No próxima quinta-feira, dia 11, às 15h, a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em Palhoça, na Grande Florianópolis, recebe a vietnamita Phan Thị Kim Phúc. Ela é conhecida como a menina que aparece na foto mais famosa sobre a Guerra do Vietnã, feita pelo fotógrafo Huynh Cong ‘Nick’ Ut, da Associated Press, em 8 de junho de 1972.
Kim faz a paletra de abertura do VIII Congresso Brasileiro de Queimaduras, cujo tema é ‘Minha vida com queimaduras’. Segundo os organizadores do evento, a proposta é uma conversa com os alunos da área da saúde, para contar sua história e experiência de vida.
Kim Phúc tinha apenas nove anos quando o vilarejo onde morava foi atacado. Em 1994, ela foi designada embaixadora da Unesco e desde então se dedica à promoção da paz e à Fundação Internacional Kim, que ajuda crianças vítimas de guerras.
A fundação fornece suporte médico e psicológico como forma de superar as experiências traumáticas. Atualmente, Kim Phúc vive no Canadá com o marido e os filhos e ajuda a financiar projetos de escolas e hospitais em países como Uganda, Timor-Leste, Romênia, Tadjikistão, Quênia e Afeganistão. Fonte: O Globo