Livro revela mais da história dos judeus no Brasil

Por Maya Santana

As raízes judáicas

A jornalista carioca Luize Valente lançou na noite desta terça feira, no Rio de Janeiro, o romance “O Segredo do Oratório” (Record, 320 páginas, R$39,90), sua primeira incursão no gênero. A saga de uma família cristã-nova traz à tona as raízes judaicas do Brasil, em um trabalho no qual a autora mistura aventura, mistério e descobertas históricas sobre a história dos judeus no país.

Apaixonada por História, e em especial por temas ligados ao judaísmo, ela relata a história da jovem médica paraibana Ioná, que se descobre descendente de cristãos-novos, e vai em busca de suas raízes familiares e de sua própria identidade.


Além deste livro, a jornalista Luize Valente já realizou dois documentários

Uma jornada que começa no Sertão Nordestino, passa por São Paulo e chega a Nova York. A trajetória de Ioná é marcada por revelações e encontros que vão mudar sua vida a partir do momento em que ela descobre um segredo guardado há mais de dez gerações. (Fonte: Livraria Cultura)

Luize, que há 20 anos trabalha como editora de texto de televisão, já fez dois documentários sobre os judeus no Brasil – Caminhos da memória, a trajetória dos judeus em Portugal (2002), com Elaine Eiger, e A estrela oculta do sertão (2005). Sobre sua atração pelo tema, ela diz: “O que me fascina é constatar que tradições e costumes foram passados de geração a geração para manter uma cultura viva, muito além da religião, para manter um povo.”


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





1 Comentários

Elza Cataldo 30 de agosto de 2012 - 10:00

Querida Maya, aproveito esta matéria sobre um tema que me comove tanto para lhe dizer que o blog está lindo! Digno do seu senso estético e do seu esmero em continuar, de forma determinada e persistente, a nos proporcionar momentos de beleza e de informação privilegiada. Vida longa ao 50emais!

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais