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Maneiras de se exercitar sem ter que ir à academia

Por Maya Santana

Uma delas é caminhar em parques ou nas imediações de casa

Uma delas é caminhar em parques ou nas imediações de casa

Um artigo para todo mundo ler e não arranjar mais desculpas para justificar o sedentarismo. Costumo dizer que, a partir de uma certa idade, não há outra saída senão se exercitar, para desentocar a serotonina e tornar a vida mais prazerosa.

Leia o artigo publicado pela Veja:

Com a chegada do verão, aumenta o número de frequentadores das academias, ávidos para tornear o corpo que vão exibir durante a estação. Mas esse ambiente não é agradável para muitas pessoas que querem se exercitar. “Quem procura a academia mais para os benefícios à saúde do que à estética, geralmente se frustra, porque encontra um lugar cheio de jovens com corpos esculturais”, diz Bruno Modesto, educador físico da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP).

Exercitar-se fora da academia traz tantos benefícios quanto malhar dentro dela, com a vantagem da liberdade de escolha de horário e local. “O mais importante é a pessoa descobrir alguma atividade de que goste. Só assim ela conseguirá repeti-la o suficiente para os resultados aparecerem”, explica a educadora física Mara Patricia Chacon, professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O primeiro passo, portanto, é o atleta identificar o seu perfil. Enquanto para alguns a hora de se exercitar é um momento de relaxamento e reflexão, outros encaram a ginástica como uma atividade social, e consideram indispensável a companhia durante os exercícios. “Os que preferem ficar sozinhos podem optar por caminhada ou corrida no parque, enquanto pensam na vida. Já os que gostam de ter gente ao redor podem se sentir mais estimulados praticando esportes em grupo”, afirma Mara.

Deixe o elevador de lado e suba pela escada

Deixe o elevador de lado e suba pela escada

Exercitar-se fora de uma academia requer alguns cuidados, como passar por uma avaliação médica a fim de prevenir eventuais lesões e prejuízos à saúde. É recomendável também conversar com um educador físico para saber quais são as modalidades indicadas em cada caso.

A última etapa é estabelecer a rotina de exercícios. Para não criar um cronograma fora da realidade, que exija muitos desvios da agenda e acabe em frustração, fatores como tempo livre disponível e lugar para a prática de atividade devem ser considerados — não adianta, por exemplo, planejar duas horas de caminhada diárias em um parque longe de casa e do trabalho. “Para dar certo, precisa ter disciplina”, afirma Mara. Conheça algumas maneiras de se exercitar sem ir à academia.

Caminhe

Entre os vários benefícios da caminhada, estão a queima de calorias, que ajuda a emagrecer, e a melhora do sistema cardiovascular. O hábito de caminhar pode ser incorporado facilmente na rotina: basta estacionar o carro um pouco mais longe do trabalho do que o habitual ou levar o cachorro para passear, por exemplo. “Outra boa ideia é ir ao mercado andando. Na ida, você está sem peso nenhum. Na volta, conta com a carga das compras para forçar um pouco mais o corpo”, sugere a educadora física Mara Patricia Chacon, professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Pule corda

O exercício ajuda a emagrecer e melhora a coordenação, pois exige movimentos simultâneos de diversas partes do corpo. Mas o benefício só se manifesta a partir do momento em que a pessoa consegue pular por, no mínimo, 1 ou 2 minutos sem parar. “Pode ser difícil no começo, porque envolve um padrão motor diferente do que usamos no cotidiano”, explica Bruno Modesto, educador físico da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP). “Vale a pena persistir: no decorrer do tempo, a atividade fica mais fácil.” clique aqui para ler mais.

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