Ícone do site 50emais

Existe conserto de carro, de computador e de gente. Você precisa de conserto?

 width=
Marelene Damico Lamarco: O estresse é causado pela nossa visão de mundo. O autoconhecimento é ferramenta fundamental. Foto: Acervo de família

Marelene Damico Lamarco
50emais

Existe conserto de carro, conserto de computador, conserto de gente. Posso lhe garantir que conserto de gente dá concerto. Você começa ouvir uma nova música, aliás, você começa a dançar a sua própria dança num ritmo e encantamentos próprios, nunca antes conhecido.

Você sabia que há pesquisas americanas que apontam serem os grupos terapêuticos livres e espontâneos aqueles que mais dão resultados positivos? Como os alcoólicos anônimos, por exemplo. Sabe por quê? Os depoimentos pessoais têm uma força especial, porque são verdadeiros e porque são retratos vivos do poder humano de se recuperar.

Além disso, atrás desses encontros, existe uma rede de energia permeando tudo, uma rede que atrai semelhantes e experiências que vibram na mesma sintonia. “Nada é por ocaso”, diria o esoterismo, “lei da atração”, diria a física quântica, “quando mais de um se reúne em Meu nome… diria o Grande Mestre”

Vivi experiências incríveis participando de um grupo de autoconhecimento por ocasião de um estresse motivado por excesso de trabalho. A medicina tradicional não resolveu o problema com remédios, porque não havia só um problema, havia inúmeros, nascidos da falta de conhecimento dos próprios talentos e principalmente dos próprios limites.

O autoconhecimento é a ferramenta mais assertiva para essa questão, porque o que nos causa o estresse é a nossa visão de mundo. Tudo começa aí, trabalhamos em excesso porque não respeitamos nossos limites, ficamos angustiados porque colocamos nossos sonhos nas mãos dos outros, sentimos medo de não chegar lá, porque as expectativas exacerbadas nos roubam a energia. E assim vai, como não nos conhecemos, gastamos combustível inútil, preocupados com o futuro e não vivenciamos o presente, nossa única garantia de felicidade.

É incrível, quanto mais nos voltamos para dentro de nós, mais as experiências que acontecem do lado de fora vão se resolvendo naturalmente. Nossa maneira de olhar se modifica, pois conseguimos sair dos antigos clichês para exercer a liberdade de escolher o sentimento que vamos alimentar. Aprendemos que as coisas tem o significado que damos a ela, assim, uma mesma situação pode ser vista de inúmeras maneiras, algumas positivas, outras negativas. Depende de como olhamos…

Em síntese, o importante não é o que acontece em nossa vida, mas sim como olhamos para o que acontece em nossa vida. A mesma situação que pode destruir uma pessoa, pode servir de alavanca para novas conquistas. Tudo depende de como interpretamos o acontecimento.

Embora o desenvolvimento interior seja solitário, a psicologia, a filosofia e as rodas reflexivas de autoconhecimento, criam uma rede de comunicação solidária que apoia e ao mesmo tempo mostra caminhos de superação.

A verdade é que nesses encontros tudo se encaixa, as pessoas com suas experiências conseguem impactar a vida de outras pessoas e milagres acontecem.

Quando estamos atravessando situações difíceis, esses encontros podem trazer novas opções, além de possibilitar o aprendizado de encontrar novos significados para velhas sensações. Podemos escolher os sentimentos que vamos alimentar e o que é mais importante, o que vamos permitir que tenha poder sobre nós.

Se a sua visão de mundo está causando estresse e desesperança,isso tem conserto!
Leve você para oficina! O Universo agradece, pois a paz do planeta começa dentro de cada um de nós!

Leia também de Marlene Damico Lamarco:

Você carrega a mala dos outros. O que está fazendo com o seu precioso tempo?

O tempo passou a ser a minha maior riqueza

Sair da versão mobile