fbpx

Kamala Harris, 55, a candidata negra à vice-presidência dos EUA

Por Maya Santana
Filha de mãe indiana e pai jamaicano, Kamala, 55 terceira mulher a tentar a vice-presidência, é senadora pela Califórnia, o estado mais populoso do país, com quase 40 milhões de habitantes

Não há como deixar de falar aqui no 50emais da mulher que John Biden,77, candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, escolheu para compor a chapa com a qual pretende impedir que o republicano Donald Trump, 74, consiga um segundo mandato, nas eleições de novembro. Ela é Kamala Harris, 55 anos, filha de uma imigrante indiana e de um imigrante jamaicano, senadora pela Califórnia e primeira candidata negra à vice-presidência do país mais poderoso(ainda) do planeta.

Num ano marcado por protestos antirracistas contra o governo Trump, a escolha de uma filha de imigrantes, com sangue negro e asiático, para integrar a chapa presidencial democrata foi bem recebida por muitos setores. Kamala, que chegou a participar de manifestação diante da Casa Branca, em Washington, contra a política de Trump em relação aos negros, é uma dura crítica do Presidente.

“As pessoas protestam porque os negros têm sido tratados como menos que humanos nos Estados Unidos. Por que o nosso país nunca admitiu o racismo sistêmico que surgiu como uma praga desde os primeiros dias. É dever de todos os americanos corrigir isso”, declarou ela, referindo-se à onda de protestos no país pelo assassinato de George Floyd.

Kamala com o marido, advolgado Douglas Emhoff, na festa do Oscar da revista Vanity Fair

Como escreveu Dorrit Harazim, para o Globo, John Biden precisa de Kamala para arrancar os Estados Unidos da era Trump, porque essa advogada obstinada, que estudou em Harvard – uma das universidades americanas mais importantes do mundo – “tem a cara, as cores e o vigor” que os democratas vão precisar, se realmente quiserem mudar o país, quatro anos depois de eleger o magnata Donald Trump.

Nascida na Califórnia, em outubro 1964, Kamala viveu os primeiros anos em um ambiente que privilegiava a educação e a cultura. A mãe era uma importante pesquisadora de câncer de mama. E o pai lecionava economia na prestigiosa Universidade de Stanford.

Leia também: União Européia é comandada por duas grandes mulheres

Aos sete anos, seus pais se divorciaram e ela foi viver com a mãe e a irmã, Maya, no Canadá. Mais tarde, voltou aos Estados Unidos, onde completou os estudos e fez carreira como promotora e secretária estadual da Justiça da Califórnia. Ela é casada há 6 anos com um advogado judeu branco e tem dois enteados.

Ainda criança, com a irmã mais nova e os pais. Foto: divulgação

Sobre ela, escreveu a revista Vogue: “(Kamala) não tem medo de quebrar algumas regras de estilo que grande parte dos políticos costuma aderir, e ao invés opta por looks guiados por seu gosto pessoal (veja o vestido usado na festa do Oscar da Vanity Fair). Mesmo em um ambiente pautado por normas – mulheres só puderam começar a usar calças no senado americano em 1993, ela passa a imagem de alguém confiante e confortável em sua própria pele.”

As pesquisas mostram que Joe Biden está à frente do Presidente Trump pelo menos 10 pontos. Se ganhar as eleições de 3 de novembro, aos 78 anos, Biden será o homem mais velho a assumir a presidência americana. Esse fato confere enorme importância à vice, 23 anos mais jovem. Em 2024, Biden, então, com 81 anos, com certeza, não tentaria a reeleição. O que significa que a candidata natural do Partido Democrata à Presidência seria Kamala Harris.

Com o então Presidente Barak Obama, de quem tem todo o apoio

Depois do primeiro presidente negro da história americana, Barak Obama, 59, que governou o país por dois mandatos, de 2009 a 2017, Kamala surge como a grande estrela da temporada, com credenciais suficientes para também fazer história, tornando-se a primeira afro-americana a chegar à vice-presidência dos Estados Unidos.

Leia também: Rosiska Darcy, defensora intransigente das mulheres e do Brasil

close

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todas as semanas

Prometemos que nunca enviaremos spam! Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

15 + 5 =