fbpx

Filmes para entender melhor o envelhecimento

Por Maya Santana
 Emmanuelle Riva, 87, é a estrela do filme Amor, ao lado de Jean-Louis Trintignant, 84

A francesa Emmanuelle Riva, 87, é a estrela do filme Amor

O jornal Zero Hora ouviu uma especialista da Universidade Católica do Rio Grande do Sul, que relacionou cinco filmes produzidos pela indústria cinematográfica nos últimos tempos cujo tema é o envelhecimento. Os filmes selecionados, segundo ela, ajudariam a entender melhor a velhice.

Leia o artigo do Zero Hora e veja o trailer de cada um dos filmes:

– Há muitos filmes para entender as crianças ou entretê-las, assim como o mundo dos jovens e dos adultos, mas os filmes sobre as pessoas mais velhas ainda são pouco exploradas pelo cinema. Em geral, os filmes sobre o processo de envelhecimento ajudam a entender como o passar dos anos, a velhice, é algo normal e bom – explica Carla Schwanke professora do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS.

Confira cinco filmes sobre envelhecer:

1. Diário de uma Paixão
Talvez o mais conhecido de todos, o filme uma história de Duke e Allie. Os dois vivem em uma clínica geriátrica e ele conta para ela, que sofre de Alzheimer, a história de amor que os dois vivem desde 1940.

– A forma como o filme aborda a questão da Doença de Alzheimer é fantástica. Allie não reconhece mais Duke e mesmo assim todos os dias ele a encontra para contar sobre a vida que os dois viveram, os lugares que conheceram, sobre os filhos. Muitas vezes, as pessoas acham que quem sofre dessa doença deve ser esquecido assim como as memórias que foram perdidas – conta Carla, que assistiu o título e recomenda aos alunos e pacientes que atende.

2. Up: Altas Aventuras
Ainda que seja uma animação, o filme conta para crianças e adultos, sobre alguns medos, mas, principalmente, sobre as aventuras emocionantes que podem acontecer quando se chega à terceira idade. Ainda que Carl, o personagem velhinho, esteja em depressão e tentando se isolar do mundo, o garoto Russel insiste em se manter ao lado do idoso. Juntos os dois começam uma amizade e Carl redescobre o sentido da vida durante a velhice.

3. Cartas para Julieta
Verona, na Itália, é o cenário em que a história de amor entre Romeu e Julieta aconteceu. A jovem Sophie se junta a um grupo de voluntárias que responde cartas que outras pessoas escrevem ao casal desafortunado de Shakespeare. Uma das mensagens chama a atenção: em 1957, Claire, uma idosa que, há 50 anos, desistiu de seu grande amor Lorenzo. Juntas, a jovem e a idosa, vão buscar o amor de Claire Clique aqui para ler mais.

close

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todas as semanas

Prometemos que nunca enviaremos spam! Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





5 Comentários

Ana 22 de janeiro de 2015 - 15:01

Quero sugerir um filme maravilhoso sobre a velhice. Chama-se Vênus. Com Peter O´Tolle, vivendo o papel de um velho aposentado que se cai de amor por uma adolescente. As cenas em que a garota diz o que ele pode fazer com ela ou não, é demais.

Responder
Déa Januzzi 22 de janeiro de 2015 - 11:27

Maya, faltam O quarteto , O exótico hotel Marigold e Fred e Elsa. Beijos

Responder
Itamar Socrates 22 de janeiro de 2017 - 22:04

Recomendo também, cara Déa, o belíssimo CHUVAS DE VERÃO de CACÁ DIEGUES, embora creio que já conheces.

Responder
Emarilaine Machado da Silva 22 de janeiro de 2015 - 09:25

A maior dificuldade das pessoas mais jovens para entenderem a velhice é não se preocuparem com ela, é se esquecerem que a cada ano a perspectiva de vida tem aumento e por isso temos que buscar entende-la e aceitar que todos estamos sujeitos a passar pelas dificuldades existentes nessa fase. Os filmes retratam muito bem essa etapa, oferecendo uma visão humanitária sobre a questão. Recomendo.

Responder
Itamar Socrates 22 de janeiro de 2017 - 21:44

Perfeito Emarilaine, concordo em gênero e número e na coincidência das datas da sua resposta e da minha,passados já dois anos. Boa noite, saúde e paz!

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais