Filme mostra carnaval no Rio 60 anos atrás

Por Maya Santana
A foto é do carnaval carioca  de 1957

A foto é do carnaval carioca de 1957

Este filme, feito há 60 anos, é uma preciosidade. Pena que tenha apenas a versão em inglês, sem legendas. Mostra o Rio de Janeiro, no início de 1954.  No filme, está escrito 1955, mas é um erro, já que o presidente  Getúlio Vargas é mostrado com seu guarda-costas Gregório Fortunato (ele aparece muito rapidamente) , que veio a ser responsabilizado pelo atentado a Carlos Lacerda, desencadeando o suicidio do presidente, em 24 de agosto de 1954. É interessante observar também que, naquela época, todo mundo era magro.

Os desfiles com carros alegóricos eram feitos pelas chamadas “Grandes Sociedades“, agremiações que desfilavam na terça-feira. Não havia violência e a população  se divertia sem gastar dinheiro; e, inimaginável naquele calor todo, os bailes do Municipal e do Copacabana Palace eram a rigor, com os homens pulando de smoking. As escolas de samba, que hoje são a tônica do carnaval carioca, ainda não existiam.  O filme é um documento. Foi feito seis anos ante de o Rio transferir para Brasília o título de capital federal. Não deixe de ver:


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais