O começo da história de Mariana é idêntica à de milhares de jovens apaixonadas pela dança. A diferença é aonde ela chegou. Nascida num 29 de abril, Dia Internacional da Dança, como trata de ressaltar, começou aos 7 anos num balé amador em Lauro de Freitas, perto de Salvador. Pela persistência, partiu aos 14 para a Escola Bolshoi de Joinville, em Santa Catarina. Como ganhou o prêmio de honra ao mérito, teve bolsa de estudos durante todos os anos e aliviou o sacrifício financeiro dos pais.
Com 15 anos, ela fez sua primeira viagem a Moscou para estágio de 15 dias no Bolshoi. Dois anos depois, os dois professores russos, Vladimir Vassiliev e Ekaterina Maximova, que viajavam todo ano a Joinville para os exames, resolveram levar uma estagiária por um ano para a companhia de balé em Moscou. A escolhida foi Mariana. Ela partiu para a capital russa sem ajuda de custo e foi morar com uma família comunista no coração de Moscou, o chamado Velho Arbate. Pagava US$ 400 por mês, que se tornou a fonte de renda da família. Como ninguém falava inglês na casa, teve que aprender russo em ritmo acelerado.
No Bolshoi, a brasileira era ignorada no começo: ficava da manhã à noite, estudava todos os balés, mas ninguém lhe ensinava nada. “Aqui você tem que chegar sabendo. Quando é um balé que está no repertório, como ‘Lago dos Cisnes’, ensaia de manhã e à noite dança.”
Teve de aprender por observação. Como se comunicava? “Não me comunicava com eles e eles não faziam questão de se comunicar comigo. Ninguém me dava mesa no camarim. A camareira não queria arrumar um figurino para mim nem quando eu ia dançar e perguntava quem eu era.” . Leia mais em valor.com.br
3 Comentários
Ao invés de se queixar, tenha capacidade de, no Bolshoi, aprender observando quem sabe, ou soube, fazer tudo aquilo que, de fato, tu não sabes!
Insuperável, Galina Ulanova, em ‘O Lago dos Cines’, apresenta posição perfeita, nesta página toscamente apresentada por brasileira figurante no Bolshoi.
Parabens para Mariana ,pois vida de bailarino nao eh mole nao, muita competicao ,e muita dedicacao,Bravo…………………