Ícone do site 50emais

Envelhecer é… ‘entender a vida como um processo inteiro, com maturidade e consciência’

 width=
Viviane Mosé, 58, é escritora, poetisa, psicanalista, especialista em políticas públicas, mestra e doutora em filosofia. Foto: Internet

Hoje, temos uma filósofa, Viviane Mosé, 58, para falar não só do envelhecimento, mas de como aceitar esse inevitável envelhecer. Ela lembra que, “tradicionalmente, se trata a passagem do tempo ou a velhice como um mal, um peso, uma dor. E se trata a juventude como se fosse o auge, a melhor época da vida. E a infância, ligada à perfeição.” Não é nada disso, diz Viviane Mosé, para quem “essa é uma visão torta do processo da vida.” E ela tem credenciais de sobra para falar do tema: é escritora, poetisa, psicanalista, especialista em políticas públicas, mestra e doutora em filosofia. Além do mais, como todos nós, está experimentando ela própria o envelhecimento, chegando perto dos 60. A filósofa insiste em um ponto fundamental para quem vê o envelhecimento pelas lentes do pessimismo: “Ser velho não é sinônimo de doença.” E mais: “Se só você vai viver a sua vida do começo ao fim. Essa experiência única que é a vida, você vai vivê-la pensando em agradar aos outros?” – pergunta ela.

Veja o video completo:

Você gostaria de participar do Envelhecer é…? Para isso, basta nos enviar o seu depoimento sobre como está vendo o seu próprio envelhecimento. Mande um vídeo de até dois minutos e meio e uma foto sua para contato@50emais.com.br, Teremos enorme satisfação em postar aqui no 50emais.

Clique aqui para ver muitos outros depoimentos. Mulheres e homens dão as mais diversas opiniões sobre o envelhecer.

Sair da versão mobile