Emprego para maiores de 60 é o que mais cresce

Por Maya Santana
O mercado nunca esteve tão receptivo a trabalhadores nessa faixa etária

O mercado nunca esteve tão receptivo a trabalhadores nessa faixa etária

É muito interessante, para dizer o mínimo, a gente observar o que está acontecendo no mercado de trabalho: uma grande abertura para as pessoas com mais idade e maior experiência de vida. De acordo com um estudo feito pela Folha de São Paulo, “aqueles com mais de 60 anos que procuram emprego encontram facilmente.” E isso se deve não só ao envelhecimento da população, mas pela busca de mão de obra com melhor qualificação e também porque as pessoas querem complementar a aposentadoria.

Leia o artigo publicado pela Folha:

Uma discussão tem sido travada nesses últimos anos de mercado de trabalho aquecido: o Brasil vive ou não situação de pleno emprego. Ao menos para os mais velhos, tal condição é uma realidade. Aqueles com mais de 60 anos que procuram emprego encontram facilmente. O total de pessoas ocupadas nesse grupo etário cresceu 6,8% entre o segundo trimestre de 2012 e o mesmo período de 2013, segundo levantamento feito pela Folha a partir da nova Pnad contínua, que abarca 3.500 municípios.

Foi, de longe, a faixa etária que mais avançou: mais de cinco vezes a média (1,1%). A taxa de desemprego para o grupo maduro caiu de 2,2% para 1,8% nesse período. Ou seja, de cada 100 pessoas com mais de 60 anos dispostas a trabalhar, apenas 2 não acham vaga. Três são os motivos para o aumento do emprego entre os mais velhos: o envelhecimento da população, a procura por mão de obra mais qualificada e com experiência e as regras para aposentadoria que penalizam quem para de trabalhar mais cedo.

“As pessoas não querem perder renda na aposentadoria e, por isso, se mantêm mais tempo no emprego”, diz Cimar Azeredo Pereira, coordenador do IBGE. Gabriel Ulyssea, do Ipea, diz que a busca por profissionais qualificados e com experiência é um dos principais motivos para o aumento do emprego entre os mais velhos, em um momento de escassez de mão de obra. O mercado, diz, está aberto principalmente aos mais escolarizados. “Existem setores com carência de pessoal. Eles são mais aproveitados em funções que demandam conhecimento, experiência.” Clique aqui para ler mais.


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





1 Comentários

Celeste alcantara 21 de agosto de 2016 - 22:02

Qual a area com mais oferta de trabalho para mulheres depois dos 60 anos?

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais