Intercâmbio de maiores de 50 é o que mais cresce no Brasil

Por Maya Santana
Ser maior de 50 anos não é mais desculpa para não participar

Ser maior de 50 anos não é mais desculpa para não estudar no exterior

É uma dessas ótimas notícias: à medida que estudar no exterior, seja lá em que país for, vai ficando mais acessível, facilita a vida de todo mundo que tem esta aspiração, principalmente quem já passou dos 50 anos e achava que intercâmbio era coisa para gente jovem. Segundo este artigo publicado pela Folha de São Paulo, é nessa faixa etária, a partir da meia idade, que cresce mais a procura para estudar lá fora. Acho que vou embarcar nessa.

Leia o artigo com mais detalhes:

Arrumar as malas para passar uma temporada de intercâmbio no exterior está deixando de ser programa apenas para jovens e adolescentes em busca de novas experiências. O público com mais de 50 anos que procura agências para estudar fora do país é o que mais cresce. Ao contrário dos mais jovens, esse público sênior quer algo mais do que jogar a mochila nas costas e conhecer novas realidades e pontos turísticos para tirar fotografias e postar em redes sociais.

Artista plástica já fez quatro intercâmbios na França

Ele quer aprender gastronomia, falar bem outra língua e ter contato com manifestações artísticas, culturais e históricas diferentes. “Pessoas com mais de 50 anos têm gosto mais apurado, maior percepção de mundo e não se contentam em apenas passar por um local e fazer turismo. Elas querem uma imersão, uma vivência verdadeira”, diz Diogo Rodrigues, diretor comercial da Interconnect Brasil.

Embora haja semelhanças entre o intercâmbio juvenil e o sênior, os mais velhos exigem condições um pouco diferente de acomodação e de carga horária de estudos e conteúdo, além do tamanho das turmas de aprendizado. “Quem opta por ficar em residência de família quer casas mais bem localizadas, com banheiros individuais e mais opções de alimentação”, afirma Rodrigues.

Segundo ele, normalmente o programa do curso vai envolver atividades extras como visitas a museus e teatros. Geralmente, os cursos procurados pelos maiores de 50 duram menos tempo (entre 2 e 4 semanas) -por causa das obrigações e estrutura familiar-, as turmas possuem menos alunos (de 8 a 16). Segundo a gerente de cursos do STB (Student Travel Bureau), Marcia Mattos, apenas no ano passado, a busca de pessoas nesse perfil por intercâmbio cresceu 40%.

De acordo com Márcia, esses alunos com mais de 50 anos estão atrás de uma experiência mais completa. “O intercâmbio permite ampliar a rede de relacionamentos, conseguir aperfeiçoamento para o trabalho e desenvolver interesses específicos, como fotografia e pintura”, diz.

Zita Matilde Arduini, 67, planeja uma temporada de estudos para esse ano. Quer mais conhecimento, aperfeiçoar o inglês, e conhecer pessoas e culturas novas. “Tenho muita curiosidade pelo intercâmbio e estou analisando as possibilidades. Hoje, é mais fácil e há mais opções do que no passado. Ainda tenho dúvidas do lugar. Talvez eu vá para o Canadá, mas tenho receio do frio.”

Os cursos no exterior para pessoas de mais de 50 anos têm valores semelhantes aos dos mais jovens. Mas exigências diferentes, como padrão de residência e aulas particulares, podem aumentar o preço da empreitada em até 15%.


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





269 Comentários

Intercâmbio de maiores de 50 é o que mais cresce no Brasil - Fãs da Psicanálise 14 de junho de 2019 - 09:00

[…] (Fonte: 50emais.com.br) […]

Responder
Cláudia Reis 3 de abril de 2019 - 17:19

Olá… gostaria de ir pra australia… tenho minha filha que mora lá… mas não tenho condições de ir… gostaria de ter aulas de idioma…

Responder
Intercâmbio 22 de abril de 2019 - 09:20

Oi Claudia,
Eu consultei recentemente a Mundial Intercâmbio, fui muito bem atendida pela Arlene, tiraram todas as minhas dúvidas. Ainda não me decidi pelas datas mas provavelemente vou viajar com eles.
Intercâmbio na Austrália
Estou na dúvida se vou para Austrália ou Portugal. Eles também possuem ótmos programas de intercâmbio para terceira idade.
Intercâmbio em Portugal

Responder
Ricardo 27 de março de 2019 - 09:42

Para vocês que procuram viagens internacionais, nós temos diverso serviços.
Intercâmbio na Inglaterra
Intercâmbio em Londres

Responder
ADRIANA 3 de fevereiro de 2019 - 23:01

OLA, GOSTARIA DE IR PARA AUSTRALIA. ALGUEM PODE ME AJUDAR? PARECE QUE AS EMPRESAS NAO FAZEM ESSE DESTINO PARA PESSOAS COM MAIS DE 40 ANOS.

Responder
rossana 8 de janeiro de 2019 - 11:04

oi… estou procurando um trabalhando voluntariado…. vc teria algo a respeito pra nossa idade?

Responder
celso 29 de novembro de 2017 - 11:24

Oi pessoal tenho 59 anos sou saudável e tenho força de trabalho, físico e intelectual, sou uma pessoa que sabe fazer muita coisa em várias áreas, estou cansado da vida que levo e gostaria de ter uma oportunidade de poder morar fora do Rio De Janeiro mas não tenho posses para isso, gostaria de deixar aqui meu pedido se alguém puder me dar abrigo em troca de moradia tenho certeza que poderei ajudar muito nos afazeres gostaria que fosse no interior se for roça melhor ainda sou uma pessoa bastante capaz, podemos nos ajudar, isso já esta se tornando um pedido de socorro pois vivo infeliz por aqui e gostaria de dar outro rumo a minha vida sou de confiança não se preocupe tenho somente bons antecedentes não fumo nem bebo o que faço é só trabalhar pagar contas e vivo infeliz aqui me dê uma oportunidade não vai se arrepender vamos conversar pra gente se conhecer quem sabe você me da essa oportunidade meu nome é Celso 59 anos braco magro podemos trocar mensagens pelo Whatsapp meu numero (21) 99195 6807 espero algum contato obrigado por me ouvir ao menos.

Responder
MARI MAZZIO 2 de novembro de 2017 - 11:58

Muito legal o post. Acabei de dar uma virada na minha.vida, larguei o.trabalho e td mais aos 42 e achei que estava sendo ousada. Nunca.imaginei que os.estudantes.maduros estivessem tao em moda, viva.aqueles que acreditam que a vida começa aos 50!
\O/

Responder
Roberto Ubirajara Domingues Laurindo 19 de setembro de 2018 - 04:16

Olá, gostaria de entrar em contato com a MARI MAZZIO, pois achei inspirador o relato dela. meu nome é Roberto Ubirajara, meu e-mail é [email protected] e meu wattzap é 11 981951235. Obrigado

Responder
Jussara rios 1 de novembro de 2017 - 12:24

1111

Responder
Tatiane Dias 24 de agosto de 2017 - 10:17

Olá…muito boa a matéria!!
Estou organizando um grupo para intercâmbio de 2 semanas em Buenos Aires (Argentina). Para pessoas de 50+. Caso alguém tenha interesse de ver a proposta, pode me mandar uma mensagem para o e-mail: [email protected]
Obrigada.

Responder
Viviane Fumero 2 de agosto de 2017 - 14:40

Parece coincidencia eu ter encontrado esse artigo, eu Tive uma experiencia Incrivel ao fazer um intercambio com minha mãe em londres em 2012, Passei 2 meses estudando Inglés ao lado de uma Senhora de quase 60 anos

Responder
Lucas 25 de abril de 2017 - 18:11

Fazer o programa de intercâmbio na Terceira idade no exterior deixou de ser privilegio somente para jovens, ainda bem!Hoje, há programas de intercâmbio exclusivos para pessoas acima de 50 anos, o Intercâmbio Terceira Idade. Conhecidos como 50+, são programas que combinam aulas de idioma com atividades culturais e excursões, destinados aos aventureiros da melhor idade.

Feito sob medida para quem quer aprender ou aperfeiçoar o idioma de maneira leve e descontraída e viver uma experiência cultural única. Além de estudar, o viajante terá a oportunidade de conhecer lugares turísticos e ainda conviver e fazer novas amizades com pessoas da mesma faixa etária, provenientes de diversas partes do mundo.– Idade mínima: 50 anos;

– Idade máxima: não há limite;
– Duração do programa: a partir de 2 semanas;
– Tipo de hospedagem: casa de família, apartamento ou hotel.Vale ressaltar que uma pessoa acima dos 50 anos pode fazer parte de outros cursos no exterior, regulares e destinados a adultos acima de 18 anos, caso não se importe em se relacionar com pessoas de diversas idades em sala de aula. Esta opção de intercâmbio para a Terceira Idade é destinada a pessoas que têm preferência em estudar no exterior, com pessoas na mesma faixa etária

Responder
Claudemir 16 de abril de 2017 - 19:17

A melhor experiencia que tive na minha adolescência foi fazer um intercambio nos anos 90 em Berlin, e hoje com quase 50 anos me deu vontade ao ler essa matéria, fazer outro. Parabéns

Responder
Neide 16 de abril de 2017 - 19:13

Um intercambio ja é maravilhoso para um adolescente imagina para uma pessoa depois dos 50 anos.

Responder
vera 6 de novembro de 2016 - 09:41

gosria de saber se existe algum programa de troca de residencias, gostaria de conhecer portugal. [email protected]

Responder
Mafalda fontolan 6 de novembro de 2016 - 09:02

Tenho 64 anos e tenho muita vontade de conhecer outro país Itália ou França nunca viajei de avião so que esbarra numa serie de falta de conhecimentos como língua, passaporte, economia enfim por onde começar?

Responder
RONILDES ALVES DA SILVA _ 5 de novembro de 2016 - 18:38

Tenho 51 anos, sou formada em letras com pós-graduação em revisão de texto e tenho interesse m fazer mestrado em espanhol na América do Sul, como devo proceder?

Responder
Sandra Lúcia de Souza Ferreira 5 de novembro de 2016 - 12:08

Gostaria muito de passar 6 meses em Portugal,dando aulas de Português/Redação.
É possível??
Conheci Porto e Lisboa em junho gostei muito!!

Responder
Jesus Magalhães Galindo 4 de novembro de 2016 - 23:46

tenho interesse em intercambio nas areas ( de artes) , designer de interiores e fotografia. bem como aprender mais a lingua local.. sou formado em designer de interiores e fiz fotografia tbem. trabalho bem com desenho arquitetonico, móveis, etc,,. vc teriam algo a me indicar?? França, Suiça, suécia, Italia., Espanha, Aguardo resposta.. Não me ligo ao tempo de estadia no pais escolhido.

Responder
Rosa Helena Winter Espolador 4 de novembro de 2016 - 20:23

GOSTARIA DE SABER MAIS DO INTERCAMBIO

Responder
Solange Miranda. 3 de novembro de 2016 - 11:39

Tenho 51 anos, gostaria de aprender um pouco de inglês. Tenho vontade de ir para o Canada, por 2 ou 4 semanas no máximo. Tenho medo de não saber me virar. Poderia até ficar em casa de familia, porém gostaria de privacidade de quarto e banheiro.
Como devo proceder?

Aguardo,
Att

Responder
solange cunha salles caixeta 3 de novembro de 2016 - 11:18

GOSTARIA DE INFORMAÇÓES DETALHADAS SOBRE INTERCAMBIO NO CANADÁ.
OBRIGADA.

Responder
Angelica Imperador 2 de novembro de 2016 - 18:09

Boa Tarde,
Meu nome é Angelica Imperador e moro em Montreal ‘( Canada) ha 12 anos.
Tenho uma empresa de intercambio para pessoas de 40+ , Ingles/Frances. Próxima turma acontecerá em Maio/Junho 2017.
Nosso programa compreende:
6 semanas de curso intensivo de Ingles ou Frances pela manhã ( 8h30 as 11h30) ministrado pela Universidade de Montreal e uma agenda cultural extremamente interessante todas às tardes com visitas à museu, monumentos historicos, teatro, tardes de leitura na biblioteca publica, eventos culturais, etc . Todos os programas culturais são oferecidos com acompanhamento de um guia turistico .
Oferecemos acomodações em B&B de Montreal.
Temos tambem viagens (opcional ) nos fins de semana para Quebec city , Ottawa, Mil Ilhas e Toronto.
Interessados entrar em contato : [email protected]

Responder
Nilza Misievisg 2 de novembro de 2016 - 16:15

Gostaria de ter mais detalhes sobre esse intercâmbio, tenho 75 anos ainda é possível?

Responder
Marcos Borges da Silva 6 de setembro de 2016 - 21:30

Estou próximo da minha aposentadoria, tenho 55 anos e me interesso pela língua inglesa e gostaria de me aperfeiçoar e conhecer novos lugares e novas culturas.

Responder
Daniele 3 de novembro de 2016 - 02:31

Oi Marcos, represento a agência Yep!, trabalhamos com os destinos de Nova Zelândia e Austrália! posso te ajudar, segue meu contato: [email protected]

Responder
Arlette 25 de agosto de 2016 - 10:30

Desde 1992 fazemos também esse tipo de intercâmbio, é uma de nossas especialidades! Consulte aqui http://www.azics.com.br/

Responder
Maria Luísa Ferreira Belo Moncorvo 24 de agosto de 2016 - 06:58

Tenho muito interesse em fazer intercâmbio para estudar em Londres. Estou aposentando e para 2017 gostaria de um período com esse foco. Como fazer contato.

Responder
yanet 23 de agosto de 2016 - 17:49

Parabéns! Gostaria de saber melhores detalhes sobre Intercambio em quero aprender ingles Desde já Muito Obrigada

Responder
Edilene Ebiner Eckert 23 de agosto de 2016 - 12:59

Tenho interesse na Franca, Italia ou Suissa.

Responder
Elisete 23 de agosto de 2016 - 06:54

Tenho 64 anos, estou indo pra SAN geminiano hoje para passar 2.5 meses e se essa experiência for boa, estarei repetindo anualmente.
Tudo ainda é expectativa, no retorno escreverei tudo que vivenciei.

Responder
Natalia 8 de novembro de 2016 - 10:25

Elisete, tudo bem ? Como foi sua viagem? Sou estudante de Jornalismo e estou produzindo uma reportagem sobre esse assunto. Preciso gravar com uma pessoa com o seu perfil , que ja tenha ido viajar para um intercambio para falar sobre a experiencia.
Será que.podemos conversar? Meu email : [email protected]
Obrigada

Responder
Josi Amorim 22 de agosto de 2016 - 18:20

Boa noite!
Tenho 41 nos e um sonho de fazer intercâmbio/morar fora do país.Gostaria muito de ir para Ingaterra,quero saber custos,onde e como ficar,gostaria de trabalhar também!Gostaria de alguém para me orientar!Alguém até q já morasse lá!Tenho Inglês Britânico Intermediário.

Responder
cledy g. s dos santos 22 de agosto de 2016 - 14:36

Sou viúva, tenho 62 anos, advogada, gostaria e fazer intercambio no interior da França. desejo apenas aprender a língua e fazer novas amizades. Conheço a França superficialmente.

Responder
Sônia Regina Jabour 22 de agosto de 2016 - 13:47

Como faço para saber como funciona????

Responder
Celeste alcantara 21 de agosto de 2016 - 21:33

Moro em Fortaleza e tenho um sonho desde a adolescencia que é fazer um intercambio. Estudar ingles, morar em casa de familia, se possivel trabalhar ou viver a experiencia em aprender a culinaria local. Tenho 65 anos , gosto de viajar e conhecer os locais como vivem as pessoas. Tambem gostaria de saber como posso hospedar pessoas em minha residencia para um intercambio. Aguardo uma orientaçao

Responder
Celeste alcantara 21 de agosto de 2016 - 21:31

Moro em Fortaleza e tenho um sonho desde a adolescencia que é fazer um intercambio. Estudar ingles, morar em casa de familia, se possivel trabalhar ou viver a experiencia em aprender a culinaria local. Tenho 65 anos , gosto de viajar e conhecer os locais como vivem as pessoas. Tambem gostaria de saber como posso hospedar pessoas em minha residencia para um intercambio. Aguardo uma orientaçao. Atenciosamente

Responder
Ubiracira de Oliveira 21 de agosto de 2016 - 11:38

Gostaria de mais informações, me interessa muito estou aposentada e com ideias d2 estudar fora do país e com esse intercâmbio vai facilitar pelo menos é o que Espero. Aguardo respostas. Obrigado

Responder
Elenice de Paula 21 de agosto de 2016 - 11:30

Bom dia!!!
Tenho um Curso de Inglês (Sou Professora Particular de Inglês)
fanpage= Elenice English Course
http://www.facebook.com/Elenice-English-Course-1505548799755777/
face= Elenice de Paula
Skype= paulaelenice544
Gostaria de colaborar com meu aprendizado
Também fazer novas amizades
Viver um lindo presente e ter uma visão muito positiva para o futuro Bjs a todos Obrigada…

Responder
Mariza Zacura 20 de agosto de 2016 - 22:00

CSou escultora e gostaria muito de fazer um curso interessante, em qualquer país

Responder
Fatima 20 de agosto de 2016 - 16:40

Quero acolher pessoas maiores de 45 anos na minha casa e que tenham interesse em aprender a língua portuguesa.

Responder
HERNÁN HERNANDEZ 7 de agosto de 2016 - 08:19

Sondei empresas de intercâmbios. Os valores são muito altos. Gostaria de fazer inglês na África do Sul, que dizem que é mais em conta. Aos quase setenta e cinco anos, cheio de energias e vontade de viver, planejo um dia, bem próximo, realizar o meu desejo, aprender inglês e dar a volta ao mundo. Sonhar não paga impostos, ainda bem.

Responder
Maryna Valentte 24 de julho de 2016 - 15:57

Gosto muito dos artigos que aqui leio, Parabéns! Gostaria de saber melhores detalhes sobre Intercambio em Portugal. Desde já Muito Obrigada.

Responder
juliana 11 de julho de 2016 - 08:37

adorei o blog e estava mesmo precisando escutar coisas assim, verdade é que a idade chega para todos, então o negócio é viver. quanto ao intercâmbio, achei fantástico e deixo aqui um convite, moro em Liverpool, e caso alguém queira um lugar para ficar e poder conhecer e até estudar me procurem ficarei feliz em participar dessa jornada dos 50 rumo ao futuro..juliana

Responder
Sueli Maunsell 19 de março de 2016 - 17:12

Fiquei sabendo que dá para viajar e trocar acomodação por trabalho, você tem alguma dica para mim?

Responder
iza 22 de janeiro de 2016 - 19:26

Está nos meus planos alguns intercâmbios de reforço no Inglês, Frances e Espanhol.
Com certeza, boa opção para viajar unindo o útil ao agradável

Responder
Eliane Boechat Coelho Junior 9 de janeiro de 2016 - 15:19

Gostaria muito de receber sua f olheteria, brochuras, etc….Vocês comissionam agencias de viagens, agencias de cursoso intercambios em outros estados?

Responder
Carolina Palermo 5 de novembro de 2015 - 12:41

É tudo de bom. Tenho 62 anos e quero ir para a França, Bélgica ou Suíça fazer gastronomia. Tenho que morar em casa de alguém obrigatoriamente?
Tenho proficiência em francês. Como participar e onde posso encontrar lista de cursos de gastronomia desses 3 países?

Responder
Lilian 31 de outubro de 2015 - 08:35

Até que enfim surge essa oportunidade. Esse é meu sonho,mas quando falo isso aqui em casa dizem que ficarei ridícula, uma senhora no meio de adolescentes. Eu também não gostaria de entrar numa turma de jovens. Tomara que isso esteja se tornando realidade em outros países pra ter turminhas animadas de senhoras e senhores das mais diferentes nacionalidades.

Responder
laurent 31 de outubro de 2015 - 03:24

Boa ideia para quem tem dinheiro e os outros??????????????????????????

Responder
Vera 29 de outubro de 2015 - 16:31

Acho dificil essas pessoas que não conseguem nem fazer a pesquisa no google chegar a algum lugar…
PelamordeDeus……
Querem tudo mastigado, gente mé só pesquisar.Pronto.
Boa sorte… comecem….

Responder
Marilia P. Leire 29 de outubro de 2015 - 13:48

Gostaria de fazer um intercâmbio de inglês em Malta. Tenho 67 anos e adoro viajar. Tenho que aprimorar o listening e speaking. Escolhi este destino porque aprecio lugares que mantem centros históricos onde se respira História e Cultura. Tens dica de uma agência? Vocês poderiam me mandar uma cotação?

Responder
Vera 29 de outubro de 2015 - 16:33

Marilia P. Leite.

Malta é lugar mais lindo que ja conheci……….se empenhe e vá mesmo.

Responder
Edna Bianchi 29 de outubro de 2015 - 12:01

Tenho 68 anos, gostaria de fazer um curso de inglês desde o beabá, preferencialmente ficar e uma casa de família americana, 3 ou 4 meses. Meu e-mail para quem puder me responder é [email protected]. sou de São Paulo-SP e tenho netos ingleses…preciso me comunicar com eles…

Responder
PAULO HAMILTON SILVA 29 de outubro de 2015 - 11:03

ADOREI …- GOSTARIA MUITO DE FAZER UM INTERCÂMBIO NA ESPANHA, GOSTARIA DE APRENDER GASTRONOMIA, PORÉM …ESTOU COM 69 ANOS DE IDADE, COM MUITA VITALIDADE, COMO PODERIAMOS FAZER PREZADA MAYA SANTANA.

Responder
Neide marcondes 28 de outubro de 2015 - 22:24

Interessante a idéia é penso para o ano um mês em Nice, Marselhe, Lá Rochelle. Pode me enviar algo nestes lugares? Agradeço Neide Marcondes 65

Responder
Tem mais de 50 anos, que tal fazer um intercambio! | Nova York 28 de outubro de 2015 - 11:22

[…] Leia o artigo na integra: Intercambio para maiores de 50 […]

Responder
regina drumond 27 de outubro de 2015 - 16:38

tenho 70 anos e também gostaria de estucdar Ingles no exterior, especialmente melhorar a minha conversação, digo soltar mais e libertar o ingles.

falo um pouco de ingles, frances e espanhol. sou psicologa, fiz curso de mestrado em criatividade na espanha
e gosto de viajar, fazer amizades e aprender novas coisas

sei que sempre á oportunidades para quem quer aprender e se relacionar
grata, abraço

Responder
juliana 11 de julho de 2016 - 18:50

adorei o blog e estava mesmo precisando escutar coisas assim, verdade é que a idade chega para todos, então o negócio é viver. quanto ao intercâmbio, achei fantástico e deixo aqui um convite, moro em Liverpool, e caso alguém queira um lugar para ficar e poder conhecer e até estudar me procurem ficarei feliz em participar dessa jornada dos 50 rumo ao futuro..juliana

Responder
Sônia Oliveira 26 de outubro de 2015 - 20:11

Olá, tenho 56 anos e gostaria de fazer intercâmbio para estudar inglês e trabalhar na Austrália, será que consigo algum emprego por lá ?

Responder
IRENICE DE OLIVEIRA 26 de outubro de 2015 - 12:07

Desejo saber mais informações.

Responder
Ellen block 16 de setembro de 2015 - 21:25

gostaria de informação é possível site dos programas , destinos e custos para um intercâmbio para aperfeiçoar a língua inglesa e conhecer o país !
Grata
Ellen block

Responder
Euripia 5 de agosto de 2015 - 17:18

Projeto mais de 50 !, quero muito.

Responder
lucy helena pane dávila 16 de julho de 2015 - 17:42

Tenho 77 anos, sou lúcida, dirijo, trabalho na internet, estou no facebook, sou artista plástiva, descendente de italianos, já fui p/EEUU, Europa, conhecer os museus, Louvre, Prado e outros, dei aulas de desenho e telas,vcs. poderiam me indicar o que fazer? aguardo resposta. grata.

Responder
tania correa 14 de julho de 2015 - 18:53

Gostaria de maiores informações sobre a matéria, ela é muito interessante!

Responder
Sandra Maria do Carmo 15 de junho de 2015 - 00:04

Gostaria muito de participar deste intercâmbio .

Responder
arlanza crespo 14 de junho de 2015 - 23:41

adorei a matéria,gostaria de saber mais sobre intercâmbio depois dos 50 anos.Sou artista plástica e museóloga.Gostaria de passar um tempo fazendo curso na França,preciso saber detalhes de preço e tempo.Tenho cidadania portuguesa,desde já obrigada pelo contato

Responder
Ana Oliveira 14 de junho de 2015 - 20:37

Boa Noite,

Gostaria de fazer intercambio, fazer troca de experiencia, ficar hospedada com família e receber também e minha casa.

Não falo nenhum outro idioma, sou alegre e comunicativa.

Mande mais informações.

Sds

Responder
Cecilia Caram 14 de junho de 2015 - 18:47

Excellent idea for us.We can dream of a better future.

Responder
Maria Goreti 14 de junho de 2015 - 17:26

Gostaria muito de indicação de agência de intercâmbio para pessoas com mais de 40 anos, em Belo Horizonte. Obrigada

Responder
rosangela 14 de junho de 2015 - 15:17

Gostaria de saber mais, tenho 56 anos, sou estudante de gastronomia, me interessa muito este intercâmbio.

Responder
Eliana 14 de junho de 2015 - 14:10

A ideia me atraiu sobremaneira. Gostaria de receber maiores detalhes.

Responder
Rosemeire Pessoa 13 de junho de 2015 - 19:13

Venho amadurecendo esta ideia eegostaria de me cadastrar e receber noticias sobre este intercâmbio, tenho muito interesse em fazer para 2016.

Responder
Elisabete Marin 13 de junho de 2015 - 11:04

Gostaria de fazer o curso de gastronomia italiana, me interar da lingua italiana, ou visitar museus poue comecei a fazer história d arte

Responder
Rejane Manera martins de Lima 13 de junho de 2015 - 10:56

Já fiz quando jovem. Gostaria de fazer agora tbm.
Como obter informações?
Grata.

Responder
Fernanda cardoso 13 de junho de 2015 - 06:43

Eu quero ir, estou planejando

Responder
maria luiza martins 12 de junho de 2015 - 20:57

Muito interessante….
Tenho dificuldade pra idiomas….
Seria uma forma de tentar superar o problema….

Responder
Elza Gabaldi 12 de junho de 2015 - 19:57

Gostaria de saber mais sobre esse programa. Não tive oportunidade de fazer intercâmbio quando jovem e agora, já madura, com 54 anos, sinto que seria bom fazer um intercâmbio. Sou coordenadora pedagógica de português para estrangeiros, tenho mestrado em português, mas meu inglês é ruim. Se alguém quiser me dar dicas, incentivar, dar informações que considerem importantes para mim, agradeço muito.
Escrevam-me: [email protected]

Responder
José Luiz Lima Pinel 12 de junho de 2015 - 17:31

Quero estudar na China

Responder
SIMONE 12 de junho de 2015 - 15:55

Gostaria de receber mais informações sobre o assunto por email

Responder
Isabel 12 de junho de 2015 - 10:00

Adorei esse blog. Tem como assinar?

Responder
VANIA SABINO 12 de junho de 2015 - 00:10

Gostaria de maiores detalhes sobre Intercambio (New York) tenho 3 Irmã que moram la, no caso eu iria ficar na casa de uma delas. Obg. Vania Sabino

Responder
Sônia Beatriz Diniz 11 de junho de 2015 - 20:58

Como faço para participar destes intercâmbios? Gostaria de Portugal e estudar literatura portuguesa.

Responder
elizabeth de andrade 11 de junho de 2015 - 19:31

Que notícia boa!

Gostaria muito de viajar para Espanha, para falar um espanhol bonito de lá. Queria também viajar por países africanos, com cultura exótica, onde falam língua portuguesa. Ou mesmo por culturas diferentes tipo Polinésia Francesa… Sou uma mineira jovem, que de repente se vê com 61 anos. Sou editora colaborativa, jornalista ativista, tenho um projeto, em andamento,
de uma eco aldeia na Serra da Canastra – Minas Gerais.

Gostaria muito ainda, de participar de algum programa com subsídio governamental. Tenho mestrado em cinema e literatura latino americana. Quem sabe a sorte olha firme pro meu lado. Uau!

Responder
jacira 11 de junho de 2015 - 18:06

Prezados srs.

Onde posso saber mais detalhes e agencias que fazem esse tipo de intercambio?

Grata

Jacira

Responder
Aurora Lopes 11 de junho de 2015 - 16:01

gostatia de fazer um intercâmbio para o Japão ou China estou como Acumputurista Med Tradicional Chinesa e formação Shiatsu…. Adorei essa novidade !!!! Principalmente porque aqui no Brasil as pessoas são postas de lado depois dos 50 . Tenho 62 anos e sou jovem com muita força pra viver e amar o que faço!!!!!

Gratidão,

Responder
Edna N. M. Lesbazeilles 11 de junho de 2015 - 11:31

Interessante o artigo, é bom saber que podemos estudar fora com pessoas da nossa faixa etária.

Responder
Sandra 11 de junho de 2015 - 10:25

Gostaria de fazer um curso de inglês
Tenho 56 anos sou aposentada, não tenho preferência pelo país,
Mas seria muito legal se fôssemos em grupo
Gostaria de mais dicas orientações.
Obrigada

Responder
terezinha oliveira 10 de junho de 2015 - 20:58

Tenho bastante interesse nesse tipo de intercambio. Gostaria de mais informações.

Responder
luciana maria vilela ferreira 10 de junho de 2015 - 16:30

Gostaria de receber informações sobre intercâmbio para 4 semanas de curso de curso inglês em Londres .
obrigada Luciana

Responder
Maria Julia Beck 10 de junho de 2015 - 14:59

Tenho 61 anos e jovem de espírito, muita vontade de aprender gastronomia e aprender inglês.

Responder
Wilma ladeia 10 de junho de 2015 - 14:50

Gostaria muito de fazer obrigada

Responder
Enedena Fornazieri 10 de junho de 2015 - 14:45

Adorei a ideia!!!
Gostaria de maiores informações.

Responder
terezinha juraci machado da silva 10 de junho de 2015 - 13:37

espetacular!!! precisamos mais e mais disso!!

Responder
Inês Nunes 10 de junho de 2015 - 13:21

Amei a notícia, pois sempre sonhei em ir para o Canadá, com intercâmbio ou até morar, mas a informação que tinha sempre priorizava os jovens, eu sei que é uma oportunidade maravilhosa para eles,
no entanto faltava esta iniciativa para os mais velhos.
Sou Licenciada em Pedagogia, mas o que gosto de fazer são duas profissões que sou téquinaca ”Massoterapia e telefonista” Meu trabalho atual.. Parabenizo a iniciativa da Equipe pela brilhante idéia. Abraço

Responder
Maria Izabel Tafuri 10 de junho de 2015 - 12:45

esse movimento é ideal mesmo para aqueles que já estão mais amadurecidos na vida, já estão com família criada e com vontade de desbravar novos horizontes. Viva a vida!!!

Responder
Centro Auditivo Essenciale 10 de junho de 2015 - 12:44

Boa tarde! São ótimas as iniciativas para as pessoas com 50 anos ou mais aproveitarem a sua maioridade com qualidade de vida e usufruindo do melhor que a vida pode proporcionar. Entretanto é fundamental que a saúde esteja em dia para que surpresas desagradáveis não ocorram. Para aproveitar melhor cada momento, também se faz importante cuidar da saúde auditiva, ainda mais quando estamos em momentos de descontração.
Conte com o Centro Auditivo Essenciale para ajudar neste processo. Entre em contato conosco e agende um horário com nossa fonoaudióloga.

Responder
Cassia Santos 10 de junho de 2015 - 07:39

Adorei a ideia!

Responder
ILORA LAUTERT FELS 10 de junho de 2015 - 02:00

MUITO INTERESSANTE TER ESSA OPORTUNIDADE PARA ESTUDAR FORA DO PAÍS E COM MENOS TEMPO ;
TODOS ACIMA DE 50 ANOS,MAS EU TENHO 75 ANOS SOU SAUDÁVEL E LÚCIDA OU TEM UMA IDADE QUE NÃO PODE IR MAIS;
EU SÓ FALO O ALEMÃO ,MAS TENHO MUITOS ERROS NA ESCRITA.
POSSO RECEBER MAIS INFORMAÇÕES ATRAVÉS DO MEU E-MAIL

Responder
Maria Genoveva Vieira da Silveira 9 de junho de 2015 - 22:46

gostaria de saber de maiores detalhes de destinos, valor e como inscrever.

Responder
Alessandra Barbosa 9 de junho de 2015 - 22:30

Tenho 44 anos e gostaria de saber mais detalhes.

Responder
Glesia Barbosa dos Santos 9 de junho de 2015 - 22:26

Gostaria de poder participar do projeto, será bom para fazer meu mestrado…

Responder
Suely Santiago 9 de junho de 2015 - 20:50

Adorei essa noticia, sempre tive vontade de participar mas não tinha idade para isso. Agora estou dentro. Abraços

Responder
Regina Falkenbach 9 de junho de 2015 - 19:00

Me interessei…

Responder
Marise Hardt 9 de junho de 2015 - 18:54

Maya, obrigada por seu carinho e dedicação.

Marise.

Responder
Marise Hardt 9 de junho de 2015 - 16:42

Quero fazer intercâmbio na Europa, sou Terapeuta Ocupacional. Tenho 52 anos.
Grata.

Responder
Sidney de souza silverio 9 de junho de 2015 - 09:28

Existe inscrições nesse site?

Responder
Sidney de souza silverio 9 de junho de 2015 - 09:26

excelente projeto!!!!
Quero participar!!!
Obrigada
Sidney

Responder
rosa 9 de junho de 2015 - 07:44

Quero saber mais. Rosa

Responder
Terezinha Menezes Quadros 9 de junho de 2015 - 06:51

Há algum tempo venho pensando em fazer um curso de Inglês no exterior e viver essa experiência,mas aos 64 anos isso me parecia um sonho de adolescente. Adorei a reportagem.

Responder
Suzana paulo 9 de junho de 2015 - 00:02

gostaria de mais informações, sobre intercãmbio na Espanha.

Responder
maria julia da c o moscato 8 de junho de 2015 - 23:29

Gostaria de participar do Intercambio e obter mais detalhes a respeito. Tenho interese em ir para Australia ou Canada.

Responder
Mara Salvador 8 de junho de 2015 - 21:16

Gostaria de saber mais sobre o assunto… interessante.

Responder
Maria lucia balestra 8 de junho de 2015 - 19:53

Não consigo me ver sem atividades. Estou aposentada e agora,depois saber que há a possibilidade de conhecer outrãs culturas mundo afora, vou sim , realizar meu sonho de cidadã italiana. Estudar italiano mais um pouquinho desta terra que cconheço mt pouco.Obrigada pelas informações. Vamos manter contato.

Responder
Suzana Dolce 8 de junho de 2015 - 18:50

Acho muito interessante o intercâmbio, tenho 56 anos e pretendo fazer, andei pesquisando e pode-se fazer gastronomia e o curso (no caso que pesquisei) de espanhol se não me engano foi em Salamanca, viajar é como ir a caça de tesouros, cada esquina se adquire uma nova experiência e voltamos ricos de alegria, conhecimento e entusiamos, no mínimo.

Responder
Diulina Ribeiro 8 de junho de 2015 - 16:30

Gostaria muito de ter mais informações . Essa experiencia é tudooooo de boomm ! Sou terapeuta integrativa ,atendo com as técnicas orietais chinesa e estou louca para ir par Portuga ou China pois lá tem uma escola superior de medicina chinesa. Como faço para participar de uma viagem destas? Voces promovem a estada do estudante junto á escola, ou as viagens são só para cursos ? Qual o tempo de duração?
Gratidão e no aguardo de maiores esclarecimentos

Responder
Raimunda Rufino Lima 8 de junho de 2015 - 16:04

Eu considero essa fase dos 50 anos como a era das realizações e concretizações de planos na juventude. Por isso o intercambio é a forma mais viável para realizar viagens ao exterior, por isso, estou embarcando numa viagem para a Espanha com o objetivo de participar de uma capacitação e melhoria de conhecimentos sobre a Língua Espanhola para Estrangeiros.

Professora de Língua Espanhola
SEE-AC.

Responder
Eliane Rogerio Neves 8 de junho de 2015 - 14:24

Boa ideia .Gostaria de participar desse programa,meu objetivo é estudar Inglês. me mande mais informações

Responder
maria luiza 8 de junho de 2015 - 11:29

Ameieiii, gostaria de saber valores, local escolhido Portugal, tenho interesse em cursos de fotografia e gastronomia.

Responder
Ieda Flores de Almeida 8 de junho de 2015 - 09:58

Eu gostaria muito de ir para os EUA, mas eu não consegui visto da última vez que fui à embaixada.

Responder
margarida bertolucci 7 de junho de 2015 - 22:01

É UMA OPORTUNIDADE QUE PODE INTERESSAR VOU PESQUISAR MAIS SOBRE ISTO.

Responder
Luiz Renato 7 de junho de 2015 - 21:00

Boa noite!

Quero obter maiores informações a respeito de intercâmbio para pessoas com 50 anos ou mais.

Att.

Luiz Renato

Responder
Suelena Maineri 7 de junho de 2015 - 17:38

Achei mto interessante, nunca tinha lido sobre o assunto. Gostaria de manter contato. Tenho 66 anos e sou sozinha, já tenho 2 filhos mto bem casados e esta matéria me foi apresentada por minha nora querida. Obrigado.

Responder
Ione Reis 7 de junho de 2015 - 10:21

Gostaria de mais detalhes sobre o intercambio para acima dr cinquenta. Valores e procedimentos.

Responder
Celia Cariello 7 de junho de 2015 - 00:45

Achei muito interessante esse intercâmbio! Gostaria de participar de um curso de Arte em Paris ou Roma apesar de não falar bem a língua francesa nem mesmo a italiana.

Responder
Ingrid Barreira 6 de junho de 2015 - 23:22

Gostaria de informações de intercâmbio de maiores de 50 anos para países que têm como língua nativa o inglês.
Att.
Ingrid

Responder
Rachel Pessoa 26 de maio de 2015 - 11:24

Muito Interessante. Dizem que a medida que envelhecemos temos mais aptidão para aprender. Gostei de saber.

Responder
Anete biral 14 de maio de 2015 - 23:10

Gostaria muito …muito um intercâmbio para Itália. Curso de gastronomia. Há condições? Ou qual sugestão?

Responder
Rosemar azevedo 2 de maio de 2015 - 16:27

gostaria muito de fazer um intercâmbio para aprender inglês nos Estados Unidos ou no Canadá , não sei como fazer e quanto terei que dispor para realizar este sonho, gostaria de estudar umas 12 semanas, e ficar em uma casa de família, para ter com quem conversar..

Responder
luiza nanako 23 de abril de 2015 - 10:51

Que ideia maravilhosa!!!! Quero programar um desses cursos para 2016 para frança ou italia. Quais opções eu tenho? Abraço

Responder
Maria Marta de Franca 21 de abril de 2015 - 11:06

Preciso saber onde se inscrever, para estudar espanhol e inglês.

Responder
Vilma B. godoy 20 de abril de 2015 - 22:15

Nao acredito….minha vez chegou..

Responder
stela fracho 20 de abril de 2015 - 14:55

Gostaria de saber mais a esse respeito.

Responder
Bernadete Colacio carneiro 20 de abril de 2015 - 00:35

Gostaria muito de fazer esse intercâmbio

Responder
Meriane Sander 19 de abril de 2015 - 11:15

GOSTARIA DE OBTER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS INTERCÂMBIOS PARA ESTA FAIXA DE IDADE.

Responder
Marie Claire Sebastian Von Zuben 18 de abril de 2015 - 21:39

Gostaria de obter maiores informações

Responder
Maria Ilda de Almeida 18 de abril de 2015 - 17:16

Gostaria de ter mais informação a respeito do grupo e quero muito fazer intercambio.
Grata, Mª Ilda

Responder
tania vieira 18 de abril de 2015 - 16:00

Achei uma idéia maravilhosa! Fiquei super interessada.onde posso consultar e ficar sabendo de todos os detalhes dessa experiência? Moro no interior do RJ E n sei se minha cidade oferece este serviço. Gostaria q me indicasse sites e me passasse contatos e endereços de agências. Obrigada. Tania vieira.

Responder
Cristina 18 de abril de 2015 - 14:56

Estou prestes a fazer meu primeiro intercambio, estou com 55 anos! Dizem que so envelhecemos quando paramos de sonhar não é?

Responder
Gloria Lopes 18 de abril de 2015 - 13:08

Em 2010, com 58 anos, passei 6 meses em Londres como intercambista e foi uma experiência e tanto.
Fiz o programa da Cultura Inglesa e meu super coordenador foi o Fernando Boeira – recomendo a todos.

Responder
Marta Darhouni 18 de abril de 2015 - 00:04

Gostaria de mais informações a respeito dos cursos disponíveis e do valor do investimento. Aguardo resposta

Responder
Silveira 17 de abril de 2015 - 23:20

Gostaria de saber mais detalhes.

Responder
J.Silveira 17 de abril de 2015 - 23:13

Muito boa a idéia é gostaria de saber maiores detalhes.

Responder
Maria Regina Dias Carignani 17 de abril de 2015 - 21:19

Quero informações de cursos na Itália ! Obrigada

Responder
Dercy Cabral Machado 17 de abril de 2015 - 19:34

Gosto muito desta ideia e considero um enorme crescimento para os mais ” veteranos ” . Vou pensar como um projeto de futuro para mim !

Responder
FLÁVIA JUCÁ 17 de abril de 2015 - 18:32

Gostaria de estudar francês

Responder
VERA LUCIA TAVARES 17 de abril de 2015 - 18:30

SERIA MUITO INTERESSANTE PARA TREINO DE INGLÊS (IDIOMA)…

Responder
joao preira neto 17 de abril de 2015 - 06:58

Gostaria de estudar Francês

Responder
Silvana 17 de abril de 2015 - 00:55

Fiz um intercâmbio no mês de fevereiro de 2015 para Londres, junto com jovens pela Wizard, na escola Stafford House. Foi muito bom, a escola é ótima, os professores maravilhosos mas acho que se fosse um grupo de pessoas da mesma faixa etária seria bem melhor.
Adorei esta ideia é gostaria de mais informações.

Responder
Armando Stelluto Jr. 16 de abril de 2015 - 09:09

xxxx

Responder
Martha clavo 16 de abril de 2015 - 09:05

excelente idea! Los felicito por esta iniciativa , después de los 50 aun aspiramos cosas que no habíamos hecho y que nunca es tarde para aprender! Soy de Venezuela y estoy interesada en participar , me gustaría aprender arte culinario de otros países, técnicas de siembres de hortalizas y flores , y aprender de otras culturas !

Responder
Márcia Maria Leopoldo Carlos Da Silva Mancini 15 de abril de 2015 - 19:48

Fiz meu primeiro intercâmbio com 51 anos,Itália ,fui 3 semanas ,fui sozinha e fiz amigos de vários lugares do Brasil e do mundo. ADOREI !

Responder
Elza. Mariza Moraes. 15 de abril de 2015 - 19:17

GOSTARIA MUITO DE PARTICIPAR DE UM INTERCÂMBIO NA ARGENTINA!

Responder
Anne Lima 15 de abril de 2015 - 13:14

Estou estudando inglês, tenho interesse em receber material por e-mail.

Responder
Rosa Groisman 15 de abril de 2015 - 11:39

Gostaria de ter contato com quem propicia estes intercâmbios, tenho interesse. Sou artista plástica, mestre Reiki e Cantautora.

Responder
adelia a. lima 15 de abril de 2015 - 10:43

Gostaria de mais informações sobre o programa de intercâmbio para maiores de 50.

Responder
Alice Ferreira Lopes 15 de abril de 2015 - 08:59

Gostava de me inscrever para participar e saber mais detalhes como funciona .abraço

Responder
Maristela 15 de abril de 2015 - 00:25

Como faço para saber os países e os cursos disponíves, alem do investimento necessário?

Responder
Ivone Xavier Marcomini 14 de abril de 2015 - 23:38

Gostaria muito de fazer um intercâmbio.Tenho 65 anos e sou professora.Nesta idade a gente é ávida de mais conhecimento, arte., etc. Sou professora de francês e a experiência de vida que se tem ajuda muito na busca de uma visão de mundo mais completa.Ah como eu gostaria de fazer um intercâmbio assim !

Responder
DIRCE TÁLAMO PI 14 de abril de 2015 - 22:38

GOSTARIA IMENSAMENTE DE PARTICIPAR DE UM INTERCÂMBIO.
COMO DEVO FAZER?
COM QUEM PODERIA FALAR PARA CONCRETIZAR ESSE SONHO?
QUAL O CUSTO, COMO SE FAZ AS ESCOLHAS DE FAMÍLIAS, ETC…
GOSTO DE ARTES, NATUREZA….
SOU PROFESSORA E PEDAGOGA APOSENTADA

AGRADEÇO MUITO A ATENÇÃO E AS RESPOSTAS.

Responder
Celia Costa 14 de abril de 2015 - 19:32

Viajei com o STB para Londres, para estudar na Bell School, ainda na década de 1990. Foi uma grande experiência! Recentemente aproveitei a oportunidade de permanecer por 4 semanas estudando na Aliança Francesa de Paris. Foi absolutamente maravilhosa. Uma torre de Babel! Havia um colega de classe, um cidadão alemão, de 72 anos, feliz da vida por se impor este desafio. Animem-se e boa sorte!!!

Responder
Angela del Carmen Dalmasso 26 de julho de 2015 - 18:59

Bon soir Celia
Acabo de ler seu comentário sob sua viagem. Muito bom, estou pensando a algum tempo em ir perfeicionar meu francês. Morei la na juventude, Paris, um poco em diferentes partes de Europa. Agora estou um pouco devagar com as viagens, mas como já estou no B2 2 na Aliança e sento que não estou progressando, acho que uma estadia em Paris seria tudo de bom, Estive lá faz três anos, meu filho mora a 2.30 horas de Paris.
Desculpe tanta biografia ! Gostaria saber os detalhes de sua vigem…Moro no Rio. Prazer em te conhecer
Abraço, et remeci par avence ! Angela

Responder
Nilda Nogueira 14 de abril de 2015 - 17:45

Muito interessante, adorei a ideia, estou terminando o curso de Pedagogia e gostaria de fazer intercâmbio, aprimorar conhecimentos e enfrentar novos desafios. Quero mais informações a respeito. Obrigada.

Responder
leda m marti 14 de abril de 2015 - 15:43

Adorei a idéia. E gostaria mto se obter mais informações. E saber mais sobre tipos de cursos.

Responder
Euclides Carlos Bonini 14 de abril de 2015 - 13:35

Ótima reportagem..Gostaria de receber informações Grato

Responder
Suely 13 de abril de 2015 - 23:56

Achei exelente ideia sou professor de piano tenho certa fluencia em ingles mas gostaria de mais informações dos intercambios gostaria de ir com uma turma que não houvesse brasileiros para fixar mais no ingles.

Responder
Silvana Zimmermann 13 de abril de 2015 - 23:37

Adorei essa possibilidade,jamais pensei nisso!!Obrigada!!!Espero novidades!!!

Responder
Sueli Pinheiro 13 de abril de 2015 - 22:38

Achei a ideia genial, tenho 62 anos e estudo françês a 4 anos e já fiz intercambio p/ o Canadá e Paris minha companheira de quarto tinha 72 anos e foi muito proveitosa nossa viagem.
Pretendo fazer outras !!!

Sueli

Responder
Alexina 13 de abril de 2015 - 19:10

Olá:
Em agosto de 2000 fiz uma imersão de 4 semanas em Nova York, através do STB. Foi ótimo. Gostaria de repetir…

Responder
Leda Martins Mello 13 de abril de 2015 - 13:48

Só não fui ainda pela minha mãe…mas um dia eu chegarei lá, cim certeza!!!

Responder
vera lucia barasuol merten 13 de abril de 2015 - 12:58

Adorei a ideia. Gostaria de conhecer a Itália, então, quem sabe um dia, um intercambio. Abraco

Responder
GLAUCIA 28 de outubro de 2015 - 22:13

Adorei a ideia. Adoraria conhecer Itália. abraco

Responder
cristina martinez 13 de abril de 2015 - 12:34

tenho 55 anos,sou economista,já não trabalho mais e gostaria de estudar espanhol em galícia,grata

Responder
Marco Antonio Cabral Velho 13 de abril de 2015 - 11:33

Gostaria muito de ter mais informações sobre este tipo de intercâmbio para os Estados Unidos porque que ainda quero falar inglês fluente.

Responder
moacir cardoso 13 de abril de 2015 - 09:20

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A MATÉRIA, POR FAVOR!!

Responder
Cassia Santos 13 de abril de 2015 - 07:41

Que idéia maravilhosa, parabens!

Responder
Adelina Besbati de Mello Imanishi 12 de abril de 2015 - 21:53

Interessante esse programa. Dar oportunidade as pessoas que já contribuir com a sociedade. Parabéns. Quero saber como faço para me inscrever.

Responder
RENy ALONSO 8 de agosto de 2015 - 19:25

gostaria de fazer INTERCANBIO para ESPANHA ou PORTUGAL pp aprender bem mais o espanhol

Responder
ivete gomes 12 de abril de 2015 - 19:12

realmente pra mim uma nividade, experiencia nao vivida na adolescencia,, espero poder visitar italia e portugal.

Responder
Sueli Aparecida Zambon 17 de janeiro de 2015 - 22:21

Tenho 58 anos e há dois anos fui para a Inglaterra fazer intercâmbio, levei minha filha de 18 (na época ela tinha 16). Ficamos 4 semanas em Bournemouth, uma cidade maravilhosa no sul da Inglaterra, há 2 horas de Londres.
Posso dizer, com toda certeza, que foi a experiência mais maravilhosa de toda a minha vida.
Conhecemos Stonehenge, os famosos colégios de Oxford, Brighton viajamos de trem, metrô, balão, navio…..e ainda melhoramos nosso inglês…
Ficamos na casa de um casal de ingleses, pessoas maravilhosas.
Estou pensando em fazer outro intercâmbio neste anos, acho que para a Irlanda….

Responder
Elis Penna Rey 8 de agosto de 2015 - 23:17

Olá, Sueli!
Gostaria muito de fazer intercâmbio com a minha filha e o meu marido, será que consigo fazer na mesma instituição?

Responder
Sueli Aparecida Zambon 22 de setembro de 2015 - 00:17

Oi Elis!!! fui com minha filha em 2012, ficamos na mesma escola, foi uma experiência maravilhosa!!. Fui com a EF de Ribeirão Preto.

Responder
Sueli Aparecida Zambon 6 de novembro de 2015 - 23:09

você vai adorar, vale muito a pena.

Responder
Leia klochner 5 de dezembro de 2014 - 07:09

Tô nessa para 2015! Além disso, como sou médica, estimulo meus pacientes a irem também!

Responder
maria das graças rodrigues vargas 20 de outubro de 2014 - 17:18

Gostaria de maiores informações sobre intercambio para maiores de 50 anos. Qual o perfil que encaixa nesta jornada? Tenho cinquenta e qutro anos, ensino médio, em que poderia me beneficiar? Abraços aguardo resposta.

Responder
wilma sansoni 2 de outubro de 2014 - 06:09

Gostaria de entrar em contato com este projeto

Responder
antonio paulo 23 de agosto de 2016 - 18:00

+Gostaria de fazer eu e minha esposa um intercâmbio na Espanha . Aprender a falar a língua espanhola e escrever seria muito interessante já que ela tem cidadania espanhola . Gostaria de entrar neste projeto .

Responder
wilma sansoni 2 de outubro de 2014 - 06:07

Muito interessante este artigo. Gostaria de saber como fazer para entrar neste projeto,que é um desejo meu de anos.
Tenho 68 anos, aposentada da área da educação com experiencias em vários setores .
Obrigada

Responder
Ana alice Alves Pereira 1 de outubro de 2014 - 21:29

Gostaria muito de fazer parte desta maravilha.

Responder
Rosaria 25 de setembro de 2014 - 14:26

Parabéns pela iniciativa. Hoje, as pessoas da ” melhor idade”, como somos denominados, não querem fazer somente turismo e ficar andando de um lado para o outro, mas sim fazer algo de positivo em que acrescente conhecimento. Aprender outros idiomas é tudo de bom. Gostei muito da ideia.

Responder
Petronilia Hellqvist 25 de setembro de 2014 - 03:12

Gostaria de saber como participar desse programa.

Responder
Jurema Rodrigues 24 de setembro de 2014 - 22:03

Ai que tudooooo! Estudo medicina chinesa e estou louca para ir par portugal pois lá tem uma escola superior de medicina chinesa. Como faço para participar de uma viagem destas? Voces promovem a estada do estudante junto á escola, ou as viagens são só para cursos de artes?
bjs. obrigada.

Responder
Lenira Camargo de Moura Campos 24 de setembro de 2014 - 21:42

Olá tenho interesse em fazer intercambio. Tenho 58 anos, aposentada , professora univesitaria. tGostaria de ficar num pais de lingua inglesa. Não sei ainda para onde ir. Gosto de arte,natureza e também aprecio gastronomia. Gostaria de poder me comunicar melhor em ingles este é o meu grande motivo.Gostaria de obter mais informaçoes e sugestões.

Responder
MARIA 18 de julho de 2015 - 13:05

BOM DEMAIS,TUDO QUE EU MAIS QUERIA….ESPERO UM DIA PARTICIPAR !!!

Responder
Maria Jose 29 de agosto de 2015 - 09:30

Nesse tipo de intercambio a pessoa se compromete a receber alguem do pais que visitou ou é pago uma quantia e finaliza ?

Responder
Cristina 30 de outubro de 2015 - 22:47

Oi Lenira. Tenho a mesma pretensão. Você tem facebook?

Responder
Angelica 31 de outubro de 2015 - 15:42

Lenira,
Fiz 03 meses na Inglaterra quando fiz 50 anos. Fiquei fazendo curso em Portsmouth , sul da Inglaterra e conhecendo um pouco da Inglatera. Depois complementei com 01 mês no caminho de Santiago e mais 01 mês na França e Espanha. Foi a melhor experiência da minha vida. Fiz através da Just Intercambios – Alphaville. Contato tel. 11 4191-4845

Responder
Natalia 8 de novembro de 2016 - 10:21

Lenira, tudo bem? Sou estudante de Jornalismo e estou produzindo uma reportagem de tv sobre esse assunto. Como ja falei em alguns comentários acima, preciso conversar e gravar com alguem que já fez intercambio para contar sobr3 a experiencia, vantagens , motivacoes… Podemos conversar ? [email protected]

Responder
Virginia Sanches Uieda 20 de agosto de 2016 - 15:49

Lenira. Hoje estou com 60 (quase 61) e ja fiz dois intercambios. Fiquei um mes na Espanha, 3 semanas em Madrid completando meus estudos da lingua na escola Don Quijote e 1 semana no final viajando. A experiencia é otima pelo contato com pessoas diferentes, cultura, museus. Em 2014 fiquei 3 semanas na Australia, 2 semanas em Sydnei onde fazia pela manha aula de ingles e passeava a tarde, e uma semana viajando pela Australia. De la passei uma semana na Nova Zelandia. Estas experiencias foram muito boas. Vale a pena.

Responder
Ana Márcia Ribeiro da Silva 24 de setembro de 2014 - 21:12

Achei a ideia uma maravilha. Vou me engajar nessa. Primeiro me programar e planejar. Sem dúvida são coisas assim que nos motivam, pois sair da rotina depois dos 50, 60, é o que queremos. Embora muitos não acreditem, ainda queremos conhecer, aprender, ver e estudar. Temos um longo tempo pela frente, acredite!

Responder
Ligia 26 de outubro de 2015 - 01:24

Gostaria de mais informações. obrigada.

Responder
Lúcia M. S. Oliveira 24 de setembro de 2014 - 17:29

Já fiz essa experiência indo para Nova York .Fiquei em casa filipina e não gostei . Não retiravam o lixo,banheiro sujo ,café da manhã. Ruim etc. Mas pretendo voltar e fazer de novo.
Valeu a experiência e agora estou mais exigente e mais segura. Vale a pena .

Responder
Leila Marina Mello Borges 23 de junho de 2015 - 01:13

O que vou aprender de inglês em 2 a 4 semanas?k

Responder
Vera 29 de julho de 2015 - 20:41

Penso que nem precisa ser lingua,pode ser culinária,artesanato,cultura local etc…

Responder
Alexandre Oliveira 26 de outubro de 2015 - 11:34

Mas aí precisa saber falar a língua…

Responder
Rosane M V Kruger 28 de outubro de 2015 - 09:24

Primeiro vc faz um curso e depois vc vai treinar e fixar em 4 semanas.

Responder
Mara 3 de setembro de 2016 - 08:45

Com qual agencia vc fez o intercambio ? E o que vc faria diferente.
Obrigada !!!

Responder
Maria Iraci Amaral 14 de julho de 2014 - 22:29

Excelente ideia, porque com 50 anos ou mais …são jovem ,que tem coragem de viver suas vidas..estou aqui p/ ajudar,conte comigo..abraço

Responder
Marisa Ferreira Mogadouro 29 de outubro de 2015 - 18:09

Gostaria de mais informacoes tenho interesse em ir para a Franca para aprender a lingua . Obrigada

Responder
Marli monassa 16 de dezembro de 2015 - 10:11

Gostaria de fazer intercâmbio na França. Como faço para me inscrever? Desejo treina o meu francês e conhecer a gastronomia desse país que é um sonho.

Responder
Samira 11 de fevereiro de 2014 - 22:23

Maiores detalhes sobre essa materia

Responder
Angelica 29 de outubro de 2015 - 11:49

Quero ir Itália fazer cursos, língua, gastronomia e conhecer bem história de tudo que for ver. Angélica

Responder
Stella Maris 8 de novembro de 2015 - 17:41

Estou interessada em fz uma viagem/intercâmbio para a Itália, por 2 semanas, em maio ou junho de 2016. Vcs tem alguma sigestão?

Responder
Francisca Maria Girão de Castro 23 de agosto de 2016 - 08:57

Tenho mais de 50 anos e gostaria muito de viajar fazendo intercâmbio em outros países para conhecer a lunga, a cultura, a gastronomia, os povos em si. Amo viajar e esse é tornou-se um dos meus maiores interesses a partir dessa idade. Gostaria de me engajar em trabalhos que eu pudesse me sustentar e ficar em casas de família. Adoro a Itália e a França e Portugal.

Responder
Francisca Maria Girão de Castro 23 de agosto de 2016 - 09:02

Gostaria de saber sobre intercambiáveis com possibilidade de trabalho e estudo e hospedagem em casa de família.

Fran 23 de agosto de 2016 - 10:23

procure a scuola dante.alighieri, em camerino,

Responder
Zilda 14 de setembro de 2016 - 05:57

Bom dia!!!! Tenho 58 anos e estou fazendo um intercâmbio em Portugal, neste momento.

Vim através da “Tbe Global Group Intercâmbio – Turismo e Idiomas”, na Chácara Santo Antônio em São Paulo , Rua Alexandre Dumas, 921 – 011- 5097-9908

Fui muito bem atendida, bem como orientada por eles, e estou amando essa experiência..

Espero ter colaborado. Um abraço a todos

Responder
ALZIRA LEWIS DOEBBER 29 de janeiro de 2017 - 10:35

Olá Zilda , que maravilha teu relato , vou me informar. Caso tenhas algo a mais , para me passar meu e mail é [email protected] ou facebook alziralewis… Grata, e muito sucesso para você.

Selma 3 de novembro de 2016 - 12:37

Amiga. Está é também minha meta.conhecer a Itália

Responder
Acacia 1 de novembro de 2017 - 09:02

Fui para a Italia , Firenze, em 2012, para um curso de 1 mês no Instituto Miquelangelo de Idiomas!!
Tinha aulas de itsliano, todos os dias e gastronomia 2 vezes por semana!!
Passeios, jantares e muita conversa boa!!
Alijamento sugerido pela escola de acordo com a escolha dos alunos! Muito bom!!

Responder
Mirian 2 de janeiro de 2018 - 07:54

Acácia, já li sobre este curso e fiquei muito interessada. Você foi sozinha? qual era seu alojamento? Adoraria saber sobre sua experiência!
Mírian

marie 21 de agosto de 2016 - 22:23

Eu já fiz curso de italiano em Roma, na escola Torre do Babele. Procure no site http://www.torredibabele.com

Responder
Maluch 22 de agosto de 2016 - 20:11

Angelica tem cursors na Italia que te oferecem tudo Isto. Seja em Firenze, Roma ou em Camerino. Eu ja fiz. Pesquise Dante Alighieri tem a traducao para Portugues é espetacular!

Responder
m inez 30 de agosto de 2016 - 23:20

Eu já fui pra Camerino duas vezes o curso e ótimo e lugar maravilhoso veja”scuolasantealighieri/camerino” tem todas as informações fotos e inscrição

Responder
Izabel 2 de novembro de 2016 - 15:44

Oi Maluch, vc gostou? Vale a pena? Obrigada.

Responder
Loraci Tonus 5 de novembro de 2016 - 16:59

Já fiquei um mês cursando italiano em Camerino, na Scuola Dante Alighiere. Recomendo. É maravilhoso!

Responder
Natalia 8 de novembro de 2016 - 10:11

Ola, Loraci. Tudo bem?
Sou estudante de Jornalismo e estou produzindo uma reportagem justamente sobre esse tema. Pessoas acima de 50 anos que fizeram intercambio. A materia é para televisao, e preciso gravar com alguem com o seu perfil. Podemos conversar sobre? Estou no abc paulista. Vc é de onde? Se puder me ajudar (ou qualquer outra pessoa com o mesmo perfil que tenha interesse), meu email: [email protected]

Obrigada

Renata Trento 3 de novembro de 2016 - 06:45

Podemos ajudar.

Responder
Marina 23 de junho de 2018 - 00:22

Eu tbem. Mas queria ficar na casa de nativos e comer da comida deles . Sair para lugares que eles vão . Tudo de bom né ?

Responder
ANGELA 4 de novembro de 2015 - 07:12

gostaria de saber maiores informaçoes , tenho interesse

grata

ANGELA

Responder
Rosa Maria 15 de junho de 2016 - 22:09

PERUGIA . Estive em 1994 por três meses , fazendo curso de pintura em cerâmica e Italiano na Universitá
Per Straniere !!!

Responder
Eliana 22 de agosto de 2016 - 23:07

Gostaria de saber maiores i formações quanto a valores de curso de italiano e hospedagens

Responder
Lindara santos 2 de novembro de 2016 - 13:40

Olá Rosa
Gostaria de mais informações sobre seu intercâmbio.
Grata
Linda

Responder
Maria José Caropreso Manzano 20 de agosto de 2016 - 13:11

Eu estou ótima! Viver com 64 anos está sendo um bom momento. Sou brasileira e moro em São Paulo, SP. Uma cidade que tem defeitos e qualidades, ambos indiscutíveis. Uma cidade que requer mediação para estrangeiros, pois tem muitas peculiaridades, mas é uma parada obrigatória para quem quer conhecer o Brasil. Este ano de 2016 minha filha foi morar fora. Ninho vazio? Jamais! Acolhi duas estudantes colombianas imediatamente. E adorei a experiência. Elas ficaram aqui seis meses, e agora, gostaria de saber se posso fazer parte desse intercâmbio com pessoas maiores de 50 anos, acolhendo pessoas de outros países que queiram permanecer no meu país por um período de tempo. Evidentemente, pretendo também conhecer outros lugares e fazer cursos de língua. Parabéns pela inciativa. Boa sorte a todos. Abraços. Maria José (Mazé) Caropreso Manzano.

Responder
Maga Cas 21 de agosto de 2016 - 15:27

amei esta ideia e acho que vou fazer tambem… tanto amparar estudantes que querem vir ao brasil quanto ir pra outros paises estudar!

Responder
Rubia 21 de agosto de 2016 - 15:36

Que incrível sua atitude Mazé!!! Me serve de liçao!!!!

Responder
florisbela intagliata 21 de agosto de 2016 - 16:29

Maze achei ótimo é isto mesmo tá no caminho certo. Tenho 65 anos e amo viajar. Sou tbm mochileira adoro conhecer novas culturas gastronomia, arquitetura e por ai afora…..

Responder
Celia Maria 22 de agosto de 2016 - 14:32

Tenho interesse .
Sou de Brasília (61) 996963282.

Responder
Dan 24 de agosto de 2016 - 14:28

Eu recebi várias pessoas em casa (desconhecidos) através do site “Couchsurfing” e você escolhe quem aceita, ao mesmo tempo que ajuda quem precisa também conhece pessoas de outros países.

Responder
Marizaura 24 de agosto de 2016 - 15:07

Maria José boa tarde! Gostaria de conhecer melhor este acolhimento para estrangeiros. Estou me aposentando 6/9/16 e tenhos 2 quartos vazios. Vc poderia passar estas informações. Agradeço o muito.

Responder
Marli 26 de agosto de 2016 - 09:27

Oi Maria moro em ribeirão tbem.estou nessa fase tenho casa em.ribeirao e aluguei apto em balneario camboriu se kiser conhecer e só dar um.tok amizade com é a tdo de bom. kero.muito conhecer tdo o Brasil e ir para exterior se vc achar algo bom.no exterior me de uma.dica

Responder
Flora Panza 26 de agosto de 2016 - 14:04

Oi Marli li seu recadinho pra Maria, gostaria de conhecê-la, se puder passar seu e.mail entro em contato.

At. Flora

Responder
Mara 3 de setembro de 2016 - 07:59

Mazé, vc é show !!! Gostei da idéia. Vou copiar.
Qdo for fazer turismo pelas bandas de Alagoas, avise-me, vai ser divertido ouvir suas historias de turismo
Abs

Responder
MARIA DE FATIMA MARTINS DINIZ 20 de novembro de 2016 - 20:11

Boa noite Maze!
Vou permancer um periodo em SP e gostaria de ficar em casa de familia por pelo menos 90 dias. Tenho 52 anos e moro em Salvador. Voce tem alguma indicação?

Responder
Mara Araujo 12 de novembro de 2017 - 10:53

Maria José, achei ótima a sua ideia de hospedar estrangeiros na sua casa. Gostaria de saber como vc faz. É através de agências de viagem? Como eles acham vc? Aguardo seu retorno.

Responder
JOSE PILLA 20 de agosto de 2016 - 18:52

Gostaria de ir para a Italia (aprender gasstronomia)

Responder
JOSE PILLA 20 de agosto de 2016 - 18:57

Resido em Londrina, tenho 79 anos, ensino gnose. distribuo e produzo ayauaska, tenho curso superior e tenho condições de promover intercambio com a Italia.

Responder
Rosamaria Volpini 21 de agosto de 2016 - 11:47

Tenho interesse 30 dias! Inglês!

Responder
Ema Maria Silvestri 21 de agosto de 2016 - 12:57

Assim que me aposentar quero fazer um intercâmbio na Itália.

Responder
Renilde Maria piana 21 de agosto de 2016 - 14:51

Gostaria de mais informações

Responder
Mauricio 22 de agosto de 2016 - 07:02

Bárbaro! Énora mim.

Responder
Leila 22 de agosto de 2016 - 08:25

Qual o limite de idade para fazer o intercâmbio ,?

Responder
Maria Abrão Joaquim 22 de agosto de 2016 - 21:55

Gostaria de ir p.Itália p.intercâmbio Cultural.

Responder
Vanessa Fontenelle 23 de agosto de 2016 - 05:58

Eu quero melhorar meu inglês.
Quero ir p os Estadoa Unidos.

Responder
MARIA ROSA DOS PRAZERES 25 de agosto de 2016 - 23:29

Gostaria de participar…como faço… tenho 56 anos, é curso superior…

Responder
Maria Laurineidy de Lima 1 de setembro de 2016 - 03:00

Meus sonho e fazer um intercâmbio!! Quero p/Maio meu niver… meia idade minha é minha melhor idade.

Responder
Natalia 8 de novembro de 2016 - 11:38

Maria , tudo bem? Sou estudante de jornalismo e estou produzindo uma reportagem de tv sobre esse tema. Você está se preparando para fazer intercâmbio mesmo em maio? Como está sendo a experiencia e a ansiedade? Se puder, me mande um email ([email protected]) para conversarmos?
Obrigada

Responder
Renato Bernhoeft 2 de novembro de 2016 - 15:58

Renato
Nos meus 74 estou iniciando uma segunda volta ao mundo de navio. Visitando 34 países em120 dias de viagem.

Responder
Daniele 3 de novembro de 2016 - 02:28

Eu represento a agência de intercâmbio Yep!, já pensaram em fazer um intercâmbio em um país lindo, receptivo, seguro e com ótimas opções para estudo? Nós trabalhamos com os destinos Nova Zelândia e Austrália! Para mais informações: [email protected]

Responder
Roze A. Pimentel 4 de novembro de 2016 - 17:41

Vou para Australia em December 2016. Já viajei pela Europa…gostei bastante. Gostaria de voltar a Liverpool , e ficar por uns meses. Alguma dica de lugar para ficar, e que não seja muito caro. Tenho 65, e sou beatlemaníaca assumida.kkk

Responder
Natalia 8 de novembro de 2016 - 10:19

Roze, sou estudante de Jornalismo e estou produzindo uma reportagem de tv com esse tema
Preciso conversar e gravar com alguem com o seu perfil. Podemos conversar ? Obrigada
[email protected]

Responder
Dulce 3 de novembro de 2017 - 00:54

Sou pós graduada em Serviço Social, tenho 59 anos de idade e gostaria de fazer um intercambio nos Estados Unidos. Alguém poderia me ajudar nesses tramites do funcionamento do intercâmbio?

Responder
Daniele 3 de novembro de 2016 - 02:33

Eu represento a agência de intercâmbio Yep!, Nós trabalhamos com os destinos Nova Zelândia e Austrália!
Já pensaram em fazer um intercâmbio em um país lindo, receptivo, seguro e com ótimas opções para estudo? Para mais informações: [email protected]

Responder
Inez 4 de novembro de 2016 - 21:04

Tb adoraria ir p EUA pq qro aprimorar o ingles

Responder
Luzia Vasques 5 de novembro de 2016 - 18:20

Alguém saberia informar o site para saber mais.

Responder
Nilceia Maria Nascimento 15 de novembro de 2016 - 20:58

[email protected]
Quero ir para Itália
(012)997644247

Responder
Lucilia abich 12 de fevereiro de 2018 - 10:30

Tenho interesse no intercâmbio ,aonde consigo informações detalhadas?

Responder
Marli 19 de maio de 2018 - 10:44

Gostaria de saber valores curso de inglês.

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais