fbpx

Foto que assombra o mundo vai mudar a sorte dos imigrantes?

Por Maya Santana

Uma das ilustrações na internet homenageando o pequeno herói sírio

Uma das ilustrações na internet homenageando o pequeno herói sírio

Maya Santana –

Não consegui contemplar por mais que alguns segundos a foto do menino sírio, Aylan Kurdi, 3 anos, encontrado morto há dois dias numa praia da Turquia. Parecia um anjinho dormindo. A imagem do corpinho frágil, debruçado, com as ondas banhando seu rosto, dá a dimensão trágica da atual onda migratória avançando sobre a Europa. A mãe de Aylan e um irmão de 5 anos também morreram no naufrágio que pôs fim ao sonho de chegar à Grécia, de onde a família pretendia emigrar para o Canadá, mesmo tendo tido seu pedido de asilo negado pelas autoridades daquele país.

Aylan e seus familiares fugiam do inferno da guerra que destrói a Síria desde 2011, responsável pela morte de milhões de sírios e literal esquartejamento do país árabe de incontáveis tesouros históricos, reconhecidos como Patrimônio da Humanidade pela ONU. Damasco, a capital, é uma das cidades mais antigas do mundo.

A autora da foto que assombra o mundo, Nilüfer Demir, cobre conflitos na região há 15 anos. Confessa que ficou “petrificada” quando viu o pequeno Aylan, trajando camisa vermelha e calça azul, inerte na areia. Disse que tirou as fotografias do pequeno herói sírio morto no mar para que o mundo preste atenção ao terrível drama dos refugiados.

Morei muito tempo na Inglaterra. E durante os 14 anos de trabalho para a BBC presenciei inúmeras crises envolvendo imigrantes que, movidos de vontade férrea, quase sempre temendo pela própria vida em seus países de origem, tentavam de todas as maneiras entrar no país. Mas nunca vi nada como o que está acontecendo neste momento na Europa: maior êxodo desse século 21.

As fotos de Aylan ganharam o mundo através da internet. No Twitter, foi a mais partilhada nesta quarta-feira, juntamente com a hashtag#KiyiyaVuranInsanlik: “naufrágio da humanidade”.

Algumas das homenagens a Aylan:

aylan2

aylan1

aylan5

aylan10

aylan11

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

dezesseis + cinco =