Artigos

É um bom começo para quem tem 50 anos ou mais

A jornalista e escritora
A autora, que jornalista e escritora

Déa Januzzi

Nunca escondi a idade, porque nunca tive motivos. Vivi os 20, 30, 40, com tamanha intensidade que às vezes parecia exagerada. Confesso que hoje só bebo vinho, mas continuo cometendo excessos aos 50 ou mais. Tenho sede de poesia e da embriaguez dos sentidos, voo demais e por isso nunca me lembro das coisas objetivas. Confesso que quero parar de fumar. Todas as amigas da minha geração conseguiram. Eu não, mas continuo achando que ainda tenho tempo de planejar um futuro que nunca esteve nos meus planos.Vivi o tempo todo no presente, usufruindo o melhor dele, mas não lembrei de aprender um outro idioma, de comprar uma casa e de tirar carteira de motorista.

Aí, cheguei aos 61 em julho deste ano – e entrei em crise. Fiquei doente ao descobrir que não tenho onde morar, um lugar para fechar a porta e transformá-lo em ninho para as minhas certezas e incertezas. Não sei falar inglês nem francês nem espanhol, imagine alemão e mandarim. Estou presa à língua pátria e sou dependente de um tradutor nas minhas viagens por outros mundos.

Meu filho, de 31 anos, diz que eu só sei escrever, nada mais. Mas é escrevendo que eu viajo, ando de carro e sou universal. Escrever para mim é libertar os meus fantasmas, é dedicar o melhor de mim aos leitores, é abrir as portas internas, mergulhar no oceano profundo das minhas emoções.

Mas voltando à crise dos 61 anos, confesso que passei boa parte das minhas férias tentando refazer o caminho e saber como viver o resto de tempo que ainda tenho. Mais 20? Minha mãe viveu até 91 e foi emborar apenas há dois, mas deixou umr ombo enorme na minha vida. Por isso tive que tomar algumas decisões objetivas aos 50 ou mais.
Decisão número 1: Fazer a inscrição na Aliança Francesa, onde duas vezes por semana tentarei recuperar o meu francês de escola. Podem me chamar de louca ou de desvairada, porque a língua oficial hoje é o inglês e os meus amigos que já dominam esse idioma que todos falam, já estão partindo para o mandarim ou alemão. E eu, lá, com saudades imensas do meu francês!

Decisão número 2: Quero ter mais tempo para mim mesma e acho que vou fazer como aquela música da Elis Regina: “Quero uma casa no campo, para levar meus amigos, meus discos e livros e nada mais. E, hoje, um notebook. Quem sabe eu viro uma escritora de verdade?

Decisão número 3: Lá em Caeté, em Minas Gerais, tem um projeto de vida que vou correr atrás: de morar numa ecovila autosustentável. Quero uma casa bem simples, mas ousada. Já descobri um arquiteto em Minas, o Flávio Duarte, que acaba de projetar e construir uma casa em forma de estrela lá em Rio Manso. Tudo dentro dos princípios ecológicos, com tijolos de adobe e materiais alternativos. A piscina é em forma de meia-lua. E sabe como é que ele começa os projetos? Pede para que a gente mande uma carta de intenções. Pode ser um poema ou um texto sobre a casa que quero morar. Espero que ele seja o arquiteto dos meus sonhos. E também voe comigo. Você não acham que já é um bom começo para quem tem 50 anos ou mais?

close

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todas as semanas

Prometemos que nunca faremos spam! Dê uma olhada em nossa Política de Privacidade para mais informações.

Artigos relacionados

12 Comentários

  1. Dea,
    Acompanho voce faz tanto tempo e mais ainda porque sempre me identifiquei com tanta coisa sua…eu e minha irmã que lá em Valadares, ainda tem jornais amarelados pelo tempo, que guardam o que voce escreveu e que disse igualmente de nossos sonhos.
    Pois bem, fiz 61 anos em março, aposentei sem ter casa propria, nunca dirigi, ando mais a pé que muita gente, nunca escondi a idade (e sempre acham que tenho bem menos), não falo outro idioma e ….ADORO ESCREVER!
    Quer mais? Não se sinta sozinha, pois para minha sonhada casinha em uma “Vila para Gente Madura” quero apenas continuar como sempre sou, mas tambem levando meu notebook, meus livros, meus cds e dvds e estar rodeada de gente que gosta de conversar, comer sem culpa e viver de forma solidaria e confiante.
    AH! Conheço o Projeto da Ecovila de Caeté atraves de reportagem que tambem guardei.
    Meu abraço,
    Genoveva

  2. Dea , amiga minha….

    Vai firme , querida , vc sabe muito bem que sempre é tempo de renovar Vc já escreveu sobre isso E amei, tanta sabedoria. Inspira se e coloca na pràtica rsrsrsrsr .Em sua vida e recomeça Oi kkkkkkkkkk Pode ser pelo seu cigarro? Pois esse é um vicio E deve ser descartado
    Ainda mais quem tem um projeto de vida que vai correr atrás: de morar numa ecovila autosustentável. Fumando cigarro???? srsrsrrs
    Você não acha que já é um bom começo para quem tem 50 anos ou mais?
    Eu acho a ideia mais que ótima Se,ão vai ser reprovada por Flavio Duarte Adeus sonhos.!!!!
    E eu gostaria de ver seu sonho realizado. Bjs Querida ,Não fique triste comigo, viu? Sugeri ,não mandei ,nada rsrsrsrsrs.Sou sua amiga, viu?
    Bjiuns Carinhosos

  3. Dea…um ótimo bom começo, fez-me repensar meu presente e se houver futuro quero “uma de no campo com meus amigos, minhas músicas,meus livros e um notbook”.
    Quero também cheiro de chão molhado, ouvir chuva, colher flores e ovos, ois pretendo ter uma criação de galinhas.
    Quero passarinhos cantando, cheiro de mato, borboletas esvoaçantes, sol aconchegante, um riacho lípido e cantante, entardecer amarelos, pode ser rosa tb., lua brilhante, estrelas cadentes e muito sonho, saudades, lembranças, familia amada e muita fé em DEUS e Maria Santissima e ver nas nuvens o rosto do meu amado JESUS, que morreu na cruz para nos salvar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Um grande abraço,

    Corumbá de Goiás, 19 de Outubro de 2014 as 23:32h,

  4. Deínha, tô com 74 e sonhos parecidos, ciente do que escrevi há tempos para a pessoa amada: “Felicidade é um ranchinho/e, dentro dele, nós dois;/nove meses de carinho/e um molequinho depois.” É isso aí, Deínha: amor com a pessoa amada… ou, mais tarde, agora, quem sabe, a natureza (sustentabilidade?), passarinhos, sonhos… Abraços

  5. Déa, gosto muito dos seus textos. Te acompanhava através das matérias no jornal Estado de Minas. Também tenho sonhos muito parecidos com os seus…Depois de cinquenta anos aprendi dirigir e já levo o Eros para todo lugar, fiz pós graduação na minha área e o melhor de tudo, brinco muito com Luna, minha neta. Também moro em uma casinha no campo, com muitos discos, livros , revistas , plantas ,passarinhos, com caixa d’água para coleta de água de chuva e outras coisas que sempre sonhamos… Beijos querida.

  6. Dea, adorei seu texto Acho que voce tem artigos sensacionais e este é um deles. Me identifico muito, o que me faz ter força e vigor para continuar lutando pelos meus sonhos. E te digo mais prima, vá em busca dos seus. Mamãe vai completar 90 anos no ano que vem. E ela é o exemplo de luz, energia, vitalidade e jovialidade. Independente de sua idade, ela nunca abandonou a leitura e agora até comprou seu próprio tablet para continuar conectada ao mundo. Pura inspiração. Muita luz no seu caminhar, voce vai longe! Parabéns !

  7. Dea, saudades de você!

    Por muito te admirar, e nesta oportunidade te rever, e APÓS DELICIAR-ME COM A SUA CRÔNICA NESTE SITE, É QUE ME BATEU UMA CURIOSIDADE DE PESQUISAR A ORIGEM DO SEU NOME.

    SIGNIFICADO E ORIGEM DO NOME DEA – ANALISE DA PRIMEIRA LETRA DO NOME: D
    Muito atencioso, e apegado à família possui um senso maternal muito forte, é o tipo de pessoa que gosta de se sentir útil e necessário, com isso chega a assumir mais responsabilidades do que realmente pode suportar. Não costuma voltar atras em suas palavras. Muito ocupado, raramente se permite algumas horas livres para o lazer. Mas deve tomar cuidado em não se tornar dependente ou infantil.

    SIGNIFICADO DO NOME DEA – SUA MARCA NO MUNDO!
    DISCIPLINA,PRATICIDADE,LEALDADE,CONFIABILIDADE,GOSTO PELO TRABALHO,SOLIDEZ E EFICIÊNCIA.

    Confiança e lealdade é o que se pode esperar da pessoa cuja personalidade é marcada pelo número 4. Alguém que não admite superficialidade e covardia. Muito produtiva e eficiente, faz de sua bandeira a prudência e a disciplina. Com os pés no chão, não se deixa levar por nada que se mostre leviano ou propostas sedutoras demais. Pontual e responsável com seus compromissos, demonstra sempre uma grande estabilidade, fator que a faz respeitável por aqueles que a conhecem. Não deixa nada por acabar e respeita todos os regulamentos, por isso muitas vezes é considerada conservadora. Sua sobriedade não a permite ser muito extravagante, preferindo sempre um estilo mais clássico até no se vestir. Bom senso e discrição são marcas de alguém que leva à sério seus relacionamentos pessoais e profissionais. Uma tendência negativa é a de se tornar inflexível e sistemática demais com detalhes. Uma forma de equilibrar este ponto e aproveitar as boas vibrações do seu número da personalidade é começar aceitando e considerando mais as opiniões dos outros. Assim a confiabilidade que lhe conferem terá ainda mais valor.

    DEA SIGNIFICADO – NUMEROLOGIA – EXPRESSÃO 1
    COMO O MUNDO TE VÊ?
    O número da Expressão revela a missão que tem, o que deve fazer ou ser nesta vida, para que atinja sucesso e alcance suas metas e objetivos. Descreve como você se expressa no mundo. O seu “eu” completo – personalidade, caráter, disposição, identidade, temperamento.Extremamente originais, pessoas de número 1 na Expressão são criativas, inventivas e independentes. Preferem trabalhar sozinhas e conseguem progredir melhor pela sua própria capacidade. Corre em suas veias a coragem e a ousadia, e por isso dificilmente abandonam seus projetos, mas convém lembrar que devem controlar o possível egoísmo e serem mais ativas.
    Profissões em que melhor se adaptam são aquelas nas quais podem usar a imaginação e a liberdade de atuar, como advogado, arquiteto, publicitário, estilista, escritor, editor, inventor, programador de computador, etc.

    DEA SIGNIFICADO – NUMEROLOGIA – IMPRESSÕES 4
    COMO VOCÊ VÊ O MUNDO?
    Mostra a pessoa como é interiormente. Revela como pensa, sente e age. Seu o desejo íntimo da alma, o seu “eu interior”, suas esperanças, sonhos, ideais, motivações. As vezes é possível que percebamos essa manifestação, mas talvez não a expressamos como deveríamos ou mesmo não vivemos de acordo com ela, assim estamos reprimindo os nossos sentimentos e impulsos, o que gostaríamos de ser ou fazer, estamos adormecendo nossos objetivos secretos, as ambições, os ideais mais íntimos.São muito trabalhadores, sólidos, competentes e agem com praticidade. Buscam sempre a proteger o bem estar da sua família. Muitos ordeiros e disciplinados, são também reconhecidos por sua honestidade. Novas oportunidades as vezes demoram a surgir para estas pessoas, e até por isso costumam se estabelecer quando encontram uma situação confortável na vida. Colocam seu trabalho à frente do…..

    Dea, continue a ler em: http://www.significado.origem.nom.br/nomes/dea.htm

    Bjs,

    Olímpia Gazel.

Deixe seu comentário

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo