Inhotim, museu de arte ao ar livre, vai virar grife

Por Maya Santana
Inhotim fica em Brumadinho, cidade a 70 km de Belo Horizonte

Inhotim fica em Brumadinho, cidade a 70 km de Belo Horizonte

Inhotim vai virar grife. Um dos espaços de arte moderna mais badalados do  Brasil terá sua própria linha de produtos. Quem está por trás da novidade são  as mineiras Cynthia Massote e Mariana Hardy,  diretoras da Hardy Design, em Belo Horizonte. Elas foram contratadas para  desenvolver objetos que de alguma maneira sintetizem a imagem contemporânea e  despojada que é atribuída a Inhotim. Concebido na década passada por Bernardo  Paz, empresário da mineração, Inhotim é uma antiga fazenda que abriga diversas  galerias e obras ao ar livre. Fica em Brumadinho, na região metropolitana de  Belo Horizonte. E, embora novato no circuito da arte moderna, tem atraído  atenção do público e de artistas – daqui e do exterior.

A linha de produtos  próprios de Inhotim estará associada a outra novidade. A exemplo do Museum of  Modern Art (MoMa) de Nova York e da Tate Modern de Londres – só para citar dois  grandes museus – Inhotim terá também uma loja espaçosa para atender os  visitantes. Sim, já há uma lojinha no local, que tem uma curadoria própria e com  produtos interessantes, mas que normalmente fica pequena para o tamanho do  público. O espaço será ampliado e ganhará novos itens, segundo as duas  designers. A expectativa é que seja inaugurado no segundo semestre.

As mineiras Cynthia Massote (à esq.) e Mariana Hardy são as responsáveis pelo projeto

As mineiras Cynthia Massote (à esq.) e Mariana Hardy são as responsáveis pelo projeto

E por que é preciso ter nessa nova loja produtos com a marca Inhotim? “As  pessoas querem levar um pouco do lugar para as suas casas. Algo que carregue o  espírito de Inhotim. É diferente de comprar um produto que, ainda que tenha sido  super bem escolhido, pode ser encontrado em lojas de quaisquer outros museus  pelo mundo”, diz Mariana. Cynthia completa: “Estamos na primeira etapa do  desenvolvimento da linha, que será lançada ainda neste ano. Serão produtos  práticos, acessíveis e interessantes. Estamos pensando em camisetas, Havaianas,  bolsas, cases para iPad, capas de chuva e outros apetrechos interessantes”.

Esta  não será a primeira experiência das duas com o Instituto Inhotim. Foram elas  quem criaram a identidade visual do espaço. No ano passado, pela criação do logo  do museu, o escritório ficou em segundo lugar na edição do Prêmio Internacional  de Design e Comunicação (IDCA), no projeto Honra e Criatividade em Museus. Para  a nova linha de produtos, as designers estão trabalhando em parceria com  criadores da agência de publicidade Philadelfia, que é da família de Paz e  também fica em Belo Horizonte.

Foram elas que criaram a identidade visual do famoso museu

Foram elas que criaram a identidade visual do famoso museu

A Hardy Design foi fundada em 2004, mas já reúne alguns prêmios e menções  importantes e trabalhos publicados pela editora alemã Taschen na coletânea Logo  Design. Mariana tem 38 anos e Cynthia, 39. São da lavra da equipe das duas a  sinalização do novo Mineirão e o pôster oficial de Belo Horizonte para a Copa de  2014. No mercado editorial, o escritório criou o projeto gráfico do livro sobre  a produção do filme “O Palhaço”, de Selton Mello. As duas partilham da tese de  que design deixou de ser uma disciplina que simplesmente cria uma imagem, e sim  “ajuda a modelar negócios”. Fonte: valor.com.br


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1 Comentários

Monica minelli 20 de março de 2013 - 01:08

Nota mil. Adorei. Morro de vontade de conhecer Inhotim. Ta chegando a hora. Bjo

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