Ela transformou uma loja simples em um império

Por Maya Santana
Aos 63 anos, Luiza Trajano é uma da empresárias mais importantes do Brasil

Aos 63 anos, Luiza Trajano é uma da empresárias mais importantes do Brasil

Ana Maria Cavalcanti

Luiza Trajano, 63 anos, é uma das mais bem sucedidas empresárias brasileiras, a comandante da sexta maior rede de varejo do Brasil, o Magazine Luiza.  Luiza começou a trabalhar com 12 anos de idade, nas férias escolares, como balconista, em uma das lojas do Magazine Luiza, em Franca, interior de São Paulo, – nesta época dirigido por sua tia, Luisa Helena Trajano.  Aos poucos foi subindo dentro da loja, tornou-se gerente geral e, e quando chegou a idade de ir para a universidade, optou por dois cursos: Administração de Empresas e Direito.

Luiza é casada, mãe de 3 filhos, baixinha, tem pouco mais de metro e meio de altura, gordinha, jeito de comadre e fala simples de assuntos complexos. Quando faz uma palestra é aplaudida de pé. Luiza é constantemente convidada a fazer palestras por todo o Brasil mas não aceita todos os pedidos: “ são mais de cem convites por mês, não dou conta, diz ela, sempre sorridente.

Apesar de muito trabalho, não deixa a vaidade de lado. O cabelo está sempre arrumado e fez uma operação bariátrica, em 2011, para perder peso. Livrou-se de mais de 20 quilos.

O sucesso da gestão de Luiza ganhou projeção internacional e chegou aos ouvidos dos acadêmicos de Harvard – uma das mais respeitadas universidades americanas. Em 1996, um grupo deles veio ao Brasil acompanhar o trabalho da diretoria e dos funcionários do magazine. Ficaram impressionados e a história da loja hoje faz parte de um dos cursos da universidade.

A empresa torna-se cada vez mais poderosa

A empresa torna-se cada vez mais poderosa

Luiza colocou a mão de massa com fervor e determinação. Não teve medo de correr riscos ao implantar na empresa da família uma série de medidas inovadoras. Por exemplo, os vendedores não ganham comissão e são incentivados a cumprir as metas de vendas estabelecidas por ela. Quando alcançada, todos ganham um bônus que aumenta consideravelmente o salário de cada um. Se as vendas forem poucas, todos perdem. Então um vendedor sempre estimula o outro.

Luiza é referência no Brasil quando o assunto é o empreendedorismo feminino. Ela foi a primeira empresária do varejo a vender pela internet, em 1992. Uma ousadia na época. Hoje, milhares de itens são comercializados no portal www.magazineluiza.com.

Outra inovação, agora na área de marketing: a mega liquidação que Luisa faz logo depois do Natal, à exemplo do que acontece nos países da Europa. Os descontos podem chegar até 70% e as filas dão a volta no quarteirão.

O Magazine está presente em sete capitais brasileiras num total de 732 lojas, com 10 mil funcionários e 5 milhões de clientes.. Tamanho império, Luisa comanda de Franca, interior de São Paulo, em uma sala sem divisórias.

A receita anual do Magazine supera um bilhão de reais. Em 2011, Luiza comprou as Lojas do Baú, de Silvio Santos por 83 milhões. Não contente, abriu o capital da empresa.

O empreendedorismo de Luiza chamou a atenção da presidente Dilma, que chegou a pensar em tê-la como ministra. Luiza preferiu continuar cuidando de seu bilionário negócio. Conheça um pouco mais da empresária assistindo trecho da entrevista que ela concedeu à revista Exame:


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais