fbpx

Proteína que espalha câncer pelo corpo gosta de gordura

Por Maya Santana

Imagem de células cancerosas cultivadas em laboratório

Imagem de células cancerosas cultivadas em laboratório

Maya Santana, 50emais

A descoberta não poderia ser mais importante no combate ao câncer: pela primeira vez, cientistas chegaram à proteína responsável pela disseminação das células cancerosas pelo corpo. E descobriram que a proteína, denominada CD36, se alimenta de gordura. A descoberta foi divulgada pela Nature, uma das revistas científicas mais importantes do mundo.

Leia o artigo sobre o assunto publicado pelo Uol:

Cientistas identificaram pela primeira vez uma proteína específica, chamada CD36, que aparece em todas as células cancerígenas que têm capacidade de fazer metástase –quando o câncer se espalha para outras partes do corpo.

Um estudo publicado na revista Nature encontrou a proteína nas membranas das células tumorais e descobriu que ela é responsável por absorver ácidos graxos. Com a dependência que a CD36 tem dos ácidos graxos, foi possível distinguir quais células cancerígenas espalhariam a doença.

O câncer é ainda mais mortal quando começa a se espalhar pelo corpo, dificultando o tratamento. Por isso, entender como o processo de como a doença se espalha é de grande importância para desenvolver maneiras de pará-la.

A pesquisa, feita em colaboração com a organização britânica Pesquisa Mundial de Câncer e o IRB (Instituto de Pesquisa de Barcelona, em sigla em inglês), descobriu que a CD36 está presente em células cancerígenas metastáticas de pacientes com diferentes tipos de tumores, incluindo tumores orais, câncer de pele, de ovário, bexiga, pulmão e mama.

Para confirmar a importância da proteína na disseminação do câncer, pesquisadores colocaram CD36 em células cancerígenas não metastáticas, que em situações normais não espalhariam a doença. O resultado? As células “contaminadas” pela proteína se transformaram e viraram metastáticas.
“Embora não tenhamos ainda testado isso em todos os tipos de tumores, podemos afirmar que CD36 é um marcador geral de células metastáticas, a primeira proteína que eu sei que é específica para metástase”, afirmou o professor Salvador Aznar Benitah, que participou do artigo. Clique aqui para ler mais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

dezesseis − 2 =

1 Comentários

Proteína que espalha câncer pelo corpo gosta de gordura | JETSS – SITES & BLOGS 6 de janeiro de 2017 - 20:05

[…] post Proteína que espalha câncer pelo corpo gosta de gordura apareceu primeiro em 50 e […]

Responder