Metade da comida do mundo vai parar no lixo

Por Maya Santana
 Cerca de dois bilhões de toneladas de alimentos são desperdiçados

Cerca de dois bilhões de toneladas de alimentos são desperdiçados

Esta é uma notícia para deixar qualquer um estarrecido: cerca de dois bilhões de toneladas de alimentos, metade de tudo que se produz no mundo anualmente, se perdem, ou seja, ao invés de ir parar nas mesas para serem consumidos, são desperdiçados. mesmo se não houvesse gente passando fome, o fato seria absurdo. Fica mais incompreensível quando se sabe que quase 900 milhões de pessoas passam fome no mundo, de acordo com relatório da FAO, o órgão da ONU para Agricultura e Alimentação, divulgado há menos de três meses. Por que, num planeta com tantos famintos, há tanto desperdício? Leia o artigo da BBC Brasil:

“Um relatório de uma organização britânica mostra que até metade de toda a comida produzida anualmente no mundo, cerca de dois bilhões de toneladas, vão parar no lixo.  O documento, intitulado “Global Food; Waste not, Want not” (“Alimentos Globais; Não Desperdice, Não Queira”, em tradução livre), diz que o desperdício está ocorrendo devido a uma série de motivos, entre eles as condições inadequadas de armazenamento e a adoção de prazos de validade demasiadamente rigorosos.

Quase 900 milhões de pessoas passam fome no mundo

Quase 900 milhões de pessoas passam fome no mundo

Outro problema é a preferência dos consumidores por alimentos com um formato ou cor específicos. O estudo diz que até 30% das frutas, verduras e legumes plantados na Grã-Bretanha sequer são colhidos por causa de sua aparência. O desperdício de alimentos também implica em desperdício de recursos usados para a produção deles, como água, áreas para agricultura e energia, alertou o relatório publicado pela Institution of Mechanical Engineers, uma organização que representa engenheiros mecânicos e reúne cem mil membros no Reino Unido.

A ONU prevê que até 2075 a população mundial chegue a 9,5 bilhões de pessoas, um acréscimo de 3 bilhões em relação à população atual, o que reforça a necessidade de se adotar uma estratégia para combater o desperdício de alimentos e, assim, tentar evitar o aumento da fome no mundo.  De acordo com o relatório, o equivalente a entre 30% e 50% dos alimentos produzidos no mundo por ano, ou seja, entre 1,2 bilhão e 2 bilhões de toneladas, nunca são ingeridos. Além disso, nos Estados Unidos e na Europa, metade da comida que é comprada acaba sendo jogada fora.” Continua em www.bbcbrasil.com.br


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





1 Comentários

toninho reis 11 de janeiro de 2013 - 15:25

Eh verdade, e muito triste, ,,,,,,,,,,,

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais