fbpx

Gravidez depois dos 40 exige atenção redobrada

Por Maya Santana

Aos 46, a atriz Carolina Ferraz está no sétimo mês de gravidez

Aos 46, a atriz Carolina Ferraz está no sétimo mês de gravidez

Um número cada vez maior de mulheres, conhecidas e anônimas,realizam o sonho de serem mães com mais de 40 anos através da Reprodução Humana. Um caso que está nos jornais é o da atriz Carolina Ferraz. A caminho dos 50, ela anuncia que está esperando um bebê.

Leia o artigo do portal Universo da Mulher:

Esta semana a atriz Carolina Ferraz confessou em rede nacional que está, aos 46 anos, no sétimo mês de gravidez através da fertilização in vitro, e como ela muitas outras mulheres anônimas e famosas recorrem ao processo a fim de serem mães depois dos 40 anos.

Mãe de Valentina, de 20 anos, Carolina deixou claro que se sentiu meio deprimida inicialmente devido aos hormônios durante o tratamento para engravidar e que gostaria muito de ter fertilizado gêmeos. Entretanto, veio uma menininha que nascerá daqui a dois meses. “Engravidar depois dos 40 anos de idade é uma atitude que exige consciência e responsabilidade. Isto porque a baixa fertilidade e as complicações aumentam consideravelmente a cada ano, principalmente após os 35 anos”
disse a atriz.

SEGUNDO A GINECOLOGISTA MARIA DO CARMO BORGES DE SOUSA, DIRETORA MÉDICA DA FERTIPRAXIS- CENTRO DE REPRODUÇÃO HUMANA, NO RIO DE JANEIRO E PRESIDENTE DA REDE LATINO AMERICANA DE REPRODUÇÃO ASSISTIDA, TODA GRAVIDEZ REQUER CUIDADOS E É FUNDAMENTAL A REALIZAÇÃO DE UM PRÉ-NATAL COM NO MÍNIMO OITO CONSULTAS. ”UMA GRAVIDEZ APÓS OS 40 ANOS OFERECE AINDA MAIS RISCOS À MULHER, PORÉM UMA GESTAÇÃO EM QUALQUER IDADE PODE SE TORNAR DE ALTO RISCO” EXPLICA A ESPECIALISTA, AFIRMANDO QUE AS TRÊS DOENÇAS MAIS COMUNS EM GESTANTES COM IDADE AVANÇADA SÃO A HIPERTENSÃO, INFECÇÃO URINÁRIA E DIABETES GESTACIONAL, ALÉM DE TROMBOSE EM PESSOAS COM PREDISPOSIÇÃO. É IMPORTANTE LEMBRAR TAMBÉM, QUE PARA O BEBÊ OS RISCOS SÃO DE DOENÇAS GENÉTICAS, POR EXEMPLO, A SÍNDROME DE DOWN. “DURANTE TODO O PROCESSO SÃO SOLICITADAS ULTRASSONOGRAFIAS E EXAMES DE SANGUE PARA AVALIAR O BEM-ESTAR DO BEBÊ”.

A especialista esclarece que as mulheres já nascem com todos os seus óvulos, por isso aos 40 anos as células reprodutoras já estão envelhecidas, não há uma renovação, o que provoca o aumento de chances de doenças genéticas e infertilidade após esta idade.

“Para diminuir os riscos das gestantes o mais importante é o acompanhamento médico que deve ser feito mensalmente até a vigésima semana quinzenalmente e a partir da vigésima primeira e semanalmente no último mês da gravidez” diz Maria do Carmo, lembrando que “o uso de suplementos e vitaminas tanto para as mais jovens como para as mais velhas não é diferente” finaliza.

Existe faixa de idade ideal para se ter uma gestação? Tire as dúvidas com a especialista

Alterações nos costumes e modos de vida influenciaram, diretamente, a relação das mulheres com a gestação; além disso, um estilo de vida saudável (fortemente disseminado atualmente) aumenta as chances de uma gravidez igualmente saudável. Tal combinação de fatores vem favorecendo muito a possibilidade da gravidez tardia, principalmente pela possibilidade da reprodução assistida.

Segundo Maria do Carmo Maria do Carmo Borges de Sousa, Diretora Médica da Fertipraxis- Centro de Reprodução Humana, no Rio de Janeiro e Presidente da Rede Latino Americana de Reprodução Assistida, “este é um momento de mudanças sociais drásticas”. Para as mulheres, trata-se da possibilidade de programar a gestação para uma idade mais avançada, com segurança. Leia abaixo a entrevista com uma das maiores autoridades no assunto no Brasil. Clique aqui para ler mais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

dez + 8 =