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Envelhecimento: seis causas de perda da massa muscular

Por Maya Santana

Com o envelhecimento, é natural a perda de massa muscular.

Com o passar do tempo, é natural a perda de massa muscular.

Maya Santana, 50emais

Com o passar dos anos, a gente vai perdendo a massa muscular, o que significa que vamos perdendo a força. Depois dos 50 anos, é muito difícil, mas não impossível, ganhar músculos. É preciso disciplina, conciliar exercícios físicos com alimentação apropriada. O ideal é que a gente se previna, de forma a adiar cada vez mais a perda. São várias as causas que podem acelerar a diminuição da massa muscular. Todas elas evitáveis, como mostra este artigo do site saude.abril.com.br.

Leia:

Como todo processo associado ao envelhecimento, a perda de massa muscular está relacionada a alterações fisiológicas que ocorrem naturalmente ao longo dos anos. A queda dos níveis de testosterona, por exempdelo, impacta na síntese de proteína, fundamental para a formação dos músculos. No entanto, alguns hábitos são determinantes para prevenir ou acelerar esse problema, que tanto interfere na qualidade de vida. Atenção aos principais:

1) Sedentarismo

O músculo precisa de estímulo para manter seu vigor. Ficar parado, portanto, é um dos principais motivos que levam o corpo a se tornar cada vez mais mirrado.

2) Alimentação desequilibrada

Proteína é fundamental, mas não podemos esquecer os carboidratos. Se eles faltarem, a proteína é desviada para gerar energia e os músculos ficam desabastecidos.

3) Vício em cigarro

Já se sabia que o tabagismo arruína as células dos ossos, favorecendo a osteoporose. Mas pintam indícios de que ainda soma prejuízos às fibras musculares.

4) Abuso de bebidas alcoólicas

O consumo excessivo de álcool, embora não seja causa direta da sarcopenia, pode ter efeitos nocivos sobre o tecido muscular esquelético e diminuir a massa magra.

Leia também:
Como ganhar massa muscular depois dos 50 anos ano

5) Uso crônico de remédios

Lançar mão indiscriminadamente de corticoides e medicamentos à base de hormônio pode conspirar em favor do enfraquecimento da musculatura.

6) Noites maldormidas

A redução na quantidade e na qualidade das horas de sono corrompem a renovação do tecido muscular, colaborando para a sarcopenia.

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1 Comentários

Envelhecimento: seis causas de perda da massa muscular | JETSS – SITES & BLOGS 22 de junho de 2017 - 23:31

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