fbpx

Mais de 30% da população tem mau hálito. Você tem?

Por Maya Santana

A partir dos 55 anos, o mau hálito pode atingir 85% das pessoas

A partir dos 55 anos, o mau hálito pode atingir 85% das pessoas

Mau hálito, ou halitose, é um dos odores que mais afasta as pessoas, porque é realmente muito desagradável. Este artigo, publicado pelo portal Uai, garante que 40% das pessoas sofrem de halitose, mas muitas delas não se dão conta disso. A partir dos 55, a incidência de mau hálito pode chegar a 85%. A diminuição do fluxo salivar e o aumento do uso de remédios controlados causam boca seca, uma das causas desse mal.

Leia o artigo:

Ainda existe a crença de que pessoas com mau hálito não limpam bem a boca, mas nem sempre o problema está associado com a falta de higiene oral. Mesmo quem escova os dentes da maneira adequada pode sofrer com a halitose, que pode ter mais de 60 causas, sendo que 90% delas são bucais.

Membro da Associação Brasileira de Halitose (ABH), a cirurgiã-dentista Jacqueline Chaves Duarte informa que a diminuição de saliva é a razão mais frequente para o mau odor. Além de promover uma limpeza da língua, a saliva contém mais de 15 agentes que impedem o crescimento das bactérias patogênicas, aquelas com o poder de provocar doenças. “A diminuição do fluxo salivar e o aumento da descamação da parte interna da boca levam à formação de uma placa esbranquiçada na língua, que é chamada de saburra lingual”, explica.

De manhã, como no caso da cena mostrada no vídeo acima, é normal ter mau hálito, devido à hipoglicemia ocasionada por horas sem comer. Além disso, a pessoa fica longos períodos com a boca fechada, quadro que leva à descamação interna e consequente aumento da saburra lingual. A situação é ainda pior para quem sofre de apneia ou respira pela boca por outro motivo.

Estresse, ansiedade e tensão, medicamentos como fórmulas para emagrecer e antidepressivos, baixo consumo de água, uso da fala por longos períodos, respiração pela boca e radioterapia nas regiões da cabeça e pescoço, afetando as glândulas salivares, são alguns dos responsáveis pela boca seca.

Alimentos ricos em enxofre também aumentam a produção dos gases que provocam o mau cheiro na boca, entre eles alho, cebola, repolho, brócolis, couve, couve-flor, alcachofra e couve-de-bruxelas. A ingestão deve ser controlada. O alto consumo de carne, leite e ovos também é inimigo do bom hálito, pois a proteína serve de alimento para as bactérias, que, ao transformar o nutriente em aminoácidos, promovem a liberação de gases com mau cheiro.  Clique aqui para ler mais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

5 + 12 =