Fernanda Montenegro reflete sobre o envelhecer

Por Maya Santana
A atriz, 83 anos, está com a agenda cheia o ano inteiro

A atriz, 83 anos, está com a agenda cheia o ano inteiro

Atriz vai estrear na direção teatral e ainda tem três filmes e uma novela a  caminho. Aos 83 anos, Fernanda Montenegro emenda um trabalho atrás do outro, de Norte  a Sul do país, mas não se queixa de cansaço.

— Eu me poupo desse charme de falar “não quero mais, daqui a pouco vou  parar”. No máximo é um desabafo de uma tarde de verão. Fisicamente você pode até  dizer “puxa, mais uma vez sair por aí afora”, mas o espírito te leva com muita  alegria.

Ela não celebra nem lamenta a velhice. Como diz, nem idealiza nem deprecia a  idade. Por isso, evita os extremos, seja eufemismos como “melhor idade”, seja  palavras como “velho”, contaminadas pelo preconceito.

— Melhor idade? Imagina. Você vai perdendo a audição, a visão, o paladar, sua  pele vai secando. Mas é uma realidade, que vai piorar se você começar a achar  que é uma desgraça. É da natureza e ponto, vamos tocar a vida.

Por outro lado, levou um susto outro dia quando alguém, falando a seu  respeito, disse: “Mas é uma octogenária.”

— Achei a palavra horrenda. É verdade que sou, mas que palavra brutal.

Ela acredita que o segredo para encarar o envelhecimento é encontrar um  canal, “algo que alimente o ser humano”. No caso dela, são dois canais:

— O primeiro é uma predisposição que tenho para a vida. O outro é ter uma  vocação e realizá-la, porque ela é inarredável. Nos encontros com jovens atores,  sempre digo: “Desistam. Agora, se você não conseguir se levantar mais da cama,  comer e respirar, aí volte e vá fazer essa profissão.” Porque se você ficar à  morte só pode voltar para viver. Mas aguente as consequências, porque é uma  profissão marginal e marginalizada, e vai ser sempre. No caso do teatro, seu  trabalho só existe enquanto alguém que viu você fazer estiver vivo. Continua em http://migre.me/dyQIN

 


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





2 Comentários

Toninho Reis 7 de março de 2013 - 14:01

Simplesmente MARAVILHOSA um GRANDE exemplo para todos nos, bjs………..

Responder
Toninho Reis 7 de março de 2013 - 13:59

Simplesmente M-A-R-A-V-I-L-H-S-A, um GRANDE exemplo para continuarmos a viver feliz, bjs

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais