fbpx

Madame Grès, a estilista que fazia obras de arte

Por Maya Santana

Estilista é mundialmente famosa pelos vestidos drapeados

Ana Maria Cavalcanti

A roupa que ela fazia tinha o status de obra de arte. Estamos falando de Madame Grès – 1903-1993 -, estilista que se tornou mundialmente famosa por seus vestidos drapeados, muitas vezes esculpidos no corpo das próprias modelos. Para homenagear a artista, o Museu da Moda, de Antuépia, Bélgica, realiza uma exposição de suas criações que vai até fevereiro do ano que vem.

Cabochard, o famoso perfume que ela criou

Talvez você não conheça o trabalho-arte de Madame Grés, mas seguramente já usou ou ouviu falar de um dos perfumes mais famosos, o Cabochard, que ela criou em 1959 e que continua fazendo sucesso até hoje.

Madame Grès fazendo ajuste em um vestido no corpo da modelo

Germaine Emilie Krebs, ou Madame Grès, como ficou conhecida no mundo da moda, queria muito ser escultora.Não teve o reconhecimento que desejava – mas não abandonou o sonho. A talhadeira que ela usava para esculpir a pedra foi substituída pelas agulhas, linhas e tecidos. O drapeado foi a marca registrada da estilista. Preciso, executado com muita técnica, quase sem o uso de tesouras.

O drapeado foi a marca registrada da estilista

O requinte dos vestidos e casacos, em sua maioria feitos com tecidos de uma só cor, vestiu mulheres como a Duquesa de Winsor, greta Garbo,Grace Kelly e Jacqueline Kennedy.

Jaqueline Kennedy usando o vestido verde drapeado

Madame Grès nunca abandonou a pesquisa minuciosa dos drapeados: “Eu queria ser escultora. Para mim, trabalhar o tecido ou a pedra é o mesmo”. Repetiu ela inúmeras vezes.

Grace Kelly foi uma das estrelas vestidas pela estilista

Para os apaixonados por arte e moda, a retrospectiva dedicada à designer, iniciativa do Museu da Moda de Paris, é uma bela oportunidade para se encantar com os esboços e desenhos originais da estilista. E, claro, conhecer de perto verdadeiras esculturas em jérseys de seda e tafetá.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

5 × 1 =

3 Comentários

Avatar
Tairone Vieira 11 de setembro de 2016 - 19:41

Excelente matéria, obrigado por dividir, adoreiiii !!

Responder
Avatar
toninho reis 28 de novembro de 2012 - 14:08

E como fazia,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

Responder
Avatar
lisa santana 27 de novembro de 2012 - 20:23

São belíssimos!

Responder