Após sofrer um atentado em 1976, Bob Marley (1945 – 1981) deixou a Jamaica para viver um autoexílio de dois anos em Londres. Lá, ele gravou “Kaya” (1978), uma coleção de temas românticos e odes descontraídas à maconha, cujo contraste com a militância social de seus trabalhos prévios foi amplamente criticado. Marley estaria ficando “light”, diziam os críticos. Lançamentos subsequentes provaram o contrário, mas, em todo caso, não há nada de errado em “Kaya”. É o álbum dos hits “Is This Love”, “Sun Is Shining”, “Satisfy My Soul” e da faixa-título, que Gilberto Gil tornou famosa por aqui. Esta edição especial traz a faixa bônus “Smile Jamaica” e um disco extra, contendo um show realizado na Escócia, no meio da turnê de “Kaya”. Fonte: Valor.
Infelizmente, não encontrei um vídeo no qual Bob Marley apareça cantando Kaya. Aqui, apenas o registro da voz inconfundível do mais conhecido músico de reggae de todos os tempos:
Neste outro vídeo, mais um dos seus grandes sucessos “No Woman No Cry, de 1979, dois anos antes da morte, em consequência de um câncer que se generalizou. Bob Marley tinha apenas 36 anos e estava no auge de sua carreira:
1 Comentários
Lindo !! Não há mais o que dizer: LINDO !!