Ícone do site 50emais

Joel Garcia chega aos 100 como grande exemplo de vida

Joel  celebrando o dia 13 de maio, quando completou um século de vida. Foto: Acervo de família

 

50emais

O aniversário era do avô. Mas não era um aniversário qualquer: Joel Garcia de Carvalho, o elegante e gentil fazendeiro que encanta a todos com sua disposição, estava fazendo 100 anos.

Por isso, tantos familiares e amigos se reuniram no dia 13 de maio para celebrar o centenário desse homem que é não só um lindo exemplo de longevidade ativa, mas marido, pai, avó, amigo sem igual , verdadeiramente admirado pelos que o rodeiam.

Joel, casado há 71 anos com sua amada Nana – Mariana Leal Garcia -, levanta-se todos os dias e vai trabalhar. A idade é apenas um número. O segredo de tanta vitalidade?

O contato direto com a natureza, o leite sem conservantes bebido logo depois de retirado das vacas, o ar puro da velha fazenda, a alegria de conviver com os filhos – Alaor, Elvira, Sérvio, Soraia, Luciano e Juninho – já criados, o estar sempre fazendo alguma coisa e nunca deixar de trabalhar.

Com sua querida Nana, companheira de uma vida. Estão juntos há 71 anos. Foto: Acervo de família

Coube à neta mais velha, Luciana, saudar o avô na festa, cuidadosamente preparada na Fazenda Magnólia, onde a história de Joel começou.

Leia o que Luciana  escreveu:

“Temos a honra de celebrar sua vida na casa em que Joel nasceu e cresceu, a Fazenda Magnólia.

Uma característica marcante dele é que sempre se dedicou muito à família: como pai, sempre foi tranquilo com seus filhos, sempre conversou e os aconselhou sobre a vida.

O Joel marido sempre foi provedor. Sempre apoiou a minha avó. Em fevereiro, fizeram 71 anos de casados.

É um avô atencioso com os netos. Sempre deu muito carinho a cada um deles.

O Joel trabalhador sempre foi calmo e persistente. Antes de trabalhar com leite, ele perdeu uma plantação de café numa geada.

Daí pra frente, resolveu focar no leite e, devagar e sempre, passou da ordenha manual para mecânica. Hoje, ele está no ápice da sua vida, deixando um patrimônio maior do que recebeu!

Com a mulher e os seis filhos: Alaor, Elvira, Sérvio, Soraia, Luciano e Juninho. Repare na beleza da mesa. Foto: Acervo de familia

O Joel irmão sempre foi generoso. Quando pequeno, ele seguia os irmãos. Mais tarde, eram os irmãos que lhe seguiam. Tio Zezé, tio Alvim e tio João eram as figuras mais presentes no dia a dia da fazenda! E Joel sempre foi generoso com seus irmãos!

Sempre bonito e saudável

Joel mora num prédio que não possui elevador. Ele sobe e desce três andares todos os dias!

Joel sempre foi um homem bonito, saudável e vaidoso! Ele não sai de casa sem estar devidamente barbeado, bem vestido e de cabelo arrumado. Na verdade, se chegar em casa alguma visita inesperada, ele não chega desarrumado nem na sala!

Existe uma frase que diz: “A beleza vai salvar o mundo.” Existe uma outra frase que diz: “Se você quer consertar o mundo, comece consertando a si mesmo”.

É assim que eu vejo a beleza do Joel: uma mistura de amor-próprio com auto-cuidado, de generosidade, de amor ao próximo.

Com Nana, todos os amados netos e um bisneto: dia de celebrar. Foto: Acervo de família

Genuinamente gentil, é um homem que não gosta de falar não. Ele acha a palavra “não”muito forte, muito dura. Prefere a delicadeza de um “talvez”, a possibilidade de um “quem sabe”.

Genuinamente elegante, passou por momentos difíceis de sua vida em silêncio, jamais derramando nas pessoas lamúrias e reclamações. Pelo contrário, sempre as aceitou, calado e resiliente.

Muitas lembranças

Genuinamente pacífico, Joel prefere ficar em desvantagem a ter algum problema mais sério com os outros. Em sua opinião, um mau acordo, em situação limite, é o melhor remédio para promover a paz e o equilíbrio.

Genuinamente justo, ele tem grande coração, mas também muito senso de responsabilidade. É justamente essa combinação que faz com que avalie as situações com imparcialidade e sabedoria.

Genuinamente reservado, vive sua vida com descrição e sobriedade. Até o amor pelos seus pais aparece de forma diferente, seja no amor por essa terra, seja nas badaladas do relógio que foi de sua mãe, seja na contemplação da bougainvillea centenária, no jardim frontal do casa.

São muitas as lembranças. Caminhadas na fazenda, momentos contemplativos no alpendre, conversas na mesa do café, histórias de caçadas, histórias de família, brincadeiras na horta, no monjolo, vacas no pasto, cheiro de esterco, mas também cheiro da comida gostosa do Zé Pajem.

Muita gente
compareceu à festa na Fazenda Magnólia: dia de muita alegria. Acervo de família

Muita gente brinca se é o prato de leite com farinha de mandioca que promove essa juventude toda.

Eu me pergunto qual o segredo para você ser uma pessoa tão especial?

Eu me pergunto, mas não tenho pressa em compreender.

Afinal, a inspiração que você é para todos nós é o nosso maior presente.”

Leia também: O preconceito de idade é tanto que até a escritora imortal dizia ter cinco anos a menos

Como chegar aos 100 sã e bem disposta

Sair da versão mobile