É ou não preciso usar sutiã para ter peitos firmes?

Por Maya Santana
Muitas mulheres, como estas três, estão optando por não usá-lo

Muitas mulheres, como estas três, estão optando por não usá-lo

Há 15 anos que o médico Jean-Denis Rouillon estuda os efeitos do uso do sutiã nas mulheres. Para isso, Rouillon, que também é professor de medicina esportiva da Universidade Franche-Comte, na França, vem observando – e cuidadosamente medindo – o busto de dezenas de voluntárias.

Algumas mulheres aceitaram viver suas vidas, e até mesmo praticar esportes, sem usar sutiã. Outras deixaram de usar apenas em algumas situações. O objetivo da pesquisa era ver se os seios ficam mais ou menos caídos sem o suporte do sutiã.

De acordo com os resultados preliminares, o médico constatou que, pelo menos entre as mulheres de 18 a 35 anos que participaram do estudo, o mamilo volta a subir a uma média de sete milímetros por ano quando não se usa sutiã. Os seios, diz ele, se fortalecem.

“As voluntárias são estudantes de fisioterapia, ou esportistas, e muitas vezes são mulheres que querem voltar a uma vida mais natural, sem artifícios”, explicou Rouillon a BBC.

Resultados iniciais do estudo mostram que mulheres mais jovens não precisam

Resultados iniciais mostram que, pelo menos as mais jovens, não preciso usar

Laurette tem 31 anos, e há dez anos participa da pesquisa. “Rouillon foi um dos meus professores na faculdade. Ele me convidou para participar da pesquisa e eu achei interessante”, disse à BBC.

A medida do busto de Laurette é 34B, e ela não usa sutiã. “Não foi difícil mudar meus hábitos. Antes, quando eu estava em casa, raramente usava sutiã. Agora só uso ocasionalmente, com alguns vestidos para sair à noite, mas apenas por uma questão estética”, diz Laurette.

Laurette é treinadora e pratica triatlo. “Quando eu trabalho, uso um sutiã esportivo sem aros. Mas quando eu corro, por exemplo, uso apenas uma blusa e não sinto qualquer tipo de desconforto”, ela diz.

Desde o início, Laurette se sente confiante, porque nunca experimentou dor nos peitos quando se movimentava. Ela lembra que tudo a seu redor aconselhava a não praticar esportes sem sutiã, no entanto, ela continuou fiel ao projeto de Rouillon. Leia mais em bbcbrasil.com.br


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





1 Comentários

jaqueline 9 de março de 2014 - 12:54

Eu uso sutiã so para o trabalho que dia sim e dia não, tenho 48 anos dei mama a tres filhos e meus seios ainda é de uma adolescente firme e sem estrias

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais