fbpx

Elizabeth II é monarca que ocupa por mais tempo trono britânico

Por Maya Santana

a rainha Vitória, que permaneceu no trono por 63 anos e 216 dias

Aos 89 aos, ela supera a rainha Vitória, que permaneceu 63 anos e 216 dias no trono

Por qualquer ângulo que se analise, monarquias são instituições absolutamente anacrônicas nestes tempos que vivemos. Mas não é que o pensa uma boa parte dos britânicos, pelo menos em relação à rainha Elizabeth Segunda, que torna-se hoje a monarca a permanecer mais tempo ocupando o trono da Grã-Bretanha – Inglaterra, Escócia e País de Gales. Parte considerável dos britânicos reverencia esta senhora sisuda que, caminhando para os 90 anos, não parece disposta a passar a coroa ao herdeiro, o príncipe Charles, 66.

Leia o artigo publicado por O Globo:

A rainha Elizabeth II se torna nesta quarta-feira, 9 de setembro, o monarca a ocupar o trono britânico por mais tempo. Precisamente a partir das 13h30, pelo horário de Brasília, ela supera o reinado de sua tataravó, a rainha Vitória, que permaneceu no trono por 63 anos e 216 dias, entre os anos de 1837 e 1901.

Coroada no dia 2 de junho de 1953, a soberana de 89 anos ocupa o trono do Reino Unido e outros 15 reinos, entre eles Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Jamaica, e no passado também foi a monarca da África do Sul, Sri Lanka, Paquistão e Nigéria.

[tribulant_slideshow gallery_id=”71″]
Imagens da soberana, nascida em Londres, coroada em 1953

De acordo com a agência France Presse, o marco desta quarta não contará com uma celebração pública. O único compromisso público da rainha será a inauguração de uma nova linha férrea na Escócia, uma discrição dentro do padrão de austeridade de seu reinado.

Na semana passada, a casa da moeda do Reino Unido lançou uma edição especial de moedas para comemorar o feito de Elizabeth II. A peça de prata, com um valor de 20 libras (cerca de R$ 112), mostra os cinco retratos de Elizabeth II que apareceram em moedas e notas britânicas desde sua coroação.

O reinado de Elizabeth II “será recordado como um feito impressionante, permanecer de maneira segura no trono ao longo de um período de tremendas mudanças sociais e econômicas”, diz à AFP Andrew Gimson, autor do livro “Gimson’s Kings and Queens: Brief Lives of the Monarchs since 1066” (“Reis e Rainhas de Gimson: Breves Vidas dos Monarcas desde 1066”).

Apesar de ser a monarca de mais idade no mundo depois da morte do rei saudita Abdullah, aos 90 anos em janeiro, ela não é a pessoa que está há mais tempo na função. Esta honra corresponde a Bhumibol Adulyadej, de 87 anos, rei da Tailândia desde 1946.

Trajetória
Elizabeth Alexandra Mary – apelidada de “Lilibeth” por sua família – era a terceira na linha de sucessão ao trono, atrás de seu tio Edward, príncipe de Gales, e seu pai Albert, duque de York.

Nasceu em abril de 1926 e foi criada por tutoras. Se mudou ao palácio de Buckingham em 1937, quando seu pai foi coroado, depois que seu tio Edward VIII abdicou ao trono para se casar com a divorciada americana Wallis Simpson. No fim da Segunda Guerra Mundial, aos 18 anos, se integrou às Forças Armadas como motorista. Clique aqui para ler mais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





1 Comentários

Márcio 9 de setembro de 2015 - 11:53

GOD SAVE THE QUEEN!

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais