fbpx

Leiloadas na Inglaterra fotos raras de Fidel e Che

Por Maya Santana

 

Os dois líderes da revolução cubana de 1959, nas fotos de Alberto Korda

As 55 fotos foram tiradas por Alberto Korda, conhecido como o fotógrafo pessoal de Fidel, entre 1950 e 1960. Elas mostram o líder cubano e Che em momentos de lazer, relaxando, pescando ou jogando golfe

Uma rara coleção de fotos antigas, incluindo imagens do revolucionário cubano-argentino Che Guevara e do líder cubano Fidel Castro, foi vendida em um leilão na Inglaterra, por 33 mil libras (R$ 96 mil).

Che Guevara com Simone de Beauvoir e Jean Paul Sartre

Os 30 lotes vendidos, que incluíam também esta imagem de Che Guevara conversando com os filósofos Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir, tiveram o valor total da venda estimado em 50 mil libras

As 55 fotos foram tiradas por Alberto Korda, conhecido como o fotógrafo pessoal de Fidel, entre 1950 e 1960. Elas mostram o líder cubano e Che em momentos de lazer, relaxando, pescando ou jogando golfe.

O cultuado guerrilheiro seria morto mais tarde na Bolívia

Assinadas e carimbadas pelo fotógrafo cubano, a coleção é composta “essencialmente de fotos que Norka escolheu ou ganhou de seu pai do início dos anos 1960 até sua morte em Paris em 2001”, disse Chris Albury, da casa de leilões Dominic Winter.

Alberto Korda tornou-se mundialmente conhecido pelo retrato que fez de Che Guevara, “Guerrillero Heroico”. A fotografia quase acidental de Che tornou-se uma das fotos mais reproduzidas de todos os tempos. Korda fez uma tomada vertical e outra horizontal. As duas fotos não ficaram tão famosas imediatamente.

A foto Guerrilheiro Heróico que tornou o fotógrafo famoso no mundo inteiro

A foto Guerrilheiro Heróico que tornou seu autor famoso no mundo inteiro

Foi preciso que um italiano de nome Giangiacomo Feltrinelli recortasse as laterais da tomada horizontal e espalhasse pôsteres de Che Guevara após sua morte nas selvas bolivianas em 1967. A partir daí, a imagem correu mundo e tem sido fonte de inspiração para muitos artistas. Alberto Korda nunca recebeu qualquer tipo de remuneração pelas fotos e nunca empenhou-se em receber. Dizia que sua intenção ao não fazê-lo era espalhar os ideais revolucionários da luta de Guevara.

Esta fotografia de Fidel Castro também estava entre as leiloadas na Inglaterra

Esta fotografia de Fidel Castro também estava entre as leiloadas na Inglaterra

As fotos foram disponibilizadas pela filha do fotógrafo, Norka Korda, e vieram de sua coleção pessoal. Fontes: BBCBrasil http://migre.me/dFd2w e Wikipédia.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

dois + 11 =