
50emais
Sou uma adepta entusiasmada do exercício físico, incluindo longas e terapêuticas caminhadas, no meu caso, sempre pela manhã. Tenho necessidade de me movimentar. Quando, por algum motivo, paro de fazer exercício, logo sinto o impacto no meu estado de espírito.
Exercício cura. É recomendado por médicos de todas as especialidades, como forma de manter a saúde equilibrada. Longe de doenças..
Já a falta de exercícios, ou sedentarismo, tem o efetio contrário: prejudica a saúde, podendo causar perda muscular acelerada, osteoporose, hipertensão e diabetes tipo 2.
Leia o artigo completo sobre os riscos da falta de exercício publicado pelo jornal Estado de Minas:
O sedentarismo está entre os principais fatores de risco para a saúde de pessoas com mais de 50 anos. A inatividade nessa fase da vida pode agravar problemas como perda muscular acelerada, osteoporose, hipertensão e diabetes tipo 2.
Ao mesmo tempo, conforme afirma o médico gestor e responsável técnico do conselho médico da rede de academias Allp Fit, Alexandre Pimenta, a prática de exercícios físicos, mesmo iniciada tardiamente, pode trazer muitos benefícios.
Com o avanço da idade, o corpo humano passa por mudanças naturais que podem ser intensificadas pela falta de atividade física. De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), a ausência de exercícios pode levar a complicações como sarcopenia, osteoporose, alterações metabólicas, hipertensão e comprometimento do equilíbrio.
Para Alexandre Pimenta, a prática de exercícios físicos é essencial para minimizar esses impactos. “A atividade física regular melhora a qualidade de vida, preserva a autonomia e reduz o risco de diversas doenças crônicas”, explica.
Exercícios recomendados para quem tem mais de 50 anos
A escolha do tipo de exercício deve levar em conta as condições físicas individuais. Conforme aponta o especialista, atividades de baixo impacto são as mais indicadas. “A musculação adaptada ajuda a preservar a massa muscular, enquanto modalidades como pilates e hidroginástica melhoram a flexibilidade e o equilíbrio sem sobrecarga articular”, afirma.
Leia também: Movimentos fáceis e eficazes para fazer em casa e começar bem o dia
Entre os exercícios mais recomendados estão: musculação adaptada, pilates, hidroginástica e alongamento.
É possível reverter o sedentarismo?
De acordo com o médico Alexandre Pimenta, iniciar uma rotina ativa traz benefícios em qualquer idade. Para começar com segurança, recomenda-se que a pessoa tenha uma avaliação médica antes de iniciar as atividades físicas, comece os exercícios com intensidade moderada e aumente aos poucos, e mantenha constância.
Leia também: Até 2070, Brasil terá mais idosos que jovens
Adotar hábitos ativos após os 50 anos pode garantir mais independência, disposição e qualidade de vida, reduzir o impacto do envelhecimento e prevenir doenças associadas ao sedentarismo.
Leia também: Filme “O Envelhecer de Cada Um” mostra os problemas trazidos pela idade





