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Grifes trocam modelos por famosas de até 80 anos

Por Maya Santana

A escritora Joan Didion, 80, foi a escolhida da grife Céline

A escritora Joan Didion, 80, foi a escolhida da grife Céline

Uma nova tendência vem se verificando no mundo da moda: a substituição das modelos tradicionais, com seu charme e juventude, por personalidades mais velhas de outras áreas. A Céline deixou de lado a modelo Daria Werbowy, uma louraça, e optou pela escritora americana Joan Didion, de 80 anos. A Saint Laurent fez o mesmo: contratou a cantora Joni Michell, 71,uma lenda nos anos 60 e 70. A Givenchy buscou a atriz Julia Roberts, 47. E a Versace vai de Madonna, 56.

Leia o artigo publicado pelo portal Uai:

No início do ano, a comunidade da moda entrou em um grande frenesi quando a grife francesa Céline divulgou a campanha publicitária da coleção de verão. Em vez de escalar Daria Werbowy — a modelo loira, alta e polonesa, que costuma contratar como rosto da marca —, escolheu a escritora Joan Didion, 80 anos. A imagem simples registrada pelo fotógrafo Juergen Teller retrata a americana sentada em um sofá com uma camisa preta de gola rolê, um pingente dourado no pescoço e belos óculos escuros. Apesar do custo de produção ter sido baixo, a repercussão foi gigantesca. Pois a história profissional da autora prevaleceu sobre qualquer efeito especial ou corpo escultural. “Eu não fazia ideia de que a parceria faria tanto sucesso”, ela falou ao jornal New York Times.

Julia Roberts, 47, garota propaganda da grife francesa Givenchy

Julia Roberts, 47, garota propaganda da grife francesa Givenchy

A tendência de valorização de garotas-propaganda com perfis interessantes está se espalhando entre várias marcas. A indústria da moda, julgada por disseminar um padrão de beleza inalcançável, há algumas temporadas tem substituído as típicas modelos por mulheres mais velhas e cheias de personalidade. O ápice chegou em janeiro, na Europa, com o lançamento das novas coleções. “Esse tipo de anúncio é importante não apenas por valorizar uma pessoa mais velha, mas também por celebrar uma pessoa inteligente e bem sucedida”, escreveu a jornalista Rachel Cooke no periódico The Guardian. Escritoras, cantoras e atrizes, de 50 a 80 anos, roubaram os empregos das tradicionais adolescentes magrelas e dominaram as páginas comerciais das revistas de moda.

Saint Laurent , por exemplo, convocou Joni Mitchell, 71 anos, para estampar a campanha dessa temporada. Fotografada por Hedi Slimane, diretor criativo da grife, a cantora apareceu com uma bata simples tocando violão em casa, na Califórnia. No Brasil, Lucas Magalhães convidou Elke Maravilha, aos 70, para ser o rosto da marca. Madonna, aos 56, foi escolhida para protagonizar o anúncio da Versace e exibe o corpo escultural para as lentes da dupla Mert Alas e Marcus Piggott.

A cantora Joni Mitchel, 71,  foi a escolhida pela gripe Saint Laurent

A cantora Joni Mitchel, 71, foi a escolhida pela gripe Saint Laurent

A Givenchy também contratou o duo para registrar Julia Roberts, 47 anos, sem maquiagem e cabelo ao natural, para ilustrar campanha da nova coleção. “Não queria glamour. Busquei apresentar uma campanha honesta”, explicou Ricardo Tisci, diretor criativo da grife. “Roberts tornou-se uma das poucas atrizes que não tem a vida privada exposta em redes sociais e, por ter um estilo de vida menos exibicionista, se relaciona muito com bem com a cliente da minha marca. Melhor do que qualquer modelo“, concluiu. Clique aqui para ler mais.

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