Mais de 30% da população tem mau hálito. Você tem?

A partir dos 55 anos, o mau hálito pode atingir 85% das pessoas
A partir dos 55 anos, o mau hálito pode atingir 85% das pessoas

Mau hálito, ou halitose, é um dos odores que mais afasta as pessoas, porque é realmente muito desagradável. Este artigo, publicado pelo portal Uai, garante que 40% das pessoas sofrem de halitose, mas muitas delas não se dão conta disso. A partir dos 55, a incidência de mau hálito pode chegar a 85%. A diminuição do fluxo salivar e o aumento do uso de remédios controlados causam boca seca, uma das causas desse mal.

Leia o artigo:

Ainda existe a crença de que pessoas com mau hálito não limpam bem a boca, mas nem sempre o problema está associado com a falta de higiene oral. Mesmo quem escova os dentes da maneira adequada pode sofrer com a halitose, que pode ter mais de 60 causas, sendo que 90% delas são bucais.

Membro da Associação Brasileira de Halitose (ABH), a cirurgiã-dentista Jacqueline Chaves Duarte informa que a diminuição de saliva é a razão mais frequente para o mau odor. Além de promover uma limpeza da língua, a saliva contém mais de 15 agentes que impedem o crescimento das bactérias patogênicas, aquelas com o poder de provocar doenças. “A diminuição do fluxo salivar e o aumento da descamação da parte interna da boca levam à formação de uma placa esbranquiçada na língua, que é chamada de saburra lingual”, explica.

De manhã, como no caso da cena mostrada no vídeo acima, é normal ter mau hálito, devido à hipoglicemia ocasionada por horas sem comer. Além disso, a pessoa fica longos períodos com a boca fechada, quadro que leva à descamação interna e consequente aumento da saburra lingual. A situação é ainda pior para quem sofre de apneia ou respira pela boca por outro motivo.

Estresse, ansiedade e tensão, medicamentos como fórmulas para emagrecer e antidepressivos, baixo consumo de água, uso da fala por longos períodos, respiração pela boca e radioterapia nas regiões da cabeça e pescoço, afetando as glândulas salivares, são alguns dos responsáveis pela boca seca.

Alimentos ricos em enxofre também aumentam a produção dos gases que provocam o mau cheiro na boca, entre eles alho, cebola, repolho, brócolis, couve, couve-flor, alcachofra e couve-de-bruxelas. A ingestão deve ser controlada. O alto consumo de carne, leite e ovos também é inimigo do bom hálito, pois a proteína serve de alimento para as bactérias, que, ao transformar o nutriente em aminoácidos, promovem a liberação de gases com mau cheiro.  Clique aqui para ler mais.

close

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todas as semanas

Prometemos que nunca faremos spam! Dê uma olhada em nossa Política de Privacidade para mais informações.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × cinco =

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo