fbpx

Para as que chegaram aos 60: como fazer a maquiagem perfeita

Por Maya Santana

Na pele mais madura, a hidratação é fundamental

Na pele mais madura, a hidratação é fundamental



A maquiadora-sênior da MAC Fabiana Gomes fez, a pedido da revista do Correio Braziliense, um verdadeiro guia de como obter a maquiagem desejada para mulheres que já chegaram aos 60 anos. Fabiana também dá dicas para mulheres de 20 e de 35 anos. Publico aqui o trecho que interessa às mulheres mais velhas. As dicas para as mais jovens podem ser lidas clicando no final deste artigo, escrito por Ailim Cabral.

Leia:

Conforme os anos passam, parece ser cada vez mais difícil ousar e abusar das cores e tendências de maquiagem com liberdade. Para descobrir como as mulheres podem se maquiar e se sentir bonitas em todas as idades, conversamos com a maquiadora-sênior da MAC, Fabiana Gomes.

A especialista faz questão de ressaltar que não existem proibições de make baseadas na faixa etária. “Não importa se você tem 60 ou 20 anos, pode fazer um olho mais carregado, usar batom escuro, vermelho. Tudo depende do seu estilo”, afirma. Fabiana acredita que a função da maquiagem é fazer com que a mulher se sinta bonita e bem consigo mesma e isso independe da idade.

Dicas da maquiadora
Na pele mais madura, a hidratação é essencial. No caso de quem vive em lugares mais secos, isso precisa ser reforçado. A água termal também pode ajudar bastante.

O ideal é passar pouca base, apenas para neutralizar áreas avermelhadas e igualar o tom da pele. A base em excesso pode ressaltar as marcas de expressão. O corretivo amarelado também ajuda a corrigir a vermelhidão.

Na pele mais madura, a região dos olhos fica ainda mais sensível. É necessário um hidratante específico para a área. O corretivo para disfarçar as olheiras somente pode ser aplicado depois da hidratação. A regra é muita hidratação e pouco produto, para não ficar carregado.

As mulheres mais maduras costumam perder cílios e sobrancelhas. Para uma maquiagem mais elaborada, é legal aplicar cílios postiços, eles abrem o olhar.

No caso das sobrancelhas, muitas mulheres mais velhas tem o costume de usar lápis ou sombra pretos para realçar ou completar a áreas falhas e isso pode comprometer o visua. A ideia é manter o desenho original e não usar o lápis para fazer um desenho muito diferente do natural.

As sombras metálicas não são proibidas, mas elas costumam ressaltar as rugas e marcas de expressão nos olhos. O metálico pode envelhecer.

O contorno dos lábios fica menos definido e isso pode dificultar na hora de passar o batom. O ideal é fazer um contorno com o lápis de boca.

A mulher de 60 anos pode usar os produtos que quiser, mas deve ter mais cuidado com a preparação da pele. Cores escuras na boca, olhos realçados e esfumados estão liberados se fizerem parte do estilo da mulher.

Na hora de passar o lápis ou delineador na pálpebra, prefira produtos mais cremosos e não puxe o olho, esticando a pele. O correto é aplicar o produto por cima das rugas ou texturas da pálpebra, garantindo uma linha contínua.

Neste make para 60 anos, Fabiana usou:

Hidratante facial
Hidratante para a região dos olhos
Água termal
Base
Corretivo
Blush
Cílios postiços
Rímel
Sombra de sobrancelha
Lápis de olho
Sombra
Primer para os lábios
Lápis de boca Clique aqui para ler as dicas para mulheres mais jovens.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





5 Comentários

Ana Santos 8 de agosto de 2020 - 09:53

A maquiagem é uma arma indispensável na mão de qualquer mulher que além de empoderar,
ajuda na autoestima e na autoconfiança, conquistar a independência de se maquiar sozinha é um sonho.
https://bit.ly/aprenda-maquiagem-hoje-mesmo

Responder
Produtos De Maquiagem Para Terceira Idade – El Acne 13 de novembro de 2017 - 04:30

[…] Para as que chegaram aos 60: como fazer a maquiagem perfeita. – 3 abr. 2016. Para descobrir como as mulheres podem se maquiar e se sentir bonitas em. a mulher se sinta bonita e bem consigo mesma e isso independe da idade. A mulher de 60 anos pode usar os produtos que quiser, mas deve ter mais. Escolhi o Rio de Janeiro para viver esta terceira fase da existência. […]

Responder
Marinalva Romero 29 de junho de 2016 - 18:34

Estou com 55 anos, tenho a pele morena. Posso usar a mesma maquiagem que as pessoas de pele clara?

Responder
Denis 3 de abril de 2016 - 22:17

Muito úteis as orientações. Adoro me maquiar mas sempre tenho dúvidas, medo de ficar carregada. Obrigada.

Responder
Maria José 3 de abril de 2016 - 21:52

Adorei todas as dicas,`as vezes achamos que está certo e não está. Gosto muito desta página,o aprendizado é muito bom, principalmente quando refere a nossa maturidade, com qualidade de vida.
Obrigada.

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais