carinhoso com minha esposa,muito higienico,ela chupa dar a buceta e o cú,ele faz completo e somos muitos felizes,quando ela está com vontade é só ligar que ele venhe,né melhor que botar gaia nas escondidas,porque mulher quando está com vontade,não consegui se segurar não,um dia ou mais dias ela dar a outro nas entocas,já vir muito isso,até as esposas evangelicas de vejo enquando corre um boato o pastor está comendo irmã tal,é pastor é amigo de trabalho,é vizinho,eu acho na minha opinião é melhor do jeito que eu faço com a minha,um abraço para voçes,e deixem um comentario o que acham maridos e esposas.

Responder
Avatar
Elias 13 de janeiro de 2018 - 13:26

OIII mARCIA , PODEMOS CONVERSAR ?

Responder
Avatar
carlos coutinho 22 de maio de 2018 - 13:32

Tem que conversar com ele (SEU MARIDO), Márcia.

Responder
Avatar
Iose Manuel 4 de novembro de 2018 - 01:15

Olá gostava de falar consigo

Responder
Avatar
Carlos cesar 19 de julho de 2016 - 09:47

Tenho 57 e sexo pra mim no minimo duas vezes ao dia, chegamos a este acordo. Se a mulher permitisse seria 3 ou 4 . . nos dias fogosos ela deixa Eu fazer 4 a 5 vezes ao dia, ela me atrai muito (29 anos) e sempre que estou ao seu lado fico exitado . . . Otras mulheres não me causam isto . . Será vício? excesso? pra mim é normal, vou a academia, faço musculação, tenho físico forte, sem barriga, alimentação saudável exceto que amo comer PIZZA uma vez a semana . . .
Consulto médicos e cardiologistas anualmente, tomo remédio pra pressão diariamente, para colesterol também.
Recebi o resultado dos meus exames de sangue e todos ótimos!

Responder
Avatar
Maria Elisabete Ribeiro Correa 4 de julho de 2016 - 20:58

Eu tenho 46 anos e meu marido 59 mas ele só faz sexo uma vez por semana e olhe lá as vezes acho que ja perdeu o interesse por mim. E as vezes não levanta e eu gosto pois estou muito nova para não ter mas um vida sexual ativa.

Responder
Avatar
jordan 18 de junho de 2018 - 00:42

Envie seu contato Maria Elisabete, pois quem sabe ñ podemos ajuda-la. Aguardo retorno.
jordefran.albuquerque22@gmail.com

Responder
Avatar
Ivo 23 de maio de 2016 - 21:46

Casamos ela com 19 eu com 23 durante o primeiro ano fazia- mos sexo 3 vezes por dia depois vieram os filhos mas continuamos fazendo sexo 1 vez por dia com o passar dos anos foi diminuindo ,mas sempre esperava ela ter orgasmo para depois eu também obter o orgasmo até os sessenta anos acho que só falhei uma 3 vezes.Agora tenho 69 a minha ereção esta boa posso ficar fazendo sexo por 40 minutos. a minha esposa esta com 64 mas ela não tem mais muita vontade de fazer sexo eu fico sempre insistindo tem vezes que ela ainda consegue obter orgasmo, e eu nem sempre consigo também. Não bebo e nem fumo ela também não, a sua vagina não lubrifica mais, ela não gosta muito de usar gel, então quando estou bem lubrificado com o meu pênis até que funciona, mas ficamos nos prometendo fazer sexo ,mas vai ficando de um dia para outro as vezes passa um mês acho que a mulher perde a vontade de ter sexo antes do homem temos 5 anos de diferencia
mas depois de ler todas as matérias sobre a idade vou tentar convencê-la a tentar pelo menos uma vez por semana

Responder
Avatar
erriene17@hotmail.com 12 de abril de 2017 - 15:21

Eu tenho 40anos meu marido tem 70anos ele nao ta mais conseguido fazer sexos e pode ta na hora q abaixa como faso pra te um prazer tanguilo se abaixa na hora h

Responder
Avatar
carlos coutinho 22 de maio de 2018 - 13:30

ele tem que consultar um urologista…

Responder
Avatar
Fatima 15 de março de 2016 - 10:08

tenho 56 anos e meu marido 66, a muito tempo nao nos relacionamos… uma pena pois enquanto durou foi bom! mas aos poucos o encantamento foi se acabando, ele nao me beija mais a muito muito tempo, uma queixa minha de uns 20 anos ja… (beiijo na boca), ai acho complicado transar sem se beijar, por muitos anos, como precisava me satisfazer permitia… mas hj nao consigo mais, apesar de sentir falta… gosto dele, mas nao sinto mais o que achei que fosse nos seguir pro resto da nossa vida, paixao…

Responder
Avatar
carlos coutinho 22 de maio de 2018 - 13:29

Fatima? Vc já pediu para ele te beijar na boca? Nós homens, não temos “bola de cristal“ para adivinhar o que vcs mulheres estão pensando….

Responder
Avatar
Antônio Siqueira 6 de dezembro de 2015 - 23:13

Tenho 70 anos minha mulher 50 nos trabalhamos dançamos viajamos fazemos sexo duas a três vezes por semana tenho boa saúde vida normal

Responder
Avatar
Flor 20 de janeiro de 2018 - 14:47

Quem me dera que o meu marido fosse assim parabéns aos dois

Responder
Avatar
jordan 18 de junho de 2018 - 00:35

Envie seu e-mail, pois quem sabe ñ posso ajuda-la.

Responder
Avatar
Jose Carlos 4 de outubro de 2015 - 19:54

TENHO 70 ANOS, POR MIM FARIA DE 8 A 9 VEZES AO MÊS, MAS, MINHA MULHER COM 70 ANOS SÓ CONCEDE UMA VEZ POR SEMANA, CHEGA AS VEZES FICAR 10 DIAS, EU ACREDITO QUE ELA PRECISARIA CONSULTAR UM ESPECIALISTA, ACABO POR SONHAR E EXPELIR ESPERMA DORMINDO. TO FERRADO NESSA.

Responder
Avatar
Cesar 13 de novembro de 2017 - 17:17

O importante é estar bem e com desejo de fazer sexo, quando a parceira não quer, fica mais difícil controlar, vale a pena buscar plano b.

Responder
Avatar
carlos coutinho 22 de maio de 2018 - 13:28

mulher devagar é “problema“…boa sorte

Responder
Avatar
Gilcemar 3 de novembro de 2018 - 23:56

E só marcar com migo 998686202so ligar tenho 40anos sou casado com responsabilidade.

Responder
Avatar
Anelize (fictício) 4 de janeiro de 2015 - 08:39

Parabéns pelo artigo!
Achei excelente: linguagem simples, abrangente e, acima de tudo, otimista sem deixar de ser realista.
Um artigo que passa confiabilidade, tendo grandes chances de impulsionar as pessoas a buscar soluções/alternativas para sair da inércia erótica/sexual que, por ventura, possam estar vivenciando na faixa etária superior aos 50 anos.

Tenho 55 anos e meu companheiro 63 e,há algum tempo, estamos sofrendo um forte declínio na vida sexual. Eu, talvez,em consequência ao desinteresse dele.
Estamos agora “dando um tempo” p/tentar sentir/descobrir o que esta acontecendo conosco: se não existe mais amor,por que o tesão acabou….
Agora só nos resta acalmar nossos corações,rogando que a Energia do Universo nos ilumine e mostre o caminho a seguir.

Responder
Avatar
pfnaza@hotmail.com 21 de maio de 2017 - 13:25

Amiga, faça-o interessar-se!!!! Minha esposa entrou na menopausa precocemente (ainda jovem,jovem). fazendo-me me “reeducar” sexualmente. Com isso quero dizer que hoje tenho que esperar bastante para que ela entre no prazer total. Quase que desisti, mas achei que “ganharia” mais se entendesse o problema dela. Tesão não acaba nem quando alguém acha que o amor acabou!!!! Tenho 67 e ela 63. Não desista!!! Abraço!

Responder
Avatar
romeu 6 de novembro de 2014 - 11:00

tenho 64 anos,garanto.ate o momento me sinto normal,é logico,com pouco menos freguencia. alem de ser uma relação muito demorada,digo,, duro em media para me satisfazer uns 40 minutos, nao sei se é bom ou ruim,mas é o que acontece . kkk espero continuar assim por bons anos ainda.

Responder
Avatar
EDUARDO 17 de março de 2016 - 20:50

Quarenta minutos?

Meu amigo, você realmente é praticante do “tantra”, bom ou ruim não sei te dizer! mas eu levo da ereção a ejaculação, em torno de ao minutos no máximo e tenho 57 anos.

Responder
Avatar
Carlos 20 de outubro de 2016 - 16:03

Ele não é praticante de tanta nenhum pois o homem tantrico leva no mínimo 2 horas para ejacular menos tempo do que isso para quem pratica o tantra e considerado ejaculação precoce.

Responder
Avatar
Raimundo Lopes de Souza 19 de abril de 2016 - 08:37 Responder
Avatar
camila 11 de agosto de 2014 - 00:28

meu namorado tem 56 anos de idade, eu tenho 20 anos ele e um maxímo na cama, eu moro em uma cidade, ele e outra, queria saber quanto tempo ele pode passar sem sexo?

Responder
Avatar
Clara 18 de julho de 2017 - 19:34

O meu tem 65 vai fazer 66esse ano eu 26ele é o melhor.

Responder
Avatar
Andre 7 de setembro de 2019 - 21:55

Andre de Brasília eu tenho 57 anos eu faço sey todos os dias meu zap e 999179198

Responder
Avatar
Andre 7 de setembro de 2019 - 21:52

Ola eu tenho 57 anos eu adoro tranza todos os dias quando eu não tranzo eu tenho que mastubar duas vezes al dia eu moro em Brasília meu zap e 999179198 andre

Responder
Avatar
Valmir Pereira dos Santos 9 de junho de 2014 - 14:02

Eu tenho 61 anos de idade, e gosto de fazer sexo dia sim, dia não!
Isso é normal Doutor? Não sei até quando! Mas até agora, não tenho.
Feito vergonha na cama não! Alguma mulher tem duvida?…
Vendo essa sua matéria eu gostei muito dela, temos que está atualizado.
Me tudo que nos rodeiam não é verdade? E procurar conhecer melhor
Os nossos hábitos é muito bom e saudável.

Responder
Avatar
Francisco de Paula 4 de abril de 2017 - 17:22

tenho 67 anos. Estou broxa. Não sei o que fazer:
me aposentei faz dois anos, mas trabalho menos, porque gosto que faço, não por necessidade. Minha esposa tem 60 anos. Somos casados a 40 anos. Tentou duas vezes e amoleceu. Fiquei muito aborrecido. Acredito que ela também. Sinto qu ela tem desejos.
não tenho doenças. Apenas pressão alta mas controlada. Estou acima do peso (gordinho), mas isso nunca atrapalhou.
um conhecido me indicou para tomar viagra. Estou com receio pois sou cardiaco.
gostaria de orientação.

Responder
Avatar
pfnaza@hotmail.com 21 de maio de 2017 - 13:08

Amigo, há medicamentos que realmente matam. Tenho 67 anos, sou hipertenso, mas não preciso tomar medicamento para ter relação sexual. Entretanto de vez em quando uso um simples pedaço de Citrato de Sildenafila. Minha esposa, 63 anos, ficou na menopausa precocemente, ainda nova. Quando temos relações sexuais demora muito para gozar o que não é problema para mim, porque consigo “segurar”. O pedaço do citrato que uso é só para dar “uma força”, caso eu goze antes dela.

Responder
Avatar
carlos coutinho 22 de maio de 2018 - 13:25

procure um urologista, que ele dirá o que fazer.

Responder