fbpx

Fruta nativa do Brasiil, o guaraná contribui para a longevidade

Por Maya Santana

O guaraná é uma boa fonte de energia e antioxidantes, seu consumo pode aprimorar a saúde, melhorar o raciocínio, a concentração e aumentar a longevidade

O guaraná é uma boa fonte de energia e antioxidantes, seu consumo pode aprimorar a saúde, melhorar o raciocínio, a concentração e aumentar a longevidade

O Brasil é cheio de frutas e ingredientes que têm características benéficas muitas vezes desconhecidas pela maioria da população. Um exemplo disso é o guaraná, fruta da Amazônia que é bem difundida, mas não pelas suas muitas propriedades nutricionais. A nutricionista Clarissa Fujiwara atesta que o guaraná é uma boa fonte de energia e antioxidantes, e que seu consumo pode aprimorar a saúde, melhorar o raciocínio, a concentração e até mesmo aumentar a longevidade. “Além disso, é uma fruta 100% brasileira, e frutas da nossa pátria sempre dão aquele gostinho de lar, doce lar”, diz.

» Antioxidante
O guaraná é um ótimo antioxidante. Em um estudo realizado com indivíduos saudáveis, publicado recentemente na revista britânica Food & Function, foi comprovado que o guaraná é importante fonte de catequinas, com ação antioxidante e propriedades anti-inflamatórias, similar ao que ocorre com alimentos como o chá verde e o cacau.

» Longevidade
A cidade de origem do guaraná, Maués (AM), tem uma das maiores expectativas de vida do país. E como pode isso? Estudiosos têm realizado diversas pesquisas com o intuito de desvendar quais hábitos a população de Maués tem que justificariam esses números, e uma das hipóteses inclui o guaraná. O povo de Maués tem o costume de tomar guaraná todo dia de manhã, o que pode contribuir para prolongar a expectativa de vida local em comparação ao restante do país.

» Raciocínio e concentração
A nutricionista Clarissa Fujiwara explica que a presença de metilxantinas do guaraná, como cafeína, teobromina e teofilina, demonstra efeitos benéficos em atividades cognitivas de raciocínio e concentração. “Isso é devido à melhora da circulação sanguínea nas estruturas cerebrais, permitindo maior fluxo e suprimento de oxigênio e nutrientes na região.”

» Energia
A presença de cafeína nas sementes do guaraná tem o poderoso benefício de ter efeitos energizantes.

» Melhora no metabolismo de gorduras

Se você faz exercícios, o guaraná também pode ajudá-lo: ele contribui na perda de peso por meio da melhora no metabolismo de gorduras. ”Esse processo envolve a liberação de gordura na corrente sanguínea, que acaba ficando disponível para ser utilizada como fonte de energia durante o exercício”, diz Clarissa.

» Forma de consumo e quantidade recomendada
O guaraná é comumente encontrado sob a forma de pó (foto) e, em menor concentração do extrato de sementes de guaraná, na forma de xarope, presente amplamente em bebidas. Apesar de não haver consenso em relação à quantidade indicada para o consumo de guaraná para adultos, orienta-se de uma a quatro colheres de café de pó de guaraná distribuídas ao longo do dia. Para evitar dificuldades para dormir e prejuízo ao sono, aconselha-se evitar o consumo de grandes quantidades de guaraná à noite ou próximo ao horário de dormir. (Fonte: Portal Uai)

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais