fbpx

Envelhecimento da população poupa o planeta

Por Maya Santana

Aposentada Zilda Lopes, 82

Dieta de idosos, como Zélia Lopes, usa menos recursos naturais

Esse artigo de Cássia Almeida e Nice de Paula, publicado por O Globo, mostra que a dieta das pessoas que já passaram dos 60 anos precisa de menos água e terra para ser produzida. Os jovens necessitam de muito mais. Ou seja, a velhice é mais sustentável do que a juventude.

Leia o artigo:

Se toda a população brasileira fosse composta por pessoas de 60 anos ou mais, o Planeta agradeceria. Pelos cálculos do técnico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Camillo de Moraes Bassi, a dieta menos intensiva em proteína animal dos mais velhos faria o país economizar 14 mil quilômetros quadrados de terra, o correspondente a um terço do Estado do Rio, e 3,5 trilhões de litros de água, o suficiente para atender a 45 milhões de pessoas por um ano. O estudo faz parte do livro “Novo regime demográfico: Uma nova relação entre população e desenvolvimento?”, que o Ipea lança nesta terça-feira.

— A dieta do idoso é menos intensiva em recursos naturais. Se o objetivo é poupar água, deve-se pensar na dieta alimentar. Com o envelhecimento da população, diminui a apropriação de água, de espaço físico e se reduz a emissão de gases de efeito estufa. Essa nova composição etária da população gera padrões de consumo mais sustentáveis — afirma o pesquisador

Para chegar aos números, Bassi separou o consumo alimentar retratado na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), do IBGE, por idade: de 19 a 59 anos e 60 anos.

— Os mais jovens têm uma alimentação mais concentrada em carne e leite. Para se produzir um quilo de carne bovina são necessários 19 mil litros de água. O sustento de um boi consome 1,5 milhão de litros de água por ano.

O presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, João Bastos Freire Neto, concorda que há uma queda no consumo proteico dos mais velhos, mas alerta que a dieta está aquém do necessário porque o grupo precisa, sim, de muitas proteínas, inclusive as de origem vegetal, que podem substituir as de origem animal.

— Há um problema de subnutrição dos idosos, não só no Brasil, mas no mundo todo. Ofertar uma alimentação de qualidade é um grande desafio — diz. Clique aqui para ler mais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

catorze − catorze =