Franceses celebram os 850 anos de Notre Dame

Por Maya Santana
Considerada a igreja mais famosa do mundo

Considerada a igreja mais famosa do mundo

Paris é a cidade que mais recebe turistas no planeta. Não há quem não queira conhecer a capital francesa. E quem vai uma vez sempre volta. Só no primeiro semestre de 2012, quase 43 milhões de pessoas do mundo inteiro desembarcaram na chamada Cidade Luz. Entre seus monumentos mais visitados está a incrível Catedral de Nossa Senhora de Paris, ou Notre Dame de Paris, que completa em 2013 nada menos do que 850 anos. Ou seja, quando o Brasil foi descoberto, a catedral já tinha mais de 300 anos. É essa preciosidade que os franceses estão se preparando para celebrar ao longo do novo ano que se aproxima. Leia o artigo da BBC Brasil:

“Um festival com um ano de duração vai celebrar, em 2013, o aniversário de 850 anos da catedral medieval francesa Notre Dame de Paris. Situada na pequena Île de la Cité, em Paris, a catedral se ergue, altiva, rodeada pelas águas do rio Sena. Não é a igreja mais antiga, nem a maior ou a mais alta do mundo – mas muitos diriam ser a mais famosa.

A catedral é adornada pelas famosas gárgulas

Testemunha dos mais importantes eventos na história da França, desde sua fundação a catedral testemunhou o nascimento de 80 reis, dois imperadores e cinco repúblicas. Ela também assistiu, impassível, à participação da França em duas guerras mundiais.

Suas famosas gárgulas, que a protegem contra espíritos malévolos, viveram glórias e tragédias ao longo dos séculos. Por exemplo, Notre Dame foi saqueada e quase demolida durante a Revolução Francesa.

Mas o monumento, erguido em homenagem a Nossa Senhora – daí o nome, Nossa Senhora de Paris -, a tudo sobreviveu. E no ano que se aproxima será a estrela de uma série de eventos que celebram seu 850º aniversário.” Continua em www.bbcbrasil.com.br


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais