fbpx

Exposição revela lado fotógrafo de Che Guevara

Por Maya Santana

São 232 fotografias de autoria do símbolo da revolução cubana

Uma exposição fotográfica, inaugurada neste sábado em Pequim, chama atenção ao reunir 232 imagens tiradas pelo próprio Ernesto Che Guevara em diversos períodos de sua vida, uma coleção que é exibida pela primeira vez na Ásia.

Montada no centro de arte e fotografia Three Shadows, no distrito artístico pequinês de Caochangdi, a mostra reúne fotografias dos tempos em que o símbolo da revolução cubana era apenas uma pessoa anônima, assim como de sua fase como ministro da Indústria do governo cubano.

Esta é uma das fotos que estão expostas nesta mostra na China

Na inauguração da exposição, o filho de Che, Camilo Guevara, explicou que a seleção de fotografias expostas “forma uma espécie de viagem itinerante” através da vida do guerrilheiro argentino-cubano e foram escolhidas “de acordo com os períodos vitais e pelo seu valor artístico”.

Concretamente, a exposição mostra fotos de Che durante sua viagem ao México para assistir aos Jogos Pan-americanos de 1955 – onde exerceu a função de fotógrafo profissional e jornalista -, de sua etapa como ministro da Indústria e de suas viagens como embaixador da revolução cubana, incluindo suas viagens por vários países do sudeste asiático.

Mais um trabalho do artista Che Guevara, tão pouco lembrado

Apesar da seleção não trazer fotos de sua estadia na China, um dos cinco filmes que são projetados nesta exposição traz imagens do revolucionário nesta viagem, onde Che aparece “interagindo com o povo chinês, de forma simpática, sem pressões e diplomacia, como ele era”, explicou seu filho. Leia mais em www.estadao.com.br

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais